Educação & Cultura
Confira 5 planos de aula para Projetos de Vida no ensino médio
Conteúdos fazem parte de nova ferramenta gratuita lançada pelo Porvir e pelo Instituto iungo
Um plano de aula bem estruturado pode ser de grande ajuda na hora de trabalhar competências como autoconhecimento, comunicação e cidadania. Para auxiliar no plano de aulas quando se trata de projetos de vida, um componente que tem atraído a atenção de cada vez mais professores, o Planejador de Aulas, um projeto do Porvir em parceria com o Instituto iungo, traz uma galeria com planos estruturados pelo iungo e por outros usuários da plataforma.
Totalmente gratuita, além da possibilidade de conferir planos de aulas de usuários de todo o país, a plataforma também permite que educadores criem seus próprios planos e compartilhem com outras pessoas, salvem o arquivo em pdf e colaborem com planos de terceiros.
Separamos aqui cinco planos de aula para serem usados no ensino médio. Confira:
Histórias de Vida e TrabalhoC
Esse plano de aula incentiva que os jovens façam entrevistas com pessoas de seu convívio para conhecer e entender as trajetórias profissionais desses entrevistados. Proposto pelo Instituto iungo, o plano de aula é voltado para uma modalidade presencial ou semipresencial e entre as principais competências abordadas, está o autoconhecimento.
Dilemas do Mundo e do Cotidiano
Como forma de incentivar os estudantes a se posicionarem eticamente em relação a temas complexos da atualidade, este plano de aula cria espaços de discussão coletiva que ajudam os estudantes a refletirem a respeito de questões pessoais. Pode ser aplicado tanto na modalidade presencial, quanto semipresencial e à distância.
Os outros são nosso espelho
Com este plano de aula, os estudantes são convidados a refletir sobre pessoas que os inspiram. O plano trabalha aspectos como identidade, autoconhecimento e histórias de vida e pode ser aplicado no modelo presencial.
Explorar os gêneros discursivos como artigo de opinião, reportagem, charge, cartuns, entre outros é o mote deste plano de aula que facilitará a abordagens e aprendizagem dos diferentes gêneros textuais aprendidos no ensino médio. As atividades previstas no plano são recomendadas para um modelo semipresencial
Como se vêem os estudantes? E de que forma os observam os que estão à volta? Por meio de um questionário enviado via WhatsApp para amigos e familiares, os estudantes são convidados a fazer uma reflexão sobre autoimagem e como se veem nas redes sociais. As respostas que recebem podem servir para trabalhar o autoconhecimento e identidade dos jovens.
Fonte: Povir