Connect with us

Educação & Cultura

Solidão do professor tem origem na falta de integração com equipe gestora

Vencedora do prêmio Educador Nota 10 reforça importância de espaços de escuta, envolvimento de educadores em tomadas de decisão e responsabilização coletiva pelo aprendizado dos estudantes como forma de apoiar os docentes

Uma das principais descobertas da pesquisa Observatório do Professor, realizada pelo Instituto Península, é que muitos professores da educação básica no Brasil sentem-se sozinhos e impotentes para encarar desafios complexos nas salas de aulas brasileiras. Entretanto, mais do que a falta de incentivo à colaboração e de momentos de conexão entre educadores de uma mesma escola, o desafio tem origem na cultura e gestão escolar, como explica Joice Lamb, coordenadora pedagógica da EMEF Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS).

Joice foi eleita educadora do ano em 2019 pelo Prêmio Educador Nota 10. Mas, para chegar nesse ponto, precisou promover uma mudança generalizada na escola, que teve início ainda em 2012 com enfoque nos sentimentos dos professores da instituição para melhorar os índices de aprendizagem dos estudantes.

Desafio estrutural
“Muitas vezes, o professor dentro de sala de aula nem percebe que está solitário. Costumo dizer que eles são abandonados pela escola, que não é vista como um conjunto, mas sim como um amontoado de turmas, com cada professor precisando dar conta de seus alunos. Ele sente como se tivesse que prestar contas para o professor do ano seguinte, pois está preso nessa ideia ‘o que vão pensar de mim se meus alunos forem para o próximo ano sem aprender?’. Então esse abandono e falta de apoio fica disfarçado como autonomia do professor, o que é muito prejudicial para a escola”, explica a coordenadora.

De acordo com Joice, a solidão docente é um desafio estrutural, que não será resolvido apenas com rodas de conversa ou acolhimento, mas sim com processos abertos, coletivos e democráticos de trabalho e ações concretas, que façam o professor se sentir tranquilo.

Por sua vez, Daniela Caldeirinha, diretora de projetos da Fundação Lemann, destaca um outro lado da questão: a própria estrutura da carreira da profissão docente no Brasil que, em muitos casos, faz com que profissionais, sobretudo da rede pública de ensino, dividam o seu dia entre duas ou até três escolas, criando uma rotina que não permite tempo hábil para conversas e trocas entre pares.

Começando: a importância da gestão
Sem um grupo coeso formado por diretor, coordenadores e orientadores que se sintam seguros e pertencentes no ambiente escolar, é missão quase impossível promover melhorias, compreensão e acolhimento para o restante da equipe, conforme afirma Joice. Por isso, um dos primeiros passos para mudar a cultura vigente na EMEF Adolfina foi a transformação da gestão.

A educadora também pontua a importância do alinhamento e tomada de decisões conjunta durante as reuniões buscando o consenso e evitando divergências internas. “Ser uma força unida ao sair de uma reunião é algo que dá segurança ao professor, pois mostra a ele que a gestão da escola é séria.”

Entretanto, só é possível constituir o que a educadora chama de força unida se não houver barreiras de integração, como comenta Daniela. Segundo ela, é fundamental que o gestor escolar tenha clareza sobre os pontos específicos que impedem que os professores apoiem-se uns nos outros e contem com o amparo da gestão.

“O gestor precisa ter um profundo conhecimento sobre como está estruturada a rotina e a vida do seu corpo docente. Também é necessário naturalizar a cultura de colaboração dentro da escola. Uma boa forma de reduzir a solidão é utilizar os momentos que já existem de planejamento pedagógico e promover uma troca entre pares, aproveitando o potencial que já está ali”, explica Daniela.

A especialista reforça, ainda, que é interessante que a gestão tenha posicionamentos na direção de criar ambientes seguros para que os professores possam falar sobre seus desafios e dificuldades reais e encontrar contribuição e amparo dos colegas. “Para criar esse ambiente onde é possível falar sem medo, talvez o coordenador ou diretor precisem fazer isso primeiro e dizer quais dificuldades enfrentam na gestão da escola. Essa exposição é crítica para criar um ambiente onde você modela o comportamento”, exemplifica a diretora.

Espaços de participação
Envolvimento e participação dos professores são dois pontos relacionados à importância do trabalho coletivo em uma escola. Em escolas democráticas, por exemplo, que realizam assembleias com os estudantes, é fundamental que os professores também tenham momentos dedicados e possam pensar e participar das tomadas de decisões. Por isso, Joice conta que, na EMEF, implementou a assembleia de funcionários, um espaço onde professores e demais profissionais da escola podem expor seus pontos de vista e se fortalecer em suas ações.

Na assembleia, o professor entende que tem um lugar dentro da escola, que não é apenas um ‘cumprir de ordens’. É um lugar para opinar e decidir as direções das coisas. Discutir na assembleia um projeto que não está dando certo é muito diferente de conversas de corredor ou na sala dos professores. É uma discussão que envolve a escola toda e onde todos se mostram. É nessas reuniões que professores podem encontrar lugar de atuação e de protagonismo no ambiente de trabalho, e não ficar só na execução de processos”, pontua a educadora.

Daniela complementa ao citar outras possibilidades, como a colaboração entre os chamados professores especialistas, que dão aulas sobre determinada disciplina, e professores generalistas/polivalentes (que lecionam no ensino fundamental 1). “Um professor de matemática do fundamental 2 pode apoiar um colega do fundamental 1 na elaboração de uma sequência didática, na adoção de estratégias para desenvolver o aprendizado de matemática ou em algum desafio mais específico.” Além de promover a cultura da colaboração, esse exemplo também pode ajudar na corresponsabilização pelo desempenho dos alunos.

Corresponsabilização
Depois das mudanças na gestão e criação das assembleias dos professores, outro passo fundamental para endereçar o desafio da solidão docente na EMEF gaúcha foi a corresponsabilização pelos estudantes, ou seja, dividir a responsabilidade pelo desempenho de uma criança ou jovem entre vários professores, processo realizado a partir da criação de uma ficha individual da trajetória do aluno. A ideia é possibilitar um acompanhamento institucional do desenvolvimento da criança desde sua entrada na escola, com anotações chave durante cada ano letivo.

“Quando cheguei na escola em 2012, tinham alunos do sexto ano que não sabiam ler. Quando eu questionei o motivo, cada um falava uma coisa. Depois descobri que lá atrás, a mãe não aceitou fazer o atendimento psicopedagógico da criança. Ou seja, a culpa não era da criança ou dos professores, mas sim de um sistema que não conseguia acompanhar seus alunos de uma maneira racional”, comenta Joice.

Promover esse conhecimento e acompanhamento do percurso pode acontecer de diversas formas, como possibilitar que os professores conheçam todos os alunos da escola a partir de atividades extraclasse, como projetos de iniciação científica em que os estudantes podem escolher o orientador, ou outras propostas, como o projeto Fora da Caixa.

Em linhas gerais, alunos do primeiro ao quinto ano são misturados e divididos em grupos que, com a orientação de professores que fazem um sistema de rodízio, aprendem algo coletivamente: uma pintura, expressão corporal, uma receita, entre inúmeras outras possibilidades. Esse revezamento permite que os professores conheçam todos os estudantes e vice-versa. “Isso faz com que docentes e alunos já estejam familiarizados quando forem ter aula, porque a escola não é um amontoado de turmas. A escola é uma unidade, um conjunto de todo mundo”, explica Joice.

As especialistas citam outras ações relevantes para diminuir o sentimento de solidão docente, como a parceria da gestão não apenas no final do ano quando professores narram situações de alunos que não aprenderam o que deveriam, mas sim ao longo do processo de monitoramento da aprendizagem, e também a criação de conselhos coletivos, isso é, o envolvimento de mais professores na avaliação do desenvolvimento e avanço dos estudantes.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte2 horas ago

Sousa Esporte Clube assegura cota de R$ 1,32 milhão na Copa do Nordeste 2025

ECONOMIA2 horas ago

Governo Lula recua: Pix agora tem “blindagem contra Fake News” ou mais confusão?

Politíca6 horas ago

Cícero Lucena: um líder visionário e o orgulho da Paraíba

Politíca19 horas ago

Cabo Gilberto: a voz da oposição e compromisso com a Paraíba e o Brasil

ECONOMIA20 horas ago

Salário mínimo (14/01) subiu para R$ 1.801,55: veja quem tem direito ao aumento

ECONOMIA20 horas ago

Novas regras do trabalho aos domingos e feriados começam em JULHO

ECONOMIA20 horas ago

Score Serasa: o que é e como funciona? Entenda a sua pontuação de crédito

ECONOMIA20 horas ago

Câmbio: Dólar recua 0,85% com inflação mais branda nos EUA

Judiciário20 horas ago

Idosos que estão acima dos 60 anos têm direito a novo benefício em 2025

Judiciário21 horas ago

Liberdade de expressão ou risco digital?

Educação & Cultura21 horas ago

João Azevêdo entrega 114 novos ônibus escolares aos municípios

Educação & Cultura22 horas ago

Encceja-PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

ESTADO22 horas ago

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

Educação & Cultura22 horas ago

Governo assina termo de compromisso com Ibram para realizar ‘diagnóstico museológico’ na Paraíba

Educação & Cultura22 horas ago

Funesc lança cadastramento 2025 para municípios que desejam receber ações culturais

CIDADE22 horas ago

Assunção, na Paraíba, obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

ESTADO22 horas ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO22 horas ago

Investimentos de R$ 300 milhões na Saúde vão ampliar ações e ofertar serviços essenciais à população

ESTADO22 horas ago

Paraíba 2025-2026: Com R$ 625 milhões em investimentos, Educação ganha Passe Livre e construção e ampliação de escolas

Judiciário22 horas ago

STF determina transparência em repasses de emendas parlamentares para universidades e fundações de apoio

ESTADO22 horas ago

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Educação & Cultura22 horas ago

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Internacional22 horas ago

Alemanha investiga sobrevoo de drones em base militares

Internacional22 horas ago

Zelenski quer trocar prisioneiros de guerra norte-coreanos

Internacional22 horas ago

Ventos fortes preocupam equipes de emergência em Los Angeles

Internacional22 horas ago

Emergência na Síria: quatro crianças por dia mortas ou feridas por restos de explosivos

Internacional22 horas ago

Ajuda crítica bloqueada em Gaza, enquanto a escassez de combustível ameaça serviços vitais

Internacional22 horas ago

Haiti: a crescente violência de gangues deixou mais de um milhão de deslocados

CIDADE23 horas ago

Carreta do Cinema Rodoviário da PRF oferece palestras e exibições de vídeos e filmes relacionados à segurança no trânsito em Cabedelo

Saúde23 horas ago

Estudos sobre implantar memórias falsas são questionados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO23 horas ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde23 horas ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde23 horas ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO23 horas ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br