Educação & Cultura
Educadores da Rede Municipal participam de formação continuada do Projeto Cordel na Sala de Aula
A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Defise), realizou nesta terça-feira (3) a formação continuada de Literatura de Cordel, dentro do projeto ‘Cordel na Sala de Aula’, voltado para os educadores da Rede Municipal de Ensino. O tema da mesa redonda foi “Tradição literária e poesia popular, a importância do preservar valores”.
“Eu quero parabenizar todos os idealizadores desse belo projeto. É inegável que a tradição literária e a poesia popular são valores culturais de grande importância para os cidadãos e em especial para nós nordestinos. A cultura dentro das nossas unidades de ensino sempre serão mantidas de uma forma bem viva para nossos alunos”, disse a secretária, América Castro.
A formação é um momento para o aprendizado e reciclagem do educador com o mundo escolar. Neste espaço de conhecimento o diálogo literário representa um importante instrumento para o fazer pedagógico, dando suporte aos trabalhos e projetos desenvolvidos pelos professores nas escolas.
“Nosso objetivo é que os educadores possam refletir sobre o visível e invisível dentro do campo dos múltiplos olhares em Literatura de Cordel, fortalecer o direcionamento do conteúdo de estudo e prática relevando a vasta inserção de poemas populares do precursor e maior representante da poesia popular no Brasil, de forte significado para o Estado da Paraíba que é o poeta Leandro Gomes de Barros”, explicou Sayonara Gomes de Oliveira, coordenadora do projeto de Cordel na Rede.
A formação também contou com participação do secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti; do presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Marconi Pereira de Araújo; e do professor e escritor, Bento Carvalho Lima Filho.