CIDADE
Emlur realiza Feira de Artesanato e disponibiliza serviços especializados de saúde para servidores
Uma Feira de Artesanato, intitulada ‘Mãos que Transformam’, uma ação de saúde, com acesso a dentista, nutricionista, exames, palestras, vacina contra Influenza, além de um brechó – ações que estão na programação alusiva de aniversário de 436 anos de João Pessoa, que a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza durante esta sexta-feira (6) para os servidores.
O evento teve início às 8h e se estende até as 16h, na sede da Emlur, no Bairro dos Estados. A diretora de Bem-Estar Social da Emlur (Dibes), Damiana Rodrigues, ressaltou a importância de cada atividade e o papel que a Emlur desempenha para os seus colaboradores no aspecto social. “O objetivo da Feira de Artesanato é despertar o interesse da arte entre os servidores, de forma que eles desenvolvam suas habilidades e possam produzir artesanato, o que, além do benefício ocupacional, pode gerar renda, afirmou.
“Essa é a primeira de outras feiras que irão acontecer. São mãos que trabalham na limpeza da nossa cidade – homens e mulheres que, aqui, transformam objetos reciclados em peças e utensílios em forma de artesanato. Já o brechó foi organizado com doações, roupas que estão sendo comercializadas para que a renda seja revertida para a criação de um espaço para a realização de oficinas e capacitações com servidores da Emlur”, prosseguiu.
O espaço externo da sede da Emlur ganhou tendas e estandes para comportar os serviços de saúde, cidadania e o trabalho criativo dos servidores. A chefe da Divisão Arte e Cultura da Emlur, Antônia Souza, lembrou que a Autarquia já desenvolve diversas atividades no âmbito da cultura e que essas ações contribuem para a qualidade de vida dos servidores. “Temos o Baticumlata, grupo de música que se apresenta com materiais reciclados, oficinas e ações que despertam esse lado criativo dos servidores. Nessa ação de hoje, estamos mostrando um pouco do que é feito ao longo do ano”, afirmou.
Josenilda Rodrigues é funcionara da Emlur há um ano e meio. Trabalha no Parque Solon de Lucena e concilia o tempo fazendo artesanato a partir de materiais reciclados. Garrafas, caixas e outros materiais se transformam em objetos de decoração e de uso doméstico. “É a primeira vez que estou expondo o meu trabalho para outras pessoas. Geralmente, tudo que eu produzo é comercializado de forma pontual, atendendo pedidos. Esta sendo uma ótima experiência e uma excelente oportunidade”, garantiu.
Atendimento em saúde – Os servidores da Emlur, até as 16h, têm acesso aos serviços de fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, auriculoterapia, medicina do trabalho, assistência social e orientações sobre direitos previdenciários, além das especialidades de urologia e mastologia, com palestras e encaminhamentos para os serviços de saúde da rede municipal.
Também são ofertados testes rápidos para sífilis e hepatites virais, vacinação (DT e tríplice viral), verificação de pressão arterial e marcação do exame PSA para homens, atendendo aos critérios de risco.