Politíca
Comissão da Pessoa com Deficiência debate atividades dos Centros Especializados em Reabilitação na Paraíba
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou reunião para debater o funcionamento dos serviços e execução das atividades dos Centros Especializados em Reabilitação na Paraíba (CER). O encontro, que aconteceu de forma remota, em conjunto com a Comissão Intersetorial dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado, contou com a presença de gestores dos CER’s.
A reunião foi proposta pela deputada Cida Ramos, presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALPB, que ressaltou que o objetivo do debate é incentivar melhorias para inclusão das pessoas com deficiência, através da reabilitação. Ela lembrou que a discussão ocorreu no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).
“Debatemos possibilidades para sanar os problemas, pois sabemos que alguma coisa precisa ser feita. É função da Casa descobrir o que podemos fazer em conjunto para melhorar as atividades dos CER´s”, ressaltou Cida Ramos.
A Gerente Executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Isabel Sarmento, anunciou que haverá um encontro virtual entre todos os centros do estado, para que eles apresentem suas demandas e dificuldades das ações de atendimento e sugestões possam ser unificadas. “As soluções para todos os problemas terão que ser desenvolvidas de forma tripartite, com os municípios, Estado e a União assumindo suas responsabilidades”, explicou.
“Queremos reafirmar o nosso compromisso, as nossas responsabilidades, dizendo que, enquanto secretaria de estado, estaremos sempre junto e apoiando todas as ações em defesa e em benefício das pessoas com deficiências. Nós estamos, diariamente, acompanhando e apoiando os serviços realizados nos municípios”, acrescentou.
A presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência, Suzi Belarmino, revelou que durante a pandemia foram feitas visitas aos centros. “É um projeto muito importante e que precisa ser tratado com muita seriedade, com muita qualidade e qualificação”, observou.
Também participaram da reunião a coordenadora do Fórum de Luta da PCD, Caroline Vieira; a promotora de Justiça, Liana Carvalho; o coordenador do comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, Rafael Monteiro; a representante da Funad, Mércia Medeiros; e o representante da Comissão de PCD da OAB, Sérgio Gottgtry.