ECONOMIA
Corte de energia volta a valer para famílias de baixa renda
Medida estava suspensa desde março
As empresas de energia elétrica poderão, a partir desta sexta-feira (1º), voltar a cortar o fornecimento do serviço para consumidores de baixa renda, em caso de não pagamento da conta de luz. A medida estava suspensa devido à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.
As empresas de energia elétrica poderão, a partir desta sexta-feira (1º), voltar a cortar o fornecimento do serviço para consumidores de baixa renda, em caso de não pagamento da conta de luz. A medida estava suspensa devido à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.PUBLICIDADE
Inicialmente, a determinação, anunciada no dia 26 de março, valeria até o dia 30 de junho. No entanto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou a medida para até o fim de setembro.
A parcela da população afetada pela medida é a beneficiada pela Tarifa Social, programa que concede descontos de 10% a 65% na conta de luz para famílias de baixa renda.
A bandeira de escassez hídrica, implementada devido à baixa dos reservatórios das usinas hidrelétricas, também não serão cobradas destas residências. No entanto, elas não estão isentas das bandeiras amarelas ou vermelhas.