Educação & Cultura
Alunos da rede municipal de João Pessoa têm até esta quarta-feira para participar de seleção para o Bolshoi
Os alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa têm até esta quarta-feira (13) para se inscreverem e participar do processo seletivo para concorrer a bolsas de estudos no Ballet Bolshoi, filial da companhia internacional de dança russa no Brasil. Os interessados precisam ter nascido entre os anos de 2010 a 2012 e devem se inscrever na diretoria da escola onde estudam.
Ainda nesta quarta-feira até o próximo dia 22, representantes da Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec) darão início ao período de avaliação nas escolas. Nesse primeiro momento, a meta é pré-selecionar em torno de 600 estudantes da rede.
Segundo Fernanda Albuquerque, coordenadora dos processos seletivos do Bolshoi na Capital, as visitas às escolas seguirão um cronograma distribuído para todas as unidades. Nesta quarta-feira, estão na programação visita em 16 escolas onde estão sendo realizadas aulas presenciais.
A pré-avaliação dos alunos inscritos será realizada por uma equipe de professores de Educação Física da rede de educação da Prefeitura de João Pessoa, treinados pela coordenadora geral da seleção do Ballet Bolshoi, Sylvana Albuquerque. “Serão pré-selecionados aproximadamente 600 alunos e 20 deles serão classificados para próxima fase”, explicou.
Etapas – Os 20 estudantes selecionados em João Pessoa seguirão para os testes oficiais na sede da Escola do Ballet Bolshoi, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Nessa estapa serão feitos exames classificatórios de avaliação com médico-fisioterápica e com professores russos e brasileiros. Nessa etapa final, os estudantes paraibanos disputarão as vagas com pessoas de todo o Brasil e de outros países.
“No dia 26 de outubro queremos anunciar as 20 crianças que irão concorrerá nacionalmente. A escola Bolshoi oferece 20 vagas, que poderão ser ocupadas por estudantes do Brasil ou de outros países. Nós estamos otimistas. João Pessoa tem grande potencial. São muitos talentos nas nossas escolas”, disse Fernanda Albuquerque.
Alunos aprovados – Os estudantes aprovados na seleção deverão residir na cidade de Joinville durante os oito anos de formação, sem custos para os pais, graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Sedec, e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A Sedec, caberá cobrir os custos financeiros referentes à moradia das crianças e de uma coordenadora de apoio.