Nacional
Dilma reage após Ciro Gomes falar em conspiração de Lula por impeachment em 2016: ‘Mente de maneira descarada’
A ex-presidente da República Dilma Rousseff afirmou, nesta quarta-feira, que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) “mente de maneira descarada, mergulhando no fundo do poço”. A frase foi uma reação a declarações de Ciro, que voltou a criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o acusou de ter conspirado para o impeachment da correligionária, em 2016. Ainda segundo Dilma, o ex-governador do Ceará “está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular” com uma estratégia que, segundo ela, não o favorece.
“Ciro Gomes está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular. Mais uma vez mente de maneira descarada, mergulhando no fundo do poço. O problema, para ele, é que usa este método há muito tempo e continua há quase uma década com apenas 1 dígito nas pesquisas”, escreveu Dilma Rousseff.
A publicação foi uma resposta à entrevista de Ciro Gomes ao podcast “Estadão Notícias”. Durante a conversa, o pré-candidato à Presidência criticou os governos de Lula, assim como suas alianças políticas, especialmente com o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), que votaram a favor do impeachment de Dilma.
— Eles dizem que houve um golpe, quem fez o golpe foi o Senado Federal, confere? Quem presidia o Senado? Renan Calheiros. Quem liderou o MDB nessa investida? O Eunício Oliveira. Com quem que o Lula está hoje? E hoje eu estou seguro de que o Lula conspirou para o impeachment da Dilma — disse Ciro Gomes.
A nova rodada de críticas ao ex-presidente petista sucede um vídeo, divulgado na segunda-feira, em que Ciro Gomes diz que Lula “não renovou suas ideias nem aprendeu com seus erros”. A publicação foi feita por ele uma semana depois de “propor uma trégua de Natal” entre a oposição ao governo Jair Bolsonaro.