Educação & Cultura
Hegel e a filosofia da dialética: Tese; Antítese; e Síntese
Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em 1770 e faleceu em 1831 em Estuttgart, na Alemanha. Estudou gramática até os 18 anos. Entrou para o seminário de Tubingen em 1788, e de lá saiu em 1793.
Ao sair do seminário, Hegel não exerceu o ministério de pastor, mas começou a dar aulas particulares.
Em 1796, foi para Frankfurt, onde um conhecido arranjou-lhe algumas aulas.
Após esta breve apresentação da vida do nosso filósofo você vai conseguir identificar as principais contribuições dele para o pensamento ocidental.
Primeiramente vamos compreender o conceito de idealismo. Na filosofia, idealismo é uma corrente filosófica que faz das ideias o princípio interpretativo do mundo. Ou seja, segundo o idealismo, conhecemos o mundo a partir das ideias que temos feito de todas as coisas materiais.
Veja o conceito de “dialético”
Dialético é uma palavra grega que significa “arte do diálogo, de convencer, de persuadir ou raciocinar”. Em suma, é um debate de ideias diferentes, chegando a uma conclusão a partir desses pensamentos diversos que tornam-se um novo conceito que pode ser contrariado novamente.
Para alguns filósofos, como Sócrates, Platão, Aristóteles e aqui também se encontra o filósofo que estamos estudando, é uma maneira de filosofar.
Mas, como Hegel filosofava? Dentro do idealismo hegeliano há a procura pela resposta a um problema que já vinha sendo discutido por filósofos como Kant: a questão de sujeito e objeto, consciência e mundo.
Como se dá o conhecimento?
Em suma, a pergunta de fundo era: “como se dá o conhecimento?” Hegel afirmou, portanto, que “o real é racional e o racional é real.”
Veja um resumo simples e rápido sobre o pensamento de Hegel. Quem vai ajudar você a compreender a filosofia da Dialética de Hegel é o professor Alan, do Curso Enem Gratuito. Veja: