Connect with us

Educação & Cultura

10ª Sinfonia de Beethoven: como musicólogos e inteligência artificial completaram obra inacabada

Quando Ludwig van Beethoven morreu em 1827, três anos haviam se passado após a conclusão da sua 9ª Sinfonia, considerada por muitos a sua obra-prima. Ele havia começado a trabalhar na 10ª Sinfonia, mas, com a deterioração da sua saúde, não conseguiu avançar muito: tudo o que ele deixou foram alguns rascunhos musicais

Desde então, fãs de Beethoven e musicólogos vêm se lamentando e tentando entender o que poderia ter sido a sinfonia. Suas notas indicavam um resultado magnífico, mas que parecia fora do alcance para sempre.

Agora, graças ao trabalho de uma equipe de historiadores da música, musicólogos, compositores e cientistas da computação, a visão de Beethoven vai ganhar vida.

Eu dirigi a parte de inteligência artificial do projeto, liderando um grupo de cientistas da startup de inteligência artificial criativa Playform AI, que ensinou a uma máquina todo o repertório de trabalho de Beethoven e seu processo criativo.

O lançamento da gravação completa da 10ª Sinfonia de Beethoven aconteceu em 9 de outubro de 2021 — o mesmo dia da primeira apresentação mundial em Bonn, na Alemanha — o ápice de um esforço de mais de dois anos.

Partitura de Beethoven
Legenda da foto,Página de anotações de Beethoven para os planos da sua 10ª Sinfonia

Tentativas anteriores não tiveram sucesso

Por volta de 1817, a Sociedade Real Filarmônica de Londres encomendou a Beethoven sua 9ª e a 10ª Sinfonia. Escritas para orquestras, as sinfonias costumam ter quatro movimentos: o primeiro em andamento rápido, o segundo mais lento, o terceiro em andamento moderado ou rápido e o último em andamento rápido.

Beethoven completou sua 9ª Sinfonia em 1824, cuja conclusão é a imortal “Ode à Alegria”.

Mas, com relação à 10ª Sinfonia, Beethoven não deixou muitas anotações, exceto por algumas notas musicais e um punhado de ideias.

Houve no passado algumas tentativas de reconstruir partes da 10ª Sinfonia de Beethoven. A mais famosa foi a de 1988, quando o musicólogo Barry Cooper se aventurou a completar o primeiro e o segundo movimento. Ele reuniu 250 compassos musicais dos rascunhos para criar o que era, na opinião dele, uma produção do primeiro movimento, fiel à visão de Beethoven.

Mas os poucos rascunhos de Beethoven impossibilitaram que os especialistas em sinfonias fossem além daquele primeiro movimento.

A formação da equipe

No início de 2019, o Dr. Matthias Röder, diretor do Instituto Karajan — organização de Salzburgo, na Áustria, que promove a tecnologia musical — entrou em contato comigo. Ele explicou que estava formando uma equipe para completar a 10ª Sinfonia de Beethoven, para celebrar o 250º aniversário do compositor. Conhecendo o meu trabalho sobre a geração de arte por inteligência artificial, ele queria saber se a IA seria capaz de ajudá-lo a preencher as lacunas deixadas por Beethoven.

O desafio parecia gigantesco. Para vencê-lo, a IA precisaria fazer algo nunca realizado antes. Mas eu disse que iria tentar.

Röder então montou uma equipe que incluía o compositor austríaco Walter Werzowa. Famoso por compor o jingle de assinatura da Intel, Werzowa recebeu a tarefa de escrever um novo tipo de composição que integraria o que Beethoven deixou para trás com o que seria gerado com IA. Mark Gotham, especialista em música computadorizada, liderou os esforços para transcrever os rascunhos de Beethoven e processar todo o seu repertório de trabalho, para que a IA pudesse ser adequadamente treinada.

A equipe também incluiu o musicólogo Robert Levin, da Universidade de Harvard, nos EUA, que, por acaso, é também um excelente pianista. Levin havia anteriormente completado uma série de trabalhos incompletos do século 18, de autoria de Mozart e Johann Sebastian Bach.

O projeto toma forma

Em junho de 2019, o grupo se reuniu para um workshop de dois dias na biblioteca de música de Harvard.

Partitura de Beethoven
Legenda da foto,Parte fundamental do projeto foi entender processo criativo de Beethoven

Em uma grande sala com um piano, um quadro-negro e uma pilha de livros de rascunhos de Beethoven cobrindo a maioria dos seus trabalhos conhecidos, discutimos como os fragmentos poderiam ser transformados em uma música completa e como a IA poderia ajudar a resolver esse quebra-cabeças, de forma fiel ao processo e à visão de Beethoven.

Os especialistas em música na sala estavam ansiosos por aprender mais sobre o tipo de música que a IA havia criado no passado. Contei a eles como a IA havia gerado música no estilo de Bach com sucesso. Mas era apenas a harmonização de uma melodia introduzida que era similar a Bach. Ela não chegava nem perto do que precisávamos fazer: construir uma sinfonia completa com um punhado de anotações.

Enquanto isso, nós, os cientistas da sala, queríamos aprender quais tipos de materiais havia disponíveis e como os especialistas pretendiam usá-los para completar a sinfonia.

A tarefa à nossa frente acabou por cristalizar-se. Nós precisaríamos usar notas e composições completas de todo o repertório de trabalho de Beethoven — além dos rascunhos disponíveis da 10ª Sinfonia — para criar algo que o próprio Beethoven pudesse ter escrito.

O desafio era imenso. Nós não tínhamos uma máquina que pudesse receber os rascunhos e, ao apertar de um botão, emitir uma sinfonia. A maior parte da IA disponível na época não conseguia preencher uma música incompleta para além de alguns segundos adicionais.

Partitura de Beethoven
Legenda da foto,Completar uma obra a partir de poucos fragmentos é uma tarefa muito complexa que só pode ser realizada com ajuda de inteligência artificial

Nós precisaríamos cruzar a fronteira do que a IA criativa poderia fazer, ensinando para a máquina o processo criativo de Beethoven – como ele usaria alguns compassos de música para desenvolver meticulosamente suas inspiradoras sinfonias, sonatas e quartetos.

A reconstrução do processo criativo de Beethoven

À medida que o projeto progredia, o lado humano e o lado da máquina da cooperação progrediam.

Werzowa, Gotham, Levin e Röder decifraram e transcreveram os rascunhos da 10ª Sinfonia, tentando entender as intenções de Beethoven. Usando suas sinfonias completas como modelo, eles tentaram montar o quebra-cabeças, definindo onde deveriam se encaixar os fragmentos de rascunhos — em qual movimento e em qual parte do movimento.

Eles tentaram tomar decisões, como determinar se um rascunho indicava o ponto inicial de um scherzo — que é uma parte muito alegre da sinfonia, tipicamente no terceiro movimento. Ou eles determinaram que uma linha de música era provavelmente a base de uma fuga, que é uma melodia criada pelo entrelaçamento de partes que refletem um mesmo tema central.

Enquanto isso, o lado de IA do projeto — a minha parte — enfrentava uma série de tarefas desafiadoras.

Em primeiro lugar, era fundamental descobrir como usar uma sequência curta, ou até mesmo um motivo, para desenvolver uma estrutura musical mais longa e complicada, como Beethoven teria feito. A máquina precisou aprender, por exemplo, como Beethoven construiu a 5ª Sinfonia a partir de um motivo básico de quatro notas.

Em seguida, como a continuação da sequência também precisa seguir certa forma musical, seja ela um scherzo, trio ou fuga, a IA precisou aprender o processo de Beethoven para desenvolver essas formas.

A lista de tarefas cresceu: precisávamos ensinar à IA como harmonizar uma linha melódica. A IA precisava aprender como reunir duas seções de música. E percebemos que a IA precisava conseguir compor uma coda, que é um segmento que leva à conclusão de uma música.

Beethoven
Legenda da foto,Lista de tarefas era muito extensa

Por fim, quando tivéssemos uma composição completa, a IA precisaria idealizar como orquestrá-la, o que envolve a atribuição de diferentes instrumentos a diferentes partes.

E precisava desenvolver essas tarefas na forma em que Beethoven poderia fazê-lo.

O primeiro grande teste

Em novembro de 2019, a equipe se reuniu pessoalmente mais uma vez — agora, em Bonn, no museu da Casa de Beethoven, onde o compositor nasceu e cresceu.

Esta reunião foi o teste decisivo para determinar se a IA poderia completar este projeto. Nós imprimimos partituras musicais que haviam sido desenvolvidas por IA com base nos rascunhos da 10ª Sinfonia de Beethoven. Um pianista tocou em uma pequena sala de concertos do museu perante um grupo de jornalistas, estudiosos de música e especialistas em Beethoven.

Orquesta ensaiando 10ª Sinfonia de Beethoven
Legenda da foto,Projeto exigiu equipe multidisciplinar

Nós pedimos aos presentes que determinassem onde terminavam as sequências de Beethoven e onde começava a extrapolação por IA. Eles não conseguiram.

Alguns dias depois, uma dessas partituras geradas por IA foi tocada por um quarteto de cordas em uma entrevista coletiva. Apenas pessoas intimamente familiarizadas com os rascunhos da 10ª Sinfonia de Beethoven conseguiram determinar quando começavam as partes geradas por IA.

O sucesso desses testes confirmou que estávamos no caminho certo. Mas eram apenas dois minutos de música. Havia ainda muito trabalho a fazer.

Prontos para o mundo

A cada momento, o gênio de Beethoven estava presente e nos desafiando a melhorar.

À medida que o projeto evoluía, a IA funcionou bem. Ao longo dos 18 meses seguintes, nós construímos e orquestramos dois movimentos inteiros com mais de 20 minutos cada peça.

Casa de Beethoven em Bonn
Legenda da foto,Equipe se reuniu em Bonn, na Alemanha, para viabilizar projeto

Nós antecipamos alguns entraves para este trabalho — as pessoas que diriam que a arte seria inacessível para a IA e que a IA não deveria tentar reproduzir o processo criativo humano. Mas, com relação à arte, considero a IA não como substituto, mas como instrumento — que abre as portas para que os artistas se expressem em novas formas.

Este projeto não teria sido possível sem a experiência de historiadores e músicos humanos. Foi necessário um trabalho imenso — e sim, pensamento criativo — para atingir este objetivo.

Em um dado momento, um dos especialistas em música da equipe afirmou que a IA relembrava um estudante de música ansioso, que pratica todos os dias, aprende e se torna cada vez melhor.

Agora, aquele estudante, tomando a batuta de Beethoven, está pronto para apresentar a 10ª Sinfonia para o mundo.

*Ahmed Elgammal é professor e diretor do Laboratório de Arte e Inteligência Artificial da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos.

Este artigo foi publicado originalmente no site de notícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia aqui a versão original (em inglês).

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca30 minutos ago

Veto de Lula ao Projeto sobre Diabetes Tipo 1: Cabo Gilberto promete lutar para derrubá-lo

Politíca2 horas ago

PT na Paraíba: Briga Interna Ameaça o Futuro da Legenda

Politíca2 horas ago

Batalha na Educação: Wilson Filho X Pedro Cunha Lima e o futuro da Paraíba

Politíca2 horas ago

Marcílio do HBE à frente da Funjope: Mikika Leitão assume vaga na Câmara de João Pessoa

Saúde2 horas ago

Secretaria de Saúde da Paraíba tranquiliza população sobre internações por Covid-19 no Clementino Fraga

Esporte8 horas ago

Sousa Esporte Clube assegura cota de R$ 1,32 milhão na Copa do Nordeste 2025

ECONOMIA8 horas ago

Governo Lula recua: Pix agora tem “blindagem contra Fake News” ou mais confusão?

Politíca12 horas ago

Cícero Lucena: um líder visionário e o orgulho da Paraíba

Politíca1 dia ago

Cabo Gilberto: a voz da oposição e compromisso com a Paraíba e o Brasil

ECONOMIA1 dia ago

Salário mínimo (14/01) subiu para R$ 1.801,55: veja quem tem direito ao aumento

ECONOMIA1 dia ago

Novas regras do trabalho aos domingos e feriados começam em JULHO

ECONOMIA1 dia ago

Score Serasa: o que é e como funciona? Entenda a sua pontuação de crédito

ECONOMIA1 dia ago

Câmbio: Dólar recua 0,85% com inflação mais branda nos EUA

Judiciário1 dia ago

Idosos que estão acima dos 60 anos têm direito a novo benefício em 2025

Judiciário1 dia ago

Liberdade de expressão ou risco digital?

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo entrega 114 novos ônibus escolares aos municípios

Educação & Cultura1 dia ago

Encceja-PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

ESTADO1 dia ago

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

Educação & Cultura1 dia ago

Governo assina termo de compromisso com Ibram para realizar ‘diagnóstico museológico’ na Paraíba

Educação & Cultura1 dia ago

Funesc lança cadastramento 2025 para municípios que desejam receber ações culturais

CIDADE1 dia ago

Assunção, na Paraíba, obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

ESTADO1 dia ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO1 dia ago

Investimentos de R$ 300 milhões na Saúde vão ampliar ações e ofertar serviços essenciais à população

ESTADO1 dia ago

Paraíba 2025-2026: Com R$ 625 milhões em investimentos, Educação ganha Passe Livre e construção e ampliação de escolas

Judiciário1 dia ago

STF determina transparência em repasses de emendas parlamentares para universidades e fundações de apoio

ESTADO1 dia ago

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Educação & Cultura1 dia ago

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Internacional1 dia ago

Alemanha investiga sobrevoo de drones em base militares

Internacional1 dia ago

Zelenski quer trocar prisioneiros de guerra norte-coreanos

Internacional1 dia ago

Ventos fortes preocupam equipes de emergência em Los Angeles

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 dia ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 dia ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br