ENTRETENIMENTO
De Repente na Rede homenageia repentista Maximino Bezerra
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (20), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov ). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista pernambucano Maximino Bezerra.
Maximino Bezerra de Almeida nasceu em 25 de outubro de 1957, no sítio Campo Grande, município de Venturosa (PE), e é filho de José Bezerra de Almeida e Maria José Bezerra. Começou na profissão de repentista em 1983, já participou de vários festivais e foi premiado em grande parte deles. Tem 140 troféus, já gravou 18 CDs com vários parceiros e participou de programas de rádio, como Itacaité e Bitury, de Belo Jardim; Rádio Cardeal e Itapuama, ambas de Arcoverde; Rádio Jornal e Sete Colinas, de Garanhuns; e Rádios Jornal, Cultura e Liberdade, de Caruaru, além do programa Cantoria na TV, com Rogério Menezes e Raimundo Caetano.
Atualmente comanda um programa diário na Rádio Comunitária de Venturosa, cidade onde ainda reside. Maximino recorda que um dos momentos mais marcantes de sua profissão foi a participação de um festival no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), em São Paulo, no qual cantou com Mocinha de Passira e concorreram com 16 duplas, obtendo o primeiro lugar.
Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado.
Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
Serviço:
De Repente na Rede
Quarta-feira, 20/10/2021, às 19h
Homenageado: Maximino Bezerra (PE)
Apresentação: Iponax Vila Nova
TV Funesc: www.youtube.com/TVfunesc