Educação & Cultura
Estudantes paraibanos foram campeões no Futsal e na Natação
Além de feras na sala de aula e nos estudos, os alunos do Colégio GEO também se mostraram bons também nos esportes. Sendo assim, quando eles participam de competições há medalhas e troféus e, no mínimo, boas colocações. E as conquistas mais recentes vieram, por exemplo, de dois atletas que foram disputar campeonatos em São Luís (MA) e, em Maceió (AL). Trata-se a vitória do aluno Pedro Henrique Oliveira Souto, do 6º Ano B, do GEO/AZ Tambaú, no Futsal e de Carlos Eduardo Borges (Cadu), do 3°Ano A, do GEO Sul. Pedro Henrique fez história conquistando a primeira Taça Brasil de Futsal Masculino Sub-11 para o Nordeste e Cadu ganhou medalhas e Troféu no Norte Nordeste Kako Caminha pela colocação de seu clube na competição de Natação.
No Futsal, Pedro Henrique e sua equipe “Meninos da Paraíba”, tornaram-se os primeiros nordestinos a serem Campeões Brasileiros de Futsal Sub-11 Masculino. O troféu foi disputado no último dia 09, na cidade de São Luís (MA). A mãe de Pedro Henrique, Val Buriti, explicou que a decisão foi emocionante no Ginásio da Apcef. “Ficamos muito orgulhosos. A equipe derrotou o Atlético Mineiro por 5 x 3 e fez história”, disse ela, acrescentando que ele treinou muito para a competição. “Eu que acompanho tudo. Os treinos foram bem intensos desde agosto. No mês de setembro, ele treinava três vezes por semana, sendo cada treino de duas horas de duração para a Taça Brasil, fora o treino normal do clube que é duas vezes na semana”, detalhou a mãe, lembrado que o estudante também não descuida dos estudos.
Pedro Henrique, que joga como Ala na equipe, começou a jogar futsal aos cinco anos de idade no esporte Clube Cabo Branco e competiu pelo clube até o ano de 2019. No Cabo Branco, Pedro Henrique conquistou quatro vezes o vice-campeonato paraibano. Em 2020, a mãe conta que ele mudou de clube, mas continuou a ver o sucesso do filho atleta, agora fazendo história no esporte paraibano. “Ele joga desde os quatro anos de idade e aos cinco anos ele já era federado”, destacou Val, falando da importância de investir no talento do filho também como atleta.
A natação, sempre um esporte forte da Paraíba
E os talentos vão além das quadras. Na piscina, a Paraíba também deu show, recentemente, em Maceió. Cadu, como é conhecido carinhosamente o aluno Carlos Eduardo Borges, trouxe para a Paraíba o Troféu Norte Nordeste Kako Caminha disputado entre os dias 02 e 09 de outubro. Cadu conquistou o terceiro lugar geral de clubes representando o Clube Acqua R1. Além disso, ele também ganhou o 2º lugar no revezamento 4×50 medley (individual); 2º lugar revezamento 4×50 livre (individual); e 3º lugar da categoria mirim 1 (clube).
A mãe de dele, Clarissa Fernandes, explicou que o filho nada desde os quatro anos de idade e tem exemplos em casa, visto que ela e Manoel, o pai, nadam na equipe Master. “Ele está na equipe do clube desde novembro do ano passado. Hoje, além dele, pai e mãe são atletas de natação Master. O pai, Manoel, já foi medalhista do campeonato nacional por duas vezes”, comentou Clarissa, com muito orgulho do filho. “Muita emoção ver que nosso filho também gosta de nadar e tem talento”, finaliza Clarissa.