Politíca
Projeto que cria “Maio Cinza” do deputado Cabo Gilberto Silva é aprovado na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (2.889/2021), que Institui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado da Paraíba, o “Maio Cinza” como mês estadual da conscientização do câncer de cérebro.
O autor da propositura e líder da oposição, Cabo Gilberto Silva, afirmou que presente projeto tem o condão de instituir, no âmbito do estado da Paraíba, o “Maio Cinza”, instituindo o mês de maio como Mês Estadual de Conscientização do Câncer Cerebral, a fim de conscientizar e sensibilizar a população acerca da necessidade de diagnóstico precoce e prevenção da doença.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 4% das mortes por câncer estão associadas ao câncer cerebral, ficando entre os 10 tipos de câncer que mais matam no mundo, a estimativa era de mais de 11 mil novos casos deste tipo de tumor no último ano. Sem uma forma conhecida de prevenção, a detecção precoce é a maneira mais eficiente para conseguir a cura.
Ainda, de acordo com o INCA, a estimativa para 2021 é de que sejam diagnosticados 11.090 novos casos de câncer cerebral no Brasil, sendo 5.870 homens e 5.220 mulheres. Atualmente, esse tipo de câncer ocupa a décima posição entre os tumores mais frequentes nas mulheres brasileiras e a décima primeira posição entre os homens. Com o impacto da doença na vida dessas pessoas, o “Maio Cinza” vem conscientizar a população sobre o tipo de câncer.