Connect with us

Educação & Cultura

Qual a importância da democracia?

Democracia. Muito tem se falado sobre ela, mas será que você realmente conhece o que ela representa? E qual a sua importância? Será que termos um regime democrático é tão importante assim para a sociedade?

O dia 25 de outubro é conhecido como o Dia Nacional da Democracia, em memória a morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, por conta da ditadura militar.

E você sabe por que devemos celebrar e defender o regime democrático? Neste conteúdo, o Politize! te conta qual a importância da democracia.

O que é democracia?

O e-book “Ciência Política e Políticas de Educação”, lançado em 2021, relembra que o significado de democracia, disposto no dicionário, é “governo do povo”. Afinal, “Demos” significa “povo” e “kratos” refere-se ao “governo” e ao “poder”. Sendo assim, temos que a democracia é o exercício da soberania do povo.

E o que significa “soberania do povo”? Por povo, nos referimos àqueles que participam da vida política e a ocupam. Aliás, um dos alicerces da democracia é a participação política, que se dá de diferentes formas. Logo, o poder emana desse povo participativo, e é daí que vem a ideia de soberania.

No Brasil, com a redemocratização e a promulgação da Constituição Federal de 1988, foi-se garantido o sufrágio universal, em que todos os cidadãos adultos têm o direito de exercer uma das características principais da democracia e da participação política: o direito de votar. Contudo, ao falarmos de democracia brasileira, ainda há muito o que lutar.

Se o povo é quem tem voz nas instituições políticas, como podemos definir aqueles que não a têm? Vamos chamá-los de “massa”! Mas como assim? Em uma democracia todos não têm o seu lugar? Bom, nem sempre foi assim e há, ainda, quem defenda que, no Brasil, a democracia nunca foi consolidada ou que vivemos em uma democracia incompleta – como reforça matéria da BBC News (2010), em que o cientista político José Álvaro Moisés diz que a chamada “disparidade social” entre brancos e negros impede a participação política efetiva de cidadãos.

Ao olharmos para os parlamentos, nos deparamos com uma falha de representação, que não condiz com o perfil da população brasileira. De acordo com o IBGE56% da população brasileira é negra e 52% composta por mulheres. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, 75% dos deputados são brancos e há apenas uma indígena eleita, a roraimense Joenia Wapichana (Rede). No Congresso Nacional, somente 17,8% dos parlamentares são negros e 15% são mulheres. 

Atualmente, no Brasil, vivemos uma democracia representativa, mas há especialistas políticos, acadêmicos e até Comissões, como a de Legislação Participativa (CLP), presente na Câmara dos Deputados, que defendem uma democracia participativa para fortalecer a participação política e a cultura democrática..E é sobre como a população brasileira entende a cultura democrática que iremos abordar agora e, assim, compreender melhor a urgência de se defender a democracia.

Como está a relação do brasileiro com a democracia?

Instituto Sivis realizou uma pesquisa no Brasil, em 2020, denominada “Valores em Crise”. Ela traz percepções sobre a cultura democrática durante a pandemia de Covid-19 e foi dividida em três momentos, sendo que o terceiro ainda está em andamento. 

Na primeira pesquisa, realizada durante a primeira onda da pandemia de Covid-19, entre maio e junho de 2020, observa-se uma desconfiança de 71% da população diante do governo e de 66% diante de instituições como um todo. O setor de saúde é o que traz mais confiança aos entrevistados. Apesar disso, também demonstra resultados elevados de desconfiança, de 57,7%.

O relatório enfatiza a limitada adesão à democracia, especialmente quando se trata de um apoio qualificado ao regime. Há a possibilidade de fortalecê-la, principalmente, por meio de práticas solidárias e cooperativas entre os indivíduos. Porém, a fragilidade democrática é notória.

Vale lembrar que a desconfiança em setores e instituições democráticas enfraquece a democracia, e é competência comum da União, dos estados e dos municípios “zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público”, como dispõe o artigo 23 da CF/88. Além disso, seu título V trata da defesa do Estado e das instituições democráticas.

segundo relatório da pesquisa traz quedas significativas em relação à relativização da democracia, de 19,5% para 16,8%. Além disso, 1 a cada 4 respondentes acredita ser totalmente válido o governo passar por cima das leis, do Congresso Nacional e demais instituições para sanar uma crise.

Outro ponto constatado pela pesquisa é o fato de que aqueles que se autodeclaram “democratas” estão se tornando mais propensos a aceitar a quebra do regime a depender da situação. Um outro momento em que isso aconteceu – que passaram por cima das instituições – foi durante a ditadura militar.

Em 2017, uma pesquisa do Datafolha já mostrava a indiferença por parte de 38% dos brasileiros caso o governo seja democrático ou ditatorial, além de acreditarem que a ditadura é melhor do que a democracia, a depender da circunstância. 

Vale mencionar que essa mesma pesquisa mostra que uma das razões para isso é a falta de memória do que se passou na época. A Lei da Anistia, promulgada em 1979, é um exemplo de lei que propicia isso, ao conceder esquecimento aos que cometeram crimes e tiveram seus direitos políticos suspensos entre o período de 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

Por falar em ditadura militar, no tópico a seguir, vamos relembrar o processo de redemocratização no Brasil, a sua importância e como o regime ditatorial continua enfraquecendo a democracia brasileira.

Por que não podemos tratar a democracia com indiferença?

O artigo “A ditadura civil-militar de 1964: os impactos de longa duração nos direitos trabalhistas e sociais no Brasil”, de Ricardo Lara e Mauri Antônio da Silva, apresenta perdas que o país obteve durante o período ditatorial. Entre os exemplos estão perdas de direitos trabalhistas e sociais. 

Nesses casos, os autores ainda reforçam que os regressos da legislação do trabalho desta época se estendem até os dias atuais, principalmente, com o avanço da economia capitalista mundial. Por exemplo, a lei que garantia estabilidade financeira aos trabalhadores após 10 anos na mesma empresa foi substituída pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), representado pela lei nº 5.107/66

Houve também a fixação de reajustes salariais como forma de exploração da força de trabalho e a implantação da Lei de Greve, de nº 4.330/64, que proibia greves nos serviços públicos e essenciais e nas empresas estatais.

Para além da perda em direitos trabalhistas, durante a ditadura militar, perseguições, prisões e torturas foram impostas sob aqueles contra o governo, o que manifestou trechos de um “direito penal do terror”, como reforça o artigo “Da ditadura militar à democracia civil”, de René Ariel Dotti. Além da censura, à imprensa e à população, que impedia a exposição de opiniões e quaisquer mensagens contrárias ao regime militar.

Esses são apenas alguns exemplos do que 21 anos de ditadura militar representaram no Brasil. Em 1985, o país iniciou seu processo de redemocratização, mas isso não significa que o período militar foi completamente ultrapassado no país.

O seminário “O Pensamento Político e a Redemocratização do Brasil”, que contou com a presença de Marilena Chauí e Marco Aurélio Nogueira em 2006, traz ponderações importantes a respeito desse período no país.

Caso queira saber mais sobre, leia o seguinte texto do Politize!: “Redemocratização do Brasil: você conhece a história política do nosso país?”, pois, enfatizaremos aqui um dos pontos abordados no seminário: a distinção conceitual entre democratização e redemocratização.

Os autores defendem que os processos de redemocratização não têm data de início e de término, fazendo com que a separação dos períodos pré e pós redemocratização sejam particularizados pelo decorrer do regime no país. Por isso, consideram relevante distinguir ambos os termos para que “a recuperação de um status anterior a vida democrática se efetive quando se casar com a abertura de um ciclo superior de construção democrática”.

O fim do regime ditatorial só se consolida quando há comprometimento com o novo regime, no caso, o democrático, e sua legitimação social, que deve ser sustentada por uma cultura pública revigorada. No entanto, um regime só é rompido quando há essa validação pela sociedade civil e práticas que o sustentam.

Os princípios criados pelo cientista político, Robert Dahl (1979), como os procedural minimum – voto secreto, sufrágio universal, eleições regulares, competição partidária, liberdade de associação, transparência do executivo – são insuficientes para evitar que se retorne ao regime ditatorial ou para fortalecer a democracia, como aborda o artigo de Silvia Gerschman, “A Construção da Democracia: algumas questões históricas e teóricas”.

Para a autora, o principal ponto é que a consolidação da democracia requer a constituição de um regime que possibilite o surgimento de instituições democráticas e de exercícios que reproduzam a democracia, tanto no governo quanto na sociedade, denominado de “estrutura democrática”.

Quer dizer, é ineficiente ter formalizado a consolidação da democracia quando as práticas não seguem o fluxo de alteração de regime. É preciso constituir um regime democrático para vencer o período de transição, com práticas que fortaleçam a democracia e superem os traços da ditadura militar no país.

Como dito no início deste bloco, algumas práticas do período ditatorial permanecem atuais. Inclusive, a existência de leis criadas na ditadura, que permanecem em vigor. Por exemplo: a Lei de Segurança Nacional (LSN) que, apesar de ter sido aprovada a sua revogação no mês de agosto de 2021, no Congresso Nacional, e, agora, aguarda sanção do presidente da República, estava em vigor de 1983 até então. 

Código Penal Militar, decretado em 1969, é outro exemplo de lei da ditadura que permanece em vigor. 

Aqui, vale lembrar o que foi dito no tópico anterior, que a falta de punição e a anistia sob o regime ditatorial intensificam fraquezas a democracia brasileira. Então, como os autores explicam, para fortalecer nossa democracia faz-se necessário punir os responsáveis e revogar essas leis. Mas por que é importante viver em uma democracia? É o que falaremos a seguir!

Por que uma sociedade democrática é importante?

“A democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor que ela”, disse Winston Churchill, primeiro-ministro britânico duas vezes. Inclusive, durante a Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, a CF/88 garante direitos fundamentais dos indivíduos, como saúde, educação, saneamento, de ir e vir, ao julgamento livre e imparcial, à alimentação adequada, à previdência e os trabalhistas. Ela é a lei maior, a Carta Magna brasileira, e foi apelidada de “Constituição Cidadã”. Especialistas políticos a consideram o marco do Estado Democrático de Direito no país

Mas o que significa o nosso Estado de Direito ser democrático? Quer dizer que o conjunto de leis e normas é elaborado a partir da vontade do povo. Uma matéria do Brasil Escola relembra que o Estado democrático de direito preza o bem-estar social para alcançar a melhoria da qualidade de vida da população. E a CF/88, em seu artigo primeiro, trata de fundamentos que buscam esse bem-estar: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

O Estado deve assegurar a aplicação destes direitos a todos os cidadãos que, por sua vez, devem exercer seus deveres cívicos, respeitar as leis, outros cidadãos, suas diferenças e crenças. 

No livro mencionado, “Ciência Política e Políticas de Educação”, relembra-se o que disse Marshall no início do século XX: não cabe ao sujeito escolher se ele será ou não educado, ele deve isso a todos os cidadãos e é o que lhe permite conviver em sociedade.

Ou seja, o respeito é essencial para o estabelecimento de uma sociedade democrática. E, isso não quer dizer que você não pode trazer o seu ponto de vista, muito pelo contrário. Rousseau, em “Contrato Social” (1762), ressalta que as pessoas podem e devem debater, desde que com respeito.

Em uma democracia, a minoria também ocupa o seu lugar. Todos ocupam o seu lugar e devem estar presentes nas tomadas de decisões políticas. Todos são “povo”. Portanto, a igualdade é outro aspecto fundamental para o seu funcionamento. E, claro, que ela só ocorre se há a compreensão geral de sua importância, além de legislações e políticas públicas que estimulem e facilitem o acesso popular aos espaços públicos de poder.

A crise representativa, comentada no começo do texto, é uma realidade. Nenhuma democracia é perfeita, até por efeito dos acontecimentos históricos que precedem o surgimento do regime. E, é através da possibilidade de participação social – que os instrumentos democráticos nos dão acesso – que se consegue aprimorá-la e tornar os cenários mais inclusivos e democráticos. 

Por que é preciso defender a democracia e as instituições democráticas? 

“Democracia vai além do processo eleitoral. É a efetiva participação popular na resolução dos problemas que nos afetam diretamente. É entender que o poder econômico não deve definir os rumos da política. É compreender e trabalhar para que prevaleça o poder popular. E é por isso que defender a democracia – e aprofundá-la – é fundamental: é aí que está a solução para nossos problemas que, por complexo que são, exigem respostas coletivas. Democracia é um processo. E como tal exige que nunca deixemos de trabalhar por ela”, destaca Jorge Rodrigues, pesquisador do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional.

As instituições políticas servem a população e o seu funcionamento afeta diretamente a vida de milhões de brasileiros.

Foi por meio do retorno da democracia que desfrutamos o direito ao voto, a liberdade de expressão, a liberdade de manifestação política, a liberdade de imprensa. Conquistas como o orçamento participativo, que permite aos cidadãos decidirem a destinação de orçamentos públicos. Audiências públicas e conselhos são outros exemplos de vitórias democráticas que possibilitam o exercício da cidadania.

Além disso, é no regime democrático que podemos fiscalizar a atuação das instituições e garantir que elas estejam funcionando. A imprensa é um grande agente de influência neste aspecto, responsável por inteirar a população sobre os principais acontecimentos políticos e fornecer informações que possibilitam a convivência em sociedade e o controle social.

Vale destacar que a transparência do poder público perante a sociedade civil só existe porque vivemos em uma democracia e é por meio de processos democráticos que conseguimos aperfeiçoá-la e aprofundá-la.

Em 2020, de acordo com o relatório da V-Demo Brasil foi o 4º país que mais se afastou da democracia na última década. Portanto, neste mês em que celebramos o Dia Internacional da Democracia, esteja consciente da sua cidadania e use-a para fortalecer e proteger a democracia.  

“A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo.”  – Abraham Lincoln

Dicas de conteúdos para consumir sobre a importância da democracia (aqui recomendo fazer em formato de infográfico)

  • Livro: Como as Democracias Morrem (2018), por Steven Levitsky e Daniel Ziblatt;
  • Seminário: Breve História da Democracia (2020), por Marilena Chauí;
  • Série: Borgen (2010);
  • Podcast: Educação Política, pelo Politize!.

Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!

REFERÊNCIAS

Brasil Escola: Estado Democrático de Direito 

Câmara dos Deputados: Lei de Greve, nº 4.330/1964

DW: A Lei da Anistia e o Esquecimento dos Crimes da Ditadura Militar

Educa+Brasil: Democracia 

IBGE: Portal do IBGE

Konrad Adenauer Stiftung: Ciência Política e Políticas de Educação

Planalto: Constituição Federal de 1988

Planalto: Decreto-lei nº 1.001/196

Planalto: Lei nº 5.107/1966

Planalto: Lei nº 6.683/1979

Planalto: Lei nº 7.170/1983

Pensador: Abraham Lincoln

Pensador: Winston Churchill

Scielo: A Ditadura Civil-Militar de 1964: os Impactos de Longa Duração nos Direitos Trabalhistas e Sociais no Brasil 

Scielo: A Construção da Democracia: Algumas Questões Históricas e Teóricas

Scielo: O Pensamento Político e a Redemocratização do Brasil 

Senado Federal: Da Ditadura Militar à Democracia Civil

Sivis: Valores em Crise

V-Dem: Varieties of Democracy

Fonte: Politize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário2 horas ago

Crimes Digitais: O que são, quais as leis aplicáveis e como agir se você for vítima ou acusado

Judiciário2 horas ago

BPC/LOAS: Como conseguir o Benefício Assistencial mesmo sem contribuir para o INSS

Judiciário2 horas ago

Descubra as Doenças que Garantem Aposentadoria por Invalidez em 2025!

Judiciário2 horas ago

Por maioria, STF valida decisão de Moraes e mantém Collor preso

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

WhatsApp Web enfim pode ganhar chamadas de áudio e vídeo, revela site

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Android 16 vem aí? Google marca evento especial sobre o sistema em maio

Educação & Cultura2 horas ago

Inteligência Artificial e inclusão: como usar a tecnologia para tornar as aulas mais acessíveis

Educação & Cultura2 horas ago

Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?

Educação & Cultura3 horas ago

Prefeitura de João Pessoa oferece curso gratuito de operadora de caixa em parceria com o Senac

Segurança Pública3 horas ago

Projeto cria lista para proibir criminosos de embarcar em voos

Educação & Cultura3 horas ago

Uso de recursos parados da Educação volta ao Plenário nesta terça-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Uso de Inteligência Artificial em máquinas agrícolas ainda possui desafios para superar, mas caminha para ser a próxima revolução digital das lavouras

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Lagartas estão ficando resistentes em milho e algodão

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Boi gordo em estabilidade, a R$ 326,00

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Artigo – ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta

ECONOMIA3 horas ago

Comprar imóvel com Selic a 14,25%: Consórcio ou financiamento?

ECONOMIA3 horas ago

Déficit do Brasil em conta corrente soma US$ 2,24 bi em março, abaixo do esperado

ECONOMIA4 horas ago

Confiança do comércio recua 8,2% em um ano, aponta CNC

ECONOMIA4 horas ago

Boletim Focus: Projeções para a inflação em 2025 seguem em desaceleração

Esporte4 horas ago

Pela segunda vez, final única da Copa Libertadores será em Lima

Esporte4 horas ago

Carlos Prates, Poatan… Nenhum brasileiro venceu uma luta principal do UFC em 2025

Esporte4 horas ago

Fórmula 1: Zak Brown prevê conflito entre Norris e Piastri: “É questão de tempo”

Esporte4 horas ago

Guilherme Santos comenta sobre atuação como goleiro no Botafogo-PB

Esporte4 horas ago

O momento em que aconteceu o apagão no Mutua Madrid Open

Internacional4 horas ago

Quais os riscos do reconhecimento da anexação da Crimeia?

Internacional4 horas ago

Apagão atinge Portugal, Espanha e parte da França

Internacional5 horas ago

Polícia francesa prende 25 por ataques a presídios

ENTRETENIMENTO5 horas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional5 horas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde5 horas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO5 horas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional5 horas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde5 horas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional4 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde4 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde4 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura6 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA6 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde6 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br