ENTRETENIMENTO
Povos Indígenas do Mundo
O rio East Sepik serve como a única “estrada” para muitas aldeias Sepik, com pouca ou nenhuma infraestrutura, incluindo eletricidade, lojas ou outras amenidades. Esse isolamento ajudou a preservar a cultura, mas a mineração pode destruir este paraíso remoto em breve. Estima-se que a área seja uma das maiores jazidas de cobre e ouro não desenvolvidas do mundo.
Joselin Pamela Valdez e sua família vivem nas montanhas Cuchumatan, nas montanhas da Guatemala. Devido ao seu afastamento, a Comunidade Ixil manteve em grande parte sua cultura tradicional. Os Ixil estão entre os povos indígenas que sofreram atrocidades horríveis durante a guerra civil de 36 anos no país, que terminou em 1996. Em 2012, Rios Montt, ex-presidente da Guatemala, foi considerado culpado pelo massacre de 1.771 pessoas deste etnia, mas ele morreu em 2018, antes de um veredito final.
O povo Dolgan é o povo mais setentrional da Eurásia, que vive no litoral do Oceano Ártico. Dima Chuprin, 35, é um escultor de ossos tradicional muito conceituado, que trabalha tanto com osso de mamute quanto com osso de rena. Dolgans são pastores de renas que vivem uma vida isolada em um dos climas mais severos do planeta. Cerca de 1.000 Dolgans dos cerca de 8.000 restantes falam sua língua.
O povo Negidal vive em um vilarejo remoto no rio Amgun, acessível apenas por barco e cercado por centenas de quilômetros de densa floresta de taiga. A arte de fazer roupas tradicionais como essas da foto se perdeu. A língua Negidal hoje é falada apenas por duas mulheres idosas locais. Eles temem que o idioma, identificado como crucialmente ameaçado pela Unesco, e as tradições e a cultura essenciais do Negidal morram com eles.
Os Tz’utujil são um dos grupos indígenas maias das Américas. Eles são conhecidos por sua adesão contínua às práticas culturais e religiosas tradicionais por meio de suas artes e ofícios. Os artesãos Tz’utujil são mundialmente reconhecidos por seu tradicional tingimento de fios de plantas cultivadas localmente. As mulheres Tz’utujil apresentam seu estilo e identidade únicos por meio de suas roupas. Um cocar diferenciado é um identificador comum do povo Tz’utujil.