Politíca
Projeto de Lei troca símbolo que associa pessoa idosa à imagem de incapaz
O Projeto de Lei nº 3.302/2021, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos) e apresentado na Assembleia Legislativa da Paraíba, tem por finalidade provocar mudanças nas placas que identificam espaços destinados ao atendimento prioritário para idosos. De acordo com o autor da propositura, a mudança pode parecer algo pequeno, mas a utilização de símbolos mais positivos pretende desmistificar a figura do idoso como uma pessoa incapaz ou com limitações.
“Nossa proposta é substituir a imagem atual que traz a representação da pessoa idosa com uma bengala em uma das mãos, enquanto a outra segura o quadril, como se estivesse com dor por uma imagem que traga o desenho da pessoa com a inscrição ‘60+’ ao lado, como forma de identificar àqueles que já estão ou passaram da casa dos 60 anos de idade. Acreditamos que a nova imagem vai educar a população no sentido de desvincular a ideia de que a pessoa idosa é alguém incapaz, minimizando ainda os possíveis constrangimentos sofridos por essa parte da população”, defendeu Jutay.
Para o Republicano, os idosos estão cada dia mais ativos e produtivos e a mudança na identificação desse grupo importante da sociedade vai garantir a correta representação. “A pessoa idosa não pode ser vista como um sinônimo de incapacidade, de enfermidade, precisamos quebrar essa barreira que nos distancia dos idosos e o primeiro passo para esse processo é a reeducação fazendo com que a população compreenda o valor que a pessoa com 60 anos ou mais possui”, enfatizou.
Ainda de acordo com a propositura, se aprovado a obrigatoriedade do uso da imagem será aplicada para novas placas, avisos, estacionamentos e demais usos a partir da vigência da lei. Nos demais casos, a troca será efetivada na medida em que haja manutenção ou troca das imagens anteriormente utilizadas.