Connect with us

ECONOMIA

Renda mínima: solidariedade cristã ou assistencialismo populista?

Papa Francisco tem se posicionado frequentemente em defesa de programas de renda mínima, deixando claro que esses programas devem ser planejados de forma realista e evitando o assistencialismo

O contexto mundial tornou cada vez mais premente o debate sobre os chamados programas de renda mínima, políticas sociais que garantem remuneração mínima para a pessoa – mesmo que não tenha trabalho. Existem várias modalidades possíveis para esses programas, com o Seguro-Desemprego, que atende os que perderam o emprego por um curto período, para que possam se recolocar no mercado; o Auxílio Emergencial, criado em função de uma crise como a do coronavírus; o Bolsa-Família, que se mantém por um período maior, para garantir a escolarização das crianças; e, agora, o Auxílio Brasil. Muitas vozes têm se levantado contra esses auxílios, alegando que são assistencialistas e populistas; enquanto outras, como as de alguns empresários do setor de alta tecnologia, os defendem, de forma até surpreendente.

Antes de entender o que a doutrina social da Igreja diz sobre esse tema, temos que entender o que está acontecendo para esses auxílios terem entrado na ordem do dia.

A crise do trabalho

A chamada “Quarta Revolução Industrial”, que vivemos atualmente, com a introdução crescente de robôs e sistemas de inteligência artificial, tem um grande impacto no mercado de trabalho. Máquinas substituem trabalhadores humanos, com ganhos de eficiência e redução de custos, gerando desemprego. A sociedade, dizem os otimistas, irá reequilibrar essa situação, com a criação de novas atividades, redução das jornadas de trabalho e aumento do espaço para o lazer. Mas todos concordam que isso não acontecerá com rapidez suficiente e teremos, por um período relativamente longo, grandes massas de desempregados.

A pandemia acelerou o processo e suas consequências mais nefastas. Com as pessoas em casa, máquinas, sistemas de automação e relações virtuais substituíram o trabalho presencial e desempregaram parte significativa da população. Não foi apenas um evento transitório, como a pandemia em si, mas a aceleração de um processo que já estava em curso, razão pela qual a retomada dos empregos, em alguns setores, poderá nunca mais ocorrer.

O desemprego elevado não é apenas um problema humanitário. Ele tem consequências políticas, aumentando a insatisfação dos cidadãos e levando à instabilidade dos governos. A própria economia pode entrar em recessão, pois não adianta produzir mais se não existem pessoas com dinheiro para comprar. Por isso, governos e empresários passaram a apoiar programas de renda mínima, que cumpririam não apenas uma função humanitária, mas também política e econômica.

O risco do assistencialismo

Esses programas, contudo, podem ter duas consequências negativas. O primeiro é sua utilização populista e assistencialista. Nesse caso, os programas não servem a uma verdadeira promoção humana, mas apenas aumentam a dependência dos pobres em relação ao governo, facilitando a manipulação política e não permitindo que as pessoas desenvolvam plenamente seu potencial, sua autonomia e sua liberdade.

O perigo é real, mesmo que talvez não aconteça com frequência. Ficaram famosas no imaginário de algumas pessoas as comunidades de desempregados que viviam de auxílios governamentais nos países ricos, na segunda metade do século passado. Os estudos mostram, porém, que as populações assistidas por esses programas na maior parte dos casos lutam por sair da situação de dependência e se valem desses auxílios para conseguir situações de vida melhores. No Brasil, por exemplo, cerca de 69% dos primeiros beneficiados com o Bolsa Família não estão mais no sistema, porque conseguiram condições melhores de vida e trabalho.

Para que um desses programas não descambe para o assistencialismo e o populismo é o progresso socioeconômico que permite a geração de novas oportunidades de trabalho e a formação dessa população assistida, para que possam ocupar esses postos de trabalho. Quando essas condições existem, as pessoas preferem um trabalho digno e uma remuneração adequada à condição precária dos auxílios de renda mínima.

A inflação que corrói o auxílio

O segundo problema desses programas é seu impacto nas contas públicas. A polêmica atual sobre o Auxílio Brasil, que deverá ser implementado em substituição ao Bolsa Família em 2022, não diz respeito a sua razão de ser, mas sim a seu impacto sobre os cofres do governo. A questão é simples: quando o governo gasta mais do que arrecada, tem que contrair empréstimos e/ou aumentar a inflação. A capacidade de endividamento tem limites, pois em algum momento o empréstimo tem que ser pago. Quando isso acontece, como no Brasil, nesse momento, os gastos acima da arrecadação geram inflação, que corrói o poder de compra dos salários e compromete a economia, gerando mais desemprego e menor poder de compra. Resultado: o que se esperava ganhar socialmente com o programa de renda mínima é perdido pela crise econômica.

Isso não significa que se deve abandonar esses programas sociais, mas sim que eles devem ser planejados dentro de uma visão realista das contas públicas. Sempre se pode perguntar se não há outros setores da ação do Estado que podem sofrer cortes sem prejudicar as populações mais necessitadas. Além disso, os escândalos de corrupção, as notícias de altos salários e mordomias de funcionários públicos e políticos aumentam ainda mais o desconforto e o impacto negativo do déficit público.

A palavra da Igreja

Papa Francisco tem se posicionado frequentemente em defesa de programas de renda mínima, deixando claro que esses programas devem ser planejados de forma realista e evitando o assistencialismo.

Numa mensagem aos movimentos sociais, disse: “Um rendimento mínimo […] para que cada pessoa neste mundo tenha acesso aos bens mais elementares da vida. É correto lutar por uma distribuição humana destes recursos. E é tarefa dos governos estabelecer esquemas fiscais e redistributivos para que a riqueza de uma parte seja partilhada equitativamente, sem que isso implique um fardo insuportável, especialmente para a classe média, que geralmente, quando existem estes conflitos, é a que mais sofre.”

Na Fratelli tutti (FT 161-162) acrescenta: ““Longe de mim propor um populismo irresponsável […] Os planos de assistência, que acorrem a determinadas emergências, deveriam considerar-se apenas como respostas provisórias. A grande questão é o trabalho”.

São indicações claras para quem deseja enfrentar esse grande problema de nosso tempo numa perspectiva verdadeiramente cristã.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO15 horas ago

João Azevêdo apresenta balanço das ações de governo em 2024 e reforça compromisso com o desenvolvimento da Paraíba

ENTRETENIMENTO16 horas ago

Festival Forró Verão lota Busto de Tamandaré e faz o público dançar

ESTADO16 horas ago

Imprensa nacional ressalta que projeção do PIB da Paraíba e do Nordeste puxam para cima o Brasil

Esporte16 horas ago

“Desperta Verão” oferece ginástica aeróbica e avaliação nutricional para a população

CIDADE18 horas ago

Os amigos de Barrinha: uma confraternização que celebra a amizade e a união

CIDADE23 horas ago

Semob-JP alerta proprietários de veículos escolares para início das vistorias

Judiciário23 horas ago

Saiba quais devem ser os julgamentos relevantes no STF em 2025

Nacional24 horas ago

Gleisi Defende IBGE e Responde a Crítica de Bolsonaro Sobre Desemprego: A Realidade Não Mente

Nacional24 horas ago

Nepotismo, auxílio e silêncio: o jogo sujo das famílias no poder

Nacional1 dia ago

Do sonho à realidade: dois anos de Lula e o balanço de uma gestão que tropeça em promessas

Judiciário1 dia ago

A questão constitucional e a função do Supremo Tribunal Federal no constitucionalismo contemporâneo

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Crise e confiança no agro

Judiciário1 dia ago

Lei Maria da Penha: aprimoramento necessário

Internacional1 dia ago

Scholz critica comentários “erráticos” de Musk e apoio à AfD

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Meninas, vocês precisam experimentar essa grande tradição irlandesa na Epifania

Internacional1 dia ago

Agências no sudeste da Ásia usam inteligência artificial para proteger mulheres e meninas

Internacional1 dia ago

Chanceler da Áustria renuncia por falta de apoio parlamentar

Internacional1 dia ago

Em Gaza, 945 mil deslocados precisam de assistência para se abrigar no inverno

Internacional1 dia ago

Desinformação ameaça atirar a Síria de volta à guerra civil

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Bombom Lollo Caseiro

Educação & Cultura1 dia ago

Júlio Verne, o escritor que inspirou a exploração espacial

Judiciário1 dia ago

Habitação de interesse social e de mercado popular e o limbo jurídico do comprador (des)avisado

Judiciário1 dia ago

Dino suspende repasses de emendas a ONGs que não cumpriram critérios de transparência

Nacional1 dia ago

LDO é sancionada com veto a trecho que impediria bloqueio de emendas

Nacional1 dia ago

Reforma tributária: segunda parte da regulamentação será votada em 2025

Saúde1 dia ago

Estudar neurociência em cobaias não revela complexidades do cérebro humano

Saúde1 dia ago

Por que algumas pessoas parecem imunes a contrair a covid-19?

Saúde1 dia ago

Diversidade biológica não é resultado apenas dos genes

Saúde1 dia ago

Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados na estação mais quente do ano

Segurança Pública1 dia ago

Central de Videomonitoramento reforça segurança nas unidades de saúde

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE7 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional1 semana ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde1 semana ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional1 semana ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura1 semana ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional2 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional2 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA2 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública2 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional4 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura1 mês ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional1 mês ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO1 mês ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde1 mês ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde1 mês ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br