CIDADE
Projeto cultiva 20 mil palmas forrageiras para alimentar rebanhos em Soledade
Em Soledade, o plantio de 20 mil raquetes de palma forrageira vai reforçar a alimentação dos rebanhos da região, que sofre o impacto do período seco. O projeto acontece em outros municípios da Paraíba e o investimento é R$ 5,4 milhões em todo o estado, com recursos do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Agricultura e Pesca (Sedap).
A palma forrageira teve o cultivo prejudicado na região devido à praga ‘cochonilha’ e agora, com o plantio, irá beneficiar a agricultura da região, fornecendo energia, água e vitaminas para rebanhos.
O plantio deve iniciar ainda em novembro e após cerca de um ano, a palma será distribuída para os agricultores. Soledade possui o 4º maior rebanho de cabras da Paraíba, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o secretário de Agricultura da cidade, Miranda Neto, a planta escolhida é do tipo ‘orelha de elefante’ e além de servir à caprinocultura, poderá alimentar bovinos, cavalos e éguas.
“Nossa região acaba sofrendo com a seca e apesar da palma ser acessível, seu cultivo requer detalhes técnicos. Vamos garantir seu desenvolvimento e dar assistência para que futuramente, os produtores também iniciem o processo de cultivo”, pontuou.
Para que o projeto acontecesse, o investimento foi de R$ 5,4 milhões – valor necessário para a plantação da forrageira em 136 cidades paraibanas, que requer ainda a aquisição do kit de irrigação fotovoltaica e a manutenção da plantação ao longo dos 15 meses de seu cultivo.
“Estamos muito satisfeitos por colaborar diretamente com os produtores. Esse plantio irá beneficiar principalmente nossos agricultores e seus animais, que acabam sendo impactados pelo período de seca. Após esse cultivo inicial, vamos distribuir para todos eles, que poderão manejar as plantas e alimentar os rebanhos. Com certeza, é um grande avanço”, comemorou o prefeito, Geraldo Moura Ramos.