Politíca
Com 500 mil paraibanos na pobreza extrema, Tovar defende que Estado garanta renda e emprego
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) defendeu durante discurso na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que o Governo do Estado trabalhe para garantir renda e emprego para os paraibanos. Segundo estudos sociais e econômicos da Fundação Getúlio Vargas, hoje 500 mil paraibanos estão classificados na condição de pobreza extrema e não conseguem sequer fazer as três refeições do dia.
“Essas pessoas estão nas ruas, nos sinais, nos viadutos, nas portas das igrejas do sertão, na saída dos supermercados e muito mais próximo de mim e vocês, senhores deputados, do que imaginamos. Tenho observado o governador no périplo quase que eleitoreiro percorrer o estado inaugurando restaurante popular, iniciativa louvável e mais que obrigação da gestão pública. Mas é preciso dizer ao governador que somente o discurso não está matando a fome do povo do nosso estado. O povo precisa de renda e de emprego”, defendeu o deputado.
Dados mostram que nos últimos dois anos a pobreza da Paraíba aumentou 4%. Passou de 41,2% para 45,2%. Significa quase metade do estado distante da dignidade. A pobreza extrema, aquela com requintes de ainda mais crueldade chega a quase 14% na Paraíba. Somados esses números, são 59% de paraibanos pobres. “Por isso, o estado precisa esquecer de debater as eleições do próximo ano e lembrar de quem não comeu ontem, nem tem o que comer amanhã”, disse.
Diante dessa realidade, o deputado tem defendido que a Paraíba apresente aos paraibanos um Plano da Retomada. Precisamos levantar dessa crise e encontrar juntos o caminho da superação. Diante disso, Tovar destacou que os estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Piauí, e quase todos os estados do Nordeste e do País já reuniram seus técnicos e seus agentes públicos para apresentar a retomada econômica, a estratégia de gerar emprego no pós-pandemia.
“Ao governo da Paraíba falta, além de sensibilidade, a força de mobilização para junto com todos os outros poderes e agentes sociais protagonizar uma verdadeira retomada de comida no prato, emprego e carteira assinada. Não é hora, senhor governador, de lotear os espaços de sua reeleição! Enquanto isso, existem 500 mil pessoas passando fome noite e dia no estado que o senhor governa. Ao invés de convocar a classe política para discutir eleição, convoque esta casa, convoque os prefeitos e vamos juntos criar o plano da retomada do emprego, do investimento e da Paraíba forte como nosso povo merece”, afirmou Tovar.