CIDADE
Prefeitura de Conde junto com Energisa regulariza rede elétrica da Capadócia e beneficiou cerca de 200 famílias da localidade
Para os moradores da comunidade Nova Canaã (Capadócia), em Carapibus, tiveram um Natal iluminado e irá ter um ano novo de luz. É que a Prefeitura do Conde em parceria com a ENERGISA, concluíram o projeto de regularização da rede elétrica das 215 unidades consumidoras da comunidade.
O projeto de regularização da rede elétrica da comunidade foi iniciado em julho deste ano, com a atuação da prefeitura no mapeamento da área e a regularização dos terrenos utilizados pelos moradores na época da construção das residências. Após a conclusão da atuação da prefeitura, representantes da concessionária realizaram a visita técnica ao local, para elaborar o planejamento das ações, de forma a atender às necessidades dos moradores.
Com investimentos de cerca de R$ 300 mil, os trabalhos incluíram a expansão da rede, com alocação de 90 postes e aproximadamente três quilômetros de rede. A obra incluiu, ainda, a instalação de padrões de energia para as ligações de todas as moradias que tiveram o terreno regularizado. Modernos e instalados de acordo com as normas de segurança, os padrões são compostos por caixa de medidor, eletrodutos, fios, disjuntor e demais componentes imprescindíveis para que a energia elétrica chegue até a unidade consumidora. Todo o investimento foi feito pela Energisa, sem custo para os moradores.
“Todas as ações da Energisa têm como objetivo garantir que as pessoas tenham acesso ao serviço de energia elétrica de forma segura, sem riscos à comunidade e ao sistema elétrico. Sendo assim, através desse projeto, os moradores estão seguros quanto à regularidade e qualidade no fornecimento e medição do consumo de energia, evitando prejuízos e perigos decorrentes de ligações irregulares. Agora, as residências possuem seus fornecimentos adequados e passam a receber as faturas em nome de seu proprietário”, comemorou o gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Felipe Costa.
A iniciativa beneficia diretamente cerca de 200 famílias, que viviam com instalações consideradas inadequadas, feitas pelos próprios moradores da comunidade. A prefeita Karla Pimentel comemorou a conquista lembrando que há muito tempo a comunidade reivindicava esse pleito. “Ser reconhecido como cidadão, o que era impossível para alguns, hoje, torna-se realidade. Estou muito feliz em fazer parte desse projeto magnífico. Nosso povo agora vai ter mais conforto neste final de ano”, destacou a prefeita Karla Pimentel.
Todo o processo e acompanhamento da obra foi realizado em parceria com a Prefeitura do Conde e contou, ainda, com a atuação do deputado estadual, Eduardo Carneiro. Os moradores da localidade também puderam acompanhar cada etapa da execução do projeto.
REGULARIZAÇÃO
A Energisa realiza um intenso trabalho de regularização das comunidades de menor poder aquisitivo. De acordo com o gerente Felipe Costa, as redes elétricas irregulares, além de colocarem em risco a vida de todos os moradores da localidade e ainda impactam na qualidade da energia dessas residências. “Nossa intenção é que todas as comunidades da Paraíba estejam regularizadas. Além de oferecer uma energia segura e de qualidade para todos, a regularização da rede elétrica ainda traz o benefício da Tarifa Social para aqueles que atendem aos requisitos”, explica Felipe.
Para realizar esse processo, entretanto, é necessário regularizar os terrenos utilizados pelos moradores das casas construídas. Após a conclusão desse processo, a Energisa passa a ter autorização e condições de expandir a rede elétrica da localidade e instalar os medidores dos moradores, além de substituir as redes clandestinas por redes padronizadas e seguras. “A segurança dos moradores é a nossa prioridade e não medimos esforços para oferecer às comunidades o acesso à energia segura e com qualidade”, finalizou o gerente da Energisa, Felipe Costa.