CIDADE
Princesa é o primeiro município da Paraíba a garantir o novo piso nacional dos ACSs e ACEs
O prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira (Cidadania), se antecipou as discussões sobre o novo piso nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias encaminhando para a Câmara Municipal um projeto regularizando a nova remuneração da categoria no valor de R$ 1.750,00. A matéria já foi aprovada pelos vereadores e deve ser paga aos profissionais do município a partir de janeiro de 2022.
Pereira ressaltou o histórico de luta e mobilização dos agentes de saúde em busca de garantias na legislação para a atuação da categoria e reforçou a importância dos profissionais no combate às endemias nos últimos 30 anos no Brasil. “Nos adiantamos para garantir um direito dos agentes que estão sempre na linha de frente contribuindo para redução da mortalidade infantil e materna e sobretudo, no monitoramento de grupos de risco e na prevenção de doenças de modo geral”, destacou.
O presidente Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde em Princesa Isabel, Nequinho Rodrigues, comemorou a antecipação feita pelo prefeito Ricardo Pereira. “Recebemos essa aprovação pela Câmara do projeto que regulamenta o pagamento do novo piso com muita alegria e satisfação. O prefeito passou na frente e garantiu esse nosso direito, deixando muita gente pela Paraíba admirada. Acredito que Ricardo tenha sido o primeiro prefeito do Brasil a garantir esse novo piso. Isso é uma prova de confiança que o gestor tem para com a categoria”, observou.
A garantia para pagamento do novo piso salarial da categoria agora depende dos senadores na análise do veto do presidente Jair Bolsonaro. O veto já foi derrubado pelos deputados na Câmara e guarda votação pelo Senado.
Os agentes comunitários de saúde fazem parte da estratégia de saúde da família. Eles são formados pelas próprias comunidades e nelas atuam, tendo uma relação mais próxima com determinada localidade.