ECONOMIA
Veja como consultar “dinheiro esquecido” em bancos com a nova plataforma do BC
Após problemas por demanda de acessos acima do esperado, novo site do Sistema Valores a Receber (SVR) vai entrar em funcionamento no dia 14 de fevereiro
O Banco Central (BC) anunciou, na segunda-feira (7), a criação de um novo site para o Sistema Valores a Receber (SRV), que permite aos cidadãos e empresas consultar “quantias esquecidas” em contas nos bancos ou em outras instituições financeiras.
O novo site entrará em funcionamento no dia 14 de fevereiro.
Caso o usuário confirme que tem valores a resgatar, receberá uma data para reconhecer a quantia desses valores e para solicitar a transferência a partir do dia 7 de março.
Para iniciar a consulta, é preciso que o cidadão tenha uma conta no site do governo e utilize seu CPF ou CNPJ. Veja abaixo no passo a passo:
Crie uma conta no Gov.br
Ter uma conta no login no Gov.br é necessário para solicitar os recursos financeiros, segundo o BC.
Para fazer o cadastro gratuito, basta acessar o site pelo link acima ou pelos aplicativos da plataforma, que podem ser baixados tanto pelo Google Play, para usuários de Android, quanto pela Apple Store, para usuários de iPhone.
A conta gov.br tem três níveis de segurança e acesso: bronze, prata e ouro.
Após instalar o app ou entrar no site, o cidadão passará por algumas etapas, como reconhecimento facial, disponibilização do CPF e criação de uma senha.
Para conseguir resgatar o dinheiro, o indivíduo deverá ter uma conta nível prata ou ouro, que oferecem mais segurança digital.
Acesse o novo site do SRV
Após criar uma conta nível prata ou ouro no gov.br, o cidadão já está apto e pode acessar o novo site do Sistema Valores a Receber (SRV).
Assim que acessar a página, será requerido a confirmação da identidade por meio de um CPF ou CNPJ.
Logo após o cidadão fornecer os números, a plataforma vai consultar seus dados e informar se existem valores a serem resgatados em bancos ou instituições financeiras.
Caso a sinalização seja positiva, o sistema vai fornecer uma data para que o indivíduo volte ao site para saber os valores disponíveis e pedir a transferência do dinheiro.
Importante ressaltar que, depois que o usuário acessar o sistema, o BC pode pedir para que ele indique uma forma de transferência do pagamento, como uma chave Pix.
Caso a pessoa perca a data informada, o BC comunicou que é possível acessar o site novamente em outro dia, e o sistema vai informar uma nova data para retorno.
Cuidados
Para evitar passar os dados a golpistas e não cair em fraudes, o Banco Central elencou alguns pontos de alerta aos cidadãos que desejarem consultar os possíveis valores esquecidos.
O único site para consulta e solicitação desse dinheiro é já mencionado acima: valoresareceber.bcb.gov.br. Qualquer outro site com URL diferente não é o verdadeiro.
Além disso, o Banco Central não entra em contato nem envia links para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.
Nenhuma pessoa está autorizada a entrar em contato com qualquer cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
O único caso em que podem entrar em contato com o usuário ocorre caso ele não tenha informado uma forma de transferência para o pagamento. Neste caso, a instituição financeira que ele escolher vai entrar em contato para viabilizar a transferência.
Ainda neste caso, a instituição financeira não pode pedir para ser confirmado qualquer dado ou senha.
O BC também reforça que não é prudente entrar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
Por fim, a entidade monetária ressalta que não é necessário realizar qualquer pagamento para ter conhecimento da quantia de dinheiro esquecido ou para resgatar os valores. Caso algum site ou alguma pessoa solicite isso, é golpe.