CIDADE
Em Soledade, medidas sanitárias ajudam a reduzir transmissão da ômicron
Com 115 casos ativos da covid-19 registrados pela Secretaria de Saúde, o município de Soledade registrou a primeira redução de ocorrências desde o surgimento da variante ‘ômicron’. Neste mês de fevereiro, a cidade chegou a ter, por dia, o diagnóstico de 40 casos, número muito acima do registrado no boletim da última quinta-feira (17), que apontou apenas 13 novas ocorrências.
De acordo com o prefeito do município, Geraldo Moura Ramos, a gestão tem tomado medidas sanitárias para evitar a transmissão do vírus e conter uma nova onda da doença. Entre as providências tomadas, estão a redução do horário de funcionamento de estabelecimentos e diminuição do público; proibição de eventos e festas na cidade e uso obrigatório da máscara facial em todo o território. As resoluções foram divulgadas em decreto municipal, que foi renovado na terça-feira (15).
A fiscalização em relação ao cumprimento das medidas é feita pela Vigilância Sanitária, juntamente com a guarda municipal, que visita os pontos comerciais e aplica notificação e multas quando há descumprimento das normas.
Diretora do órgão no município, Sabrina Lima, explica que as medidas foram fundamentais para a redução dos casos, incluindo a testagem em massa da população. “A partir do diagnóstico de casos suspeitos conseguimos avançar para que o isolamento seja cumprido. Contamos com o apoio dos profissionais da atenção básica – agentes comunitários de saúde – para o auxílio no monitoramento dos casos confirmados”, explica.
Prevenção entre os servidores – A diretora ressalta que para reduzir as chances de contaminação entre os trabalhadores da administração pública, houve redução dos horários de alguns setores, testagem entre os empregados e afastamento imediato dos contaminados.
Adesão da população – Parte da população ainda resiste às medidas de contenção ao vírus, o que pode contribuir para o aumento dos casos. Sabrina Lima detalha que a vigilância tem orientado a população e buscado conscientizar sobre a importância de seguir aos regulamentos para evitar que haja um novo aumento de ocorrências.
Boletim – Até a última quarta-feira, Soledade registrou 2.068 casos da covid-19 desde o aumento da covid-19, sendo 115 ativos; 1.933 recuperados; 3.790 descartados e 20 mortes pela doença.