CIDADE
Soledade deve receber roteiro de Cicloturismo
Rotas especiais que apresentam as belezas e serras de Soledade, com direito a passaporte para ser carimbado e pontos para fotografia. A Prefeitura do município planeja a implantação do ‘cicloturismo’, uma tendência que tem ganhado cada vez mais força ao unir turismo, lazer e prática de esportes.
O projeto já está em andamento e contará com a parceria de uma empresa privada, que mapeará os pontos, traçar as rotas e preparar os espaços que vão compor a experiência de quem escolher fazer um pedal enquanto conhece alguns lugares de Soledade.
O município já se destaca na Paraíba quando o assunto é ciclismo: Soledade sedia etapas da Maratona Cabra da Peste, que são válidas nacionalmente e tem a supervisão da Federação Paraibana de Ciclismo (FPC). Todo ano, ciclistas do país todo vão até a cidade e aproveitam as serras, que proporcionam vistas que se destacam em subidas íngremes.
As rotas traçadas serão autoguiadas, com sinalização intuitiva, de forma que o ciclista consiga informações de onde vem e para onde vai, percorrendo o caminho de forma independente e segura. Secretário de Turismo do município, Raphael Almeida ressalta que serão criados diferentes circuitos na zona rural, apresentando todo o potencial turístico da cidade. “Vamos mostrar nossos biomas, paisagens, caatingas, nossa cultura, nossa história”, pontua.
O projeto também irá contemplar o empreendedorismo do município e suas potencialidades, incluindo a produção diversificada de queijo. Empreendedores e produtores rurais serão integrados nas rotas dos ciclistas, que poderão conhecer os ateliês e os diferentes tipos de laticínios feitos.
O turismo científico pode entrar na rota. Soledade abriga a Fazenda Pendência, local que é referência na criação de ovinos e caprinos, além de pesquisa e melhoramento genético da palma forrageira, que têm o acompanhamento da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). O local também possui projetos em andamento para se tornar um Centro de Vivência e Experiências e ofertar acomodações.
A área rural também foi palco da gravação da supersérie ‘Onde Nascem Os Fortes’, trama nacional que utilizou o local em Soledade. O município tem se destacado pela produção de filmes e o estímulo à sétima arte e conta com mais de 15 produções cinematográficas gravadas, a maioria realizada por artistas locais.
O prefeito Geraldo Moura Ramos destaca que a iniciativa irá projetar Soledade em todo o Estado e fortalecerá o desenvolvimento, que será aquecido através do turismo. “Investindo no turismo iremos garantir a visibilidade a nossos produtores de queijo e artesãos, além de movimentar nossa rede hoteleira, restaurantes. Toda uma cadeia produtiva será estimulada”, pontuou.