Connect with us

Educação & Cultura

Como trabalhar a cultura digital integrada à área de Linguagens no Novo Ensino Médio

Uma das dez competências gerais da BNCC, a cultura digital se refere às mudanças provocadas pela tecnologia na forma como produzimos e consumimos cultura

Sobre a tela iluminada, dois polegares se movimentam com agilidade ao digitar no teclado minúsculo do celular: “Oi, td bem com vc? A gnt pode se ver no fds? Flw :)”. Abreviações de “tudo”, “você” e “final de semana”, gírias e emojis – pequenas imagens ou ícones que substituem palavras na comunicação virtual – são algumas características da linguagem das redes sociais e de aplicativos de troca de mensagens instantâneas. 

Tais formas de comunicação são cada vez mais comuns no dia a dia de jovens e adolescentes, tão antenados à cultura digital, uma das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que pauta o currículo do Novo Ensino Médio, que começa a ser implementado este ano. 

A partir dessa afinidade, o professor de Língua Portuguesa Luiz Fernando Lopes encontrou o gancho ideal para trabalhar variação linguística com seus alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cônego Jonas Taurino, localizada na periferia de Olinda (PE), e ajudá-los a ter um bom desempenho na redação do último Enem. 

Após explicar o conceito de que a língua é um organismo vivo e mutável, que se adapta às situações comunicativas, o docente apresentou exemplos de variações linguísticas e traçou um paralelo entre a linguagem formal e a informal. Em seguida, pediu aos alunos que abrissem um diálogo qualquer no WhatsApp ou no Instagram, os aplicativos mais utilizados pela turma, e transcrevessem no caderno a conversa exatamente como estava no celular. 

A próxima etapa foi pegar um modelo de redação do Enem. Ao abordar cada uma das cinco competências avaliadas na prova, Luiz Fernando mostrou aos alunos que, na produção de texto para aquele contexto, a linguagem é completamente diferente daquela utilizada no universo da internet. “Quis chamar a atenção deles para o fato de que era preciso estarem atentos à redação, pois, se trouxessem para o texto recursos como abreviaturas, gírias e afins, iriam se prejudicar em relação à primeira competência da redação, que avalia o domínio da norma padrão da língua portuguesa”, explica. 

Linguagem e suas Tecnologias no universo digital

A atividade desenvolvida pelo professor Luiz Fernando Lopes é apenas um exemplo de como é possível trabalhar em sala de aula a cultura digital que, de acordo com a BNCC, refere-se, principalmente, “às mudanças provocadas pela tecnologia na forma como produzimos, consumimos e transformamos a cultura”. Mas como abordar esse conceito integrado à área de Linguagens e suas Tecnologias, uma das quatro áreas do conhecimento da Base e que abarca Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física e Arte? 

Durante a aula, o professor Luiz Fernando Lopes utiliza como exemplo um celular para apresentar os conceitos a um aluno.
A afinidade dos jovens com o ambiente digital pode ser um bom gancho para refletir sobre novas formas de produzir sentidos

A sétima competência específica dessa área aponta a necessidade de “mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva”.

De acordo com o documento, essa competência específica diz respeito às práticas de linguagem em ambiente digital. Neste cenário, no Novo Ensino Médio os jovens precisam ter uma visão crítica, ética e estética, e não somente técnica das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) e de seus usos.

Patrícia Oliveira, professora de Língua Portuguesa na Escola Técnica Estadual Cícero Dias – NAVE, em Recife (PE), afirma que há milhões de possibilidades de tratar cultura digital no componente curricular. “O que é necessário é a criatividade do professor e o incentivo ao protagonismo do aluno”, enfatiza. 

Para ela, o jovem não deve ser apenas consumidor compulsivo, mas tornar-se criativo e crítico dessas novas tecnologias, ser produtor de conteúdos, reconhecendo valores para a sua formação cidadã e atuação em uma sociedade moderna.

Dentre os projetos desenvolvidos utilizando esse princípio, ela destaca o “Memes Fabulosos”, uma proposta de intergenericidade com fábulas e memes, criando assim um novo gênero midiático, que foi veiculado nos perfis do Instagram dos estudantes e da escola. A prática está sistematizada em um guia digital, feito por e para educadores, que reúne metodologias inovadoras desenvolvidas nas escolas do NAVE no Recife e no Rio de Janeiro (RJ). “Os estudantes vivenciam a competência [cultura digital] de forma muito natural e intuitiva, uma vez que já faz parte da rotina deles, pois se comunicam por meio dela o tempo todo: recebem várias informações relacionadas à família, ao bairro e à sociedade, ao mesmo tempo que produzem diversos conteúdos, como comentários, fotos, vídeos e figurinhas”, avalia. 

Cidadania digital e suas interações

Doutora em Tecnologia Aplicada à Educação, Walquiria Castelo Branco Lins avalia que “é preciso, sobretudo, compreender o significado da cultura digital e a complexidade das interações, que não acontecem apenas entre humanos, mas entre algoritmos inteligentes, sensores e outros atores técnicos que induzem nossas ações, pensamentos e comportamentos”. 

A pesquisadora explica que, ao falar da cultura digital no contexto social dos dias atuais, é necessário destacar dois pontos primordiais. O primeiro é que essas interações impactam diretamente o conceito de cidadania, não mais restrito ao espaço público e físico da cidade. O segundo é a “caixa de Pandora” aberta pela pandemia, em termos de emergência climática e desafios sociopolíticos. “Cada nação reagiu aos danos de forma diferenciada e relacionada à estruturação da infraestrutura tecnológica, de saúde, educação etc. A cultura digital é geral, diversa e local, e precisamos compreendê-la de maneira contextualizada”, diz. 

A BNCC dá sustento a esse posicionamento. Entre os fundamentos básicos da área de Linguagens e suas Tecnologias aparece, por exemplo, a necessidade de ofertar uma formação voltada a possibilitar uma participação mais plena dos jovens nas diferentes práticas socioculturais que envolvem o uso das linguagens, mas não só. 

A Base pontua que não se trata de substituição ou de simples convivência de mídias, mas de levar em conta como a coexistência dessas mídias transformam as próprias mídias e seus usos e potencializam novas possibilidades de construção de sentidos. Ao alterar o fluxo de comunicação de “um para muitos” – como na TV, rádio etc. – para “de muitos para muitos”, as possibilidades advindas das TDIC permitem que todos sejam produtores em potencial. 

“As habilidades centrais do universo digital são de linguagem, como compreensão, produção e recepção de um texto, ou até discernimento de fato ou fake. O que quero dizer é que, majoritariamente, estar conectado é estar interagindo via linguagens”, diz Marcella Abboud, professora do Ensino Médio e coordenadora de Língua Portuguesa na Sant’Anna International School, em Vinhedo (SP). 

Junto a um grupo de alunas, o professor Luiz Fernando Lopes apresenta no computador, elementos importantes para a comunicação digital.
No Novo Ensino Médio, os jovens precisam ter uma visão crítica, ética e estética, e não somente técnica das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Em 2020, durante o isolamento social, Marcella convidou a turma do 2º ano a criar um livro digital para ajudar alunos de uma escola pública a desenvolver a leitura de A Falência, de Júlia Lopes de Almeida, obrigatória para o vestibular da Unicamp. O e-book nasceu de uma proposta guiada de resenha, com diversos aspectos da obra – tema, gênero e estrutura –, de modo que cada aluno resenhou um aspecto a partir de fragmentos selecionados pela professora. 

Todas as etapas foram feitas de forma colaborativa via Google Documentos. “Trabalhamos ainda letramento digital, responsabilidade social, no sentido de apoiar quem não teve acesso à escola, empatia e colaboração”, completa. O resultado ficou tão bom que virou um e-book gratuito. 

Cultura digital no ensino da Língua Inglesa

A cultura digital também não poderia estar mais presente no ensino da Língua Inglesa, afinal, é por meio dela que, na maioria dos casos, a tecnologia se manifesta. “O inglês é a língua da tecnologia e, sendo assim, os alunos já são inseridos no idioma antes mesmo de chegarem à sala de aula para estudar”, defende Patrícia Vergara, professora de Língua Inglesa do Ensino Médio da Escola Estadual João Ramalho, em São Bernardo do Campo (SP). 

Essa ideia, de acordo com a educadora, pode ser o primeiro passo para o professor deste componente curricular tornar significativo o aprendizado do idioma, uma vez que pode iniciar o planejamento considerando o interesse dos jovens por redes sociais, aplicativos e videogames, dentre outros elementos.  

“O que se observa, muitas vezes, são alunos que entendem alguns gêneros [textuais] e trabalham com eles com maestria, lendo ou escrevendo, mesmo antes de isso acontecer na escola. Memes, posts e tweets são coisas que eles já fazem normalmente, mesmo que não reflitam sobre isso. Assim, o papel do professor muitas vezes não é o de ensinar como faz, mas o de promover análise, reflexão e debate sobre as consequências advindas desses gêneros”, diz. 

Patrícia viu isso na prática quando propôs uma atividade cujo objetivo era abordar o gênero mensagem de texto. Para isso, primeiro fez uma análise entre as diferenças de mandar uma carta, algo que os adolescentes quase não conhecem, e um e-mail. Em seguida, tratou das diferenças entre enviar um e-mail e uma mensagem via WhatsApp. 

Depois de levantar uma série de discussões sobre as diversas formas de escrever uma mesma mensagem para diferentes canais e as transformações nas maneiras de se comunicar até chegar aos dias de hoje, a professora entregou uma tabela de abreviações comuns, em inglês, para que os alunos “traduzissem” para a linguagem formal um texto que haviam escrito antes. Em grupos, eles tiveram que decodificar, por exemplo, “u” (“you” ou “você”, em português). 

A última etapa da atividade consistiu em apresentar à turma uma situação-problema em que os estudantes tiveram de enviar entre si a mesma mensagem por e-mail e por WhatsApp, de formas diferentes e em inglês. “O ideal é sempre trazer para a prática, colocar a mão na massa, sair da teoria, ir além dos materiais didáticos. Os jovens gostam de se sentir desafiados na medida certa. Assim, é importante que os professores sempre planejem suas aulas de acordo com a realidade de sua escola e de cada turma”, defende Patrícia.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Reforma Tributária: O que muda para o agronegócio com as novas regras?

Nacional11 horas ago

Equipe econômica enfrenta rachas e desafios internos no governo Lula

Esporte12 horas ago

Arrascaeta sobre retorno ao Flamengo: ‘Não me sinto bem na parte física’

Esporte12 horas ago

Whittaker se diverte com Adesanya, zomba de Poatan e recusa luta nos meio-pesados: ‘Nem pensar!’

Esporte12 horas ago

F1: Equipe de gerenciamento de Verstappen nega rumores de ida para Aston Martin

Esporte12 horas ago

Treinador do Auto quer surpreender no BotAuto e projeta Doido de Mandacaru como titular

Saúde12 horas ago

Entenda o que é o vírus respiratório responsável por surto na China

Saúde12 horas ago

Entenda o que é enfisema pulmonar, doença diagnosticada em David Lynch

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Imagem impressionante de astronauta reúne Terra, Via Láctea e satélites

Educação & Cultura12 horas ago

Sisu 2025: Veja 5 dicas para aumentar a chance de conquistar uma vaga

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Teste do Google ameaça jornalismo e democracia, dizem editores na Europa

ECONOMIA12 horas ago

Lula sanciona 1ª parte da reforma tributária; IVA pode ter maior alíquota do mundo

Educação & Cultura12 horas ago

Novo programa para professores com bolsa de R$ 1.050 e valor extra

Segurança Pública12 horas ago

Comunicado geral para todos que conduzem veículos em 2025

ECONOMIA12 horas ago

Saiba como verificar seu CPF gratuitamente no SPC e Serasa

ECONOMIA12 horas ago

INSS pode suspender benefício por falta de saque do pagamento

ECONOMIA12 horas ago

Dólar fecha em R$ 6,06 e Bolsa sobe, com posse de Trump e entrevista de Haddad no radar

Nacional12 horas ago

Moraes manda PF ouvir governador sobre conversas entre Bolsonaro e Valdemar

Nacional12 horas ago

Aliada de Janja é demitida da Secom e estrategista das redes de João Campos assume

Nacional13 horas ago

Onze anos depois da Lava Jato, uma nova investigação aterroriza políticos em Brasília

Nacional13 horas ago

Comitiva para posse de Trump terá 21 deputados; veja quais são

Nacional13 horas ago

PT de Minas intensifica ‘fritura’ para impedir que Pacheco vire ministro

Saúde13 horas ago

Brasil registra mais mortes por dengue do que por covid-19 em 2024

Nacional13 horas ago

Haddad culpa Bolsonaro pelo vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix

Segurança Pública13 horas ago

Novo Comitê criado por Lewandowski Irá Monitorar o Uso da Força por Polícias no Brasil

Internacional13 horas ago

Oposição irá se reunir com conselheiro de Trump que se manifestou sobre a “liberdade do Brasil”

CIDADE13 horas ago

Contribuinte de João Pessoa pode antecipar pagamento do IPTU e TCR 2025 a partir de segunda-feira

CIDADE14 horas ago

Prefeitura de João Pessoa realiza ação de fiscalização nas praias para combater poluição sonora

ESTADO14 horas ago

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 e reforça importância da vacinação para controle epidemiológico

ESTADO14 horas ago

Vigilância Sanitária vai fiscalizar manuseio e preparo de alimentos em catamarãs que atuam na costa da Paraíba

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura14 horas ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde14 horas ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional14 horas ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional14 horas ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte16 horas ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional2 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde2 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA2 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde4 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde4 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br