Connect with us

Judiciário

STJ: Definição de regime de bens em união estável por escritura pública não retroage

Por maioria de votos, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça – STJ concluiu que a definição de regime de bens em união estável por escritura pública não retroage. O entendimento é de que a escolha do regime de comunhão de bens em uma união estável por contrato escrito produz efeitos ex nunc, e cláusulas que estabeleçam a retroatividade desses efeitos são inválidas.

A Corte deu provimento a um recurso especial para reformar acórdão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso – TJMT. Em segundo grau, o entendimento havia sido pela retroatividade da escolha do regime de comunhão de bens feita pelo casal.

No caso dos autos, os companheiros oficializaram a união estável em janeiro de 2008, com definição do regime de separação total de bens. O documento incluiu cláusula segundo a qual seus efeitos retroagiriam desde a data em que passaram a morar juntos, em maio de 2000.

Após a separação, um deles pediu a partilha igualitária dos bens e ajuizou ação para anular a parte do contrato de união estável que previa a retroatividade do regime nele estabelecido. A demanda foi julgada improcedente pelas instâncias ordinárias.

Para a Quarta Turma do STJ, a definição de um novo regime durante o curso da união estável altera a situação de comunhão parcial de bens – motivo pelo qual não pode retroagir. Segundo o ministro Antonio Carlos Ferreira, relator do caso, “no período anterior à celebração do contrato, deve vigorar o regime legal da comunhão parcial de bens”.

A posição do relator foi acompanhada pelos ministros Luís Felipe Salomão, Marco Buzzi e Maria Isabel Gallotti. A ministra acrescentou em voto-vista que a alteração do regime de bens durante a união estável depende de autorização judicial, nos moldes do que prevê o § 2º do artigo 1.639 do Código Civil.

Para o ministro Raul Araújo, que teve voto vencido, se a união estável se iniciou e perdurou até o momento em que, pela primeira vez, o casal decide adotar um regime de comunhão de bens, então não se trata de alteração do mesmo. Logo, é possível conferir efeitos retroativos a essa posição.

AREsp 1.631.112

“Decisão vai contra os desejos e a boa-fé da maioria”, diz especialista

A tabeliã de notas Priscila Agapito, diretora nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, lembra que o entendimento já vinha sendo aplicado há algum tempo nos tabelionatos brasileiros, e avalia a decisão com reservas. “Ao levar em conta a minha experiência de mais de 20 anos na lida diária com esses casais (que celebram este tipo de pacto no cartório), sinto que a decisão vai contra os desejos e a boa-fé da maioria deles.”

“A união estável é situação de fato. A lei sempre previu a informalidade e é assim que a maioria dos casais vive. Ao perceberem que há a necessidade de formalizarem a relação por um contrato, por qualquer motivo que seja (uma inclusão no plano de saúde, no clube, ou em uma previdência) são surpreendidos ao dizermos pra eles que só podem pactuar daqui para frente, que o regime livremente escolhido (maioria das vezes o da separação total de bens) só poderá valer doravante”, explica a especialista.

Priscila destaca que a lei não exige contrato escrito, mas exige advogado para a dissolução. “Na cabeça do povo leigo, é um contrassenso. Eles sempre se assustam quando dizemos isso. Pois, atualmente, não há muita diferença palpável entre a união estável e o casamento.”

“Essas novidades do CPC de 2015 não foram ainda bem assimiladas pela população. Posso garantir que em 90% dos casos não existe nenhuma má-fé do casal ao querer definir o regime retroativamente. É apenas por uma questão de segurança jurídica que desejam isso. Contudo, não podemos mais vender isso no tabelionato”, detalha a tabeliã.

Liberdade efetiva de escolha

Segundo a especialista, a saída encontrada por muitos casais é fazer um instrumento particular com data retroativa, “perfazendo uma indesejável fraude”. “Não seria muito mais lógico que houvesse liberdade efetiva de escolha? Com consequências práticas de ineficácia apenas em casos comprovados de fraude a terceiros?”, questiona.

Ela acrescenta: “Penso que está na hora de voltarmos um pouco ao tempo em que havia liberdade real de escolha. Neste aspecto, creio que a jurisprudência evoluiu mal, pois despeja na união estável uma série de formalidades que só caberiam no casamento”.

Priscila Agapito prevê um esvaziamento cada vez maior do instituto devido ao excesso de regulação estatal, e um aumento do número de instrumentos particulares, quando existentes, pelos motivos já expostos. “As regras não estão claras no jogo. Como não há um prazo preestabelecido para a configuração da união estável, não há como se dizer, com certeza, quando ela começou.”

“É um requisito subjetivo e empírico. Então, a partir de qual momento se daria a alteração de regime de bens? Toda união estável começa então a ser regida pela comunhão parcial e precisa de alteração judicial para transmutar o regime? Se não é possível frisar qual o primeiro dia de uma união estável e nesse mesmo dia estabelecer o regime desejado, como resolver a questão? Infelizmente, judicializando-a”, avalia a tabeliã.

Para a especialista, “seria muito mais inteligente permitir que o casal, de boa-fé, estabelecesse os parâmetros reais, diante de um tabelião de notas, com a fé pública e os cuidados e seguranças que uma escritura inspira, e, qualquer coisa diferente disso que fosse alegada, posteriormente, seria interpretada como utilização da própria torpeza”.

Tendência que não é nova

Na opinião do juiz Rafael Calmon, membro do IBDFAM, a decisão segue uma tendência que não é nova. “Há muitos anos a Corte já vem decidindo dessa mesma forma, mostrando que o seu entendimento se mostra íntegro, coerente e estável a esse respeito.”

“Ao contrário do que acontece no casamento, na união estável há uma informalidade muito grande. E para que a coisa não descambe para um ‘vale tudo’, deve ter algum regramento”, observa o magistrado.

O juiz ressalta que a lei exige que seja um contrato escrito, mas não exige que seja feito com escritura pública ou que haja um processo. “Não exige nada mais nada menos do que seja um documento escrito, o que quer dizer que pode ser feito por instrumento particular e mesmo no curso de um relacionamento já existente”.

AUTOR

Marco Alves, Advogado

Marco Alves – Advogado e Professor Especialista. Especialista em Direito e Processo Civil, LLM em Direito Empresarial, Pós Graduado em Ciência Política e Docência do Ensino Superior. www.marcoadv.com

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional24 minutos ago

Lula se engraça com censura da China e pede ajuda pra calar rede social

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Espetáculo infantil “O Reizinho Negro” circula em João Pessoa com cinco apresentações gratuitas e acessíveis

ECONOMIA1 hora ago

BRICS: documento defende cidades mais sustentáveis e menos congestionadas

ECONOMIA1 hora ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

ENTRETENIMENTO1 hora ago

QUAL SAMAMBAIA AGUENTA SOL O DIA TODO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

ONDE SE ACREDITA HAVER GELO NA LUA?

ENTRETENIMENTO1 hora ago

QUE PREDADORES SÃO DESORIENTADOS PELO TRUQUE VISUAL DAS BORBOLETAS?

Educação & Cultura1 hora ago

QUAL AGOSTINIANO FAMOSO ESTUDOU GENÉTICA?

CIDADE2 horas ago

Prefeitura lança campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

ENTRETENIMENTO2 horas ago

DIANA MIRANDA APRESENTA NESTA SEXTA-FEIRA(16), O SHOW “SAMBA DE CASA”, N O CAFÉ DA USINA, COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE RENATA ARRUDA, NATHALIA BELLAR E MEIRE LIMA

Saúde2 horas ago

Relatório revela impacto da Covid-19 sobre crianças em países desenvolvidos

Segurança Pública2 horas ago

Descontos não autorizados já podem ser contestados via Meu INSS ou ligação para 135

CIDADE2 horas ago

Prefeitura capacita profissionais de Atenção Primária para estratificação de risco e elaboração do plano de parto

Judiciário2 horas ago

OAB inicia maior campanha de vacinação contra a gripe na Paraíba nesta quinta 

Educação & Cultura2 horas ago

Professores da Rede Municipal participam da formação de abertura do Projeto Cordel na Sala de Aula

Saúde2 horas ago

 Quase 90 mil crianças foram internadas na Região Nordeste por falta de saneamento

Nacional2 horas ago

PEC propõe fim da reeleição e mandatos únicos de 5 anos; senadores podem ter até 10 anos de mandato

ESTADO4 horas ago

Volume de serviços na Paraíba recua 1,6% em março e tem a 7ª maior queda do país

Politíca4 horas ago

Fraude no INSS: a farra com o dinheiro do povo e o grito de justiça de Cabo Gilberto ecoando do sertão pra Brasília

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Por que música pró-Hitler de Kanye West é ilegal na Alemanha

Internacional6 horas ago

Índia e Paquistão buscam lucros políticos após conflito

Internacional6 horas ago

Japão lidera esforços para desativar minas na Ucrânia

Internacional6 horas ago

Merz: “Forças Armadas alemãs serão as mais fortes da Europa”

Internacional6 horas ago

Argentina vai endurecer regras para migrantes

Internacional6 horas ago

Brasil e Portugal prometem novas contribuições para missões de paz da ONU

Internacional6 horas ago

Missão denuncia detenções “ilegais e perversas” de opositores na Venezuela

CIDADE6 horas ago

Desenvolvimento Urbano: Marmuthe comemora entrega de praça e mais de R$ 30 milhões em investimentos no Geisel

ESTADO7 horas ago

Cagepa leva Van de Educação Ambiental Interativa para Ação Cidadania Democrática em Mamanguape e Ingá

ESTADO7 horas ago

Governo entrega novos kits do Agente Jovem Ambiental em 12 cidades nesta quinta e sexta-feira

ESTADO7 horas ago

Centro Educacional do Adolescente em Sousa recebe ações da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário6 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional11 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública7 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura7 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

ECONOMIA1 hora ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

ENTRETENIMENTO1 hora ago

QUAL SAMAMBAIA AGUENTA SOL O DIA TODO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

ONDE SE ACREDITA HAVER GELO NA LUA?

ENTRETENIMENTO1 hora ago

QUE PREDADORES SÃO DESORIENTADOS PELO TRUQUE VISUAL DAS BORBOLETAS?

Educação & Cultura1 hora ago

QUAL AGOSTINIANO FAMOSO ESTUDOU GENÉTICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura1 dia ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde1 dia ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA1 dia ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

Educação & Cultura5 dias ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional5 dias ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde5 dias ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional5 dias ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde1 semana ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 semana ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 semana ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br