Politíca
Assembleia aprova pedido de Tovar para liberação das águas do São Francisco para Boqueirão e desburocratização para irrigantes
Os deputados estaduais aprovaram dois pedidos feitos pelo deputado Tovar Correia Lima (PSDB) referentes à infraestrutura hídrica na região de Campina Grande. Em um deles, o parlamentar pede ao Governador da Paraíba a adoção de medidas necessárias à assinatura do contrato de alocação de águas da transposição do Rio São Francisco (PISF) para o Açude de “Boqueirão”. No outro, a desburocratização das exigências do Decreto 38.774/2018 (ICMS energia elétrica) impostas aos produtores rurais.
“Os produtores já têm uma isenção, mas precisam de uma desburocratização. Muitas vezes os irrigantes no município de Boqueirão, às margens do açude Epitácio Pessoa, desistem de pedir a isenção do ICMS pela burocratização e, consequentemente, desistem de plantar. Isso acontece por uma falha no sistema público estadual e aí naturalmente as pessoas deixam de gerar emprego e renda, o que é muito ruim para nossa região. É preciso que o Governo do Estado mude essa realidade”, observou Tovar.
Para o deputado, é preciso investir mais nos produtores rurais, observando também a realidade do abastecimento de água na região de Campina Grande. Segundo Tovar, caso o Governo do Estado não assine a alocação das águas do PISF (Projeto Integração da Transposição do Rio São Francisco) para o Açude de Boqueirão junto ao Governo Federal, os produtores podem parar de plantar e Campina pode voltar a correr o risco de ficar sem água nas torneiras.
“Como não tem essa assinatura, isso pode se gerar um problema maior no futuro e, gerando esse problema, não teremos o bombeamento das águas do Rio São Francisco para o açude de Boqueirão. O mais grave é que os irrigantes não terão água para irrigar suas plantações e as águas também não chegarão as torneiras de Campina Grande. Falta tão somente o interesse do governo, mas me parece que o governador se interessa mais nesse momento com campanha eleitoral. Esse problema de infraestrutura hídrica precisa ser resolvido”, afirmou Tovar.