Politíca
PT da Paraíba enfrenta mais uma disputa interna e corre risco de perder única vaga que tem na Câmara dos Deputados
Além da divisão interna que deve colocá-lo em dois palanques nas eleições de outubro próximo, o PT da Paraíba enfrenta agora outra disputa interna “da pesada”, que põe em risco a única vaga, obtida com muito sacrifício, que o partido tem na Câmara dos Deputados.
O atual deputado federal Frei Anastácio enfrenta o ex, Luiz Couto, num embate digno dos enfrentamentos travados pelas diversas “tendências” do PT em defesa de suas redes.
Mesmo com prestígio “em queda” junto à direção nacional, Anastácio conta a seu favor com a estrutura do mandato, que lhe permite levar a campanha a todos os recantos do Estado. De quebra, contabiliza o apoio da ala dissidente, que pretende votar no governador João Azevedo (PSB).
Mesmo sem mandato, A candidatura de Luiz Couto é apoiada pelas direções estadual e nacional. A presidente Gleisi Hofmman até que tenta, mas não consegue disfarçar o desejo de ver o aliado retomar o espaço que já foi seu em Brasília.
Além da estrutura partidária, Couto conta com a ajuda de um “padrinho” todo especial: Lula. O ex-presidente tem estreita ligação com o padre desde a fundação das bases do PT. Não por acaso, nos governos de Lula e Dilma o então deputado federal foi altamente prestigiado, através do amigo e todo poderoso, na época, José Dirceu.
A busca por votos começou antes mesmo da campanha oficial. Mas, os dois concorrentes devem atentar para o coeficiente eleitoral. Sem ele, o PT pode ficar sem deputado e ambos, Anastácio e Couto, sem mandato.