CIDADE
Fabíola Rezende assume mandato na Câmara de João Pessoa após Zezinho Botafogo ir para Secretaria de Esportes
Tendo como principal bandeira a defesa do bem-estar e a luta contra os maus tratos aos animais, a ativista da causa animal Fabíola Rezende vai assumir seu mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A posse, que ocorrerá na segunda-feira (4), em horário ainda a ser definido, acontece depois que o governador João Azevêdo (PSB) nomeou, nessa sexta-feira (1º), o vereador Zezinho Botafogo (Cidadania) como novo titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), do governo da Paraíba.
Lembrando a passagem da ex-vereadora e ecologista Paula Frassinete pela CMJP como pioneira na defesa do meio ambiente, Fabíola Rezende ressalta: “Estou extremamente feliz em poder levar para o plenário do Poder Legislativo pessoense o debate e os temas relacionados à causa animal. Verdadeiramente, sou a primeira parlamentar paraibana eleita, quase que exclusivamente, com o voto da causa animal”.
Além de Paula Frassinete, ela também lembra do vereador campinense Olímpio Oliveira, que há anos vem apresentando projetos voltados à causa animal na cidade de Campina Grande; e do deputado estadual Hervázio Bezerra, que também tem um olhar diferenciado para a causa. “Esses nomes são importantes para a causa. Ninguém faz nada sozinho. Sei que outros vereadores e deputados atuam em favor da causa em matérias pontuais, mas agora a Câmara de João Pessoa tem, de fato, alguém que é da causa”.
“A causa animal está intrinsicamente ligada à saúde pública, à educação ambiental, à mobilidade urbana, ao comportamento humano, às questões sociais e sempre está voltada para uma cultura de paz em meio a sociedade”, explica Fabíola Rezende, mãe de três filhos, natural de Itabaiana (PB) e há 40 anos morando e vivendo na cidade de João Pessoa.
Atendente comercial, a protetora e ativista da causa animal Fabíola Rezende é fundadora e presidente da ong Ajude Anjos de Rua, criada em novembro de 2015 e que atua na Região Metropolitana de João Pessoa (e, quando possível, no interior do estado em alguns casos). A ong hoje congrega milhares de seguidores nas redes sociais, com a atuação e apoio de voluntários da causa animal, e seu foco está no resgate de animais em situação de rua, vítimas do abandono e de maus tratos.
“É claro que vou olhar a cidade como um todo, em todas as áreas e em temas a favor da população da cidade, mas minha bandeira é a defesa intransigente, sensata e republicana das políticas públicas voltadas à causa animal. Essa é minha luta pelos direitos e pelo bem-estar dos animais”, enfatiza Fabíola.
E ela ainda reforça: “Defender esta causa é trabalhar também pela saúde pública; pelo meio ambiente; pela educação; pela segurança pública e no trânsito; pela ação social; pela infraestrutura e planejamento da cidade; pela economia com geração de emprego e renda; pela cultura; e pela paz e a não violência”. Nas eleições de 2020, ela obteve 3.350 votos para a Câmara de João Pessoa.
Nas eleições de 2018, Fabíola disputou um mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ainda pelo Cidadania (ex-PPS), obtendo 6.445 votos. Sem nenhuma estrutura financeira ou logística, ela recebeu votos espontâneos em 118 dos 223 municípios paraibanos. Desses 6.445 votos recebidos, 4.972 foram registrados em João Pessoa, o equivalente a 77,1% do total do seu sufrágio obtido em todo o estado.
Sua primeira candidatura foi nas eleições municipais de 2016, na sua primeira passagem pelo PSB, onde iniciou sua militância política. Ela foi candidata a vereadora na capital paraibana e em um cenário com 502 candidatos a 27 vagas na Câmara Municipal de João Pessoa, Fabíola obteve 1.307 votos.