CIDADE
Nova vereadora será empossada nesta quinta-feira na Câmara de João Pessoa
A nova vereadora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Fabíola Rezende (PSB), será empossada pela mesa diretora nesta quinta-feira (7), na abertura da sessão plenária da Casa, a partir das 9h. O ato de posse foi confirmado e definido pelo presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (Avante) – na foto, à direita.
Na manhã da terça-feira (5), a Câmara aprovou o requerimento e o projeto de resolução de licença do vereador Zezinho Botafogo (Cidadania) – na foto, à esquerda –, que está assumindo a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) do governo estadual. Na mesma sessão, o presidente da Casa fez a leitura do documento de convocação da suplente de vereadora Fabíola Rezende para a cerimônia de posse desta quinta-feira.
Ainda na sessão, os vereadores parabenizaram o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), pela escolha de Zezinho e exaltaram as qualidades do agora novo gestor da Secretaria de Esporte do estado. Todos os vereadores presentes ao Plenário Senador Humberto Lucena fizeram questão de destacar a ligação estreita entre Zezinho Botafogo e o esporte. Para eles, o vereador licenciado carrega nas veias e até no nome político a luta pelos desportistas.
“Comemoro a ascensão de um dos mais atuantes parlamentares na área do esporte de nossa cidade e de nosso estado. O governador João Azevêdo acertou muito nessa escolha”, afirmou Milanez Neto (PV). O vereador Bruno Farias (Cidadania) garantiu que Zezinho fará história, sendo “artilheiro” nas políticas públicas voltadas ao esporte da Paraíba. “Não poderia me omitir sobre essa homenagem que se presta ao esporte da Paraíba ao fazer gestor dessa pasta alguém tão identificado e lutador da causa”, alegou.
O vereador Odon Bezerra (Cidadania) fez um breve relato sobre a trajetória de Zezinho Botafogo, desde sua jornada de Taperoá, no interior da Paraíba, até sua chegada na capital paraibana. “Zezinho consegue pleno êxito em sua trajetória de vida. Um garoto vindo de Taperoá que chega em João Pessoa e vai trabalhar em uma lanchonete no Centro da cidade, onde com sua atenção aos frequentadores consegue se eleger vereador. E agora tem sua luta e sensibilidade voltadas para o esporte reconhecidas ao ser convidado para assumir a pasta dessa área em nosso estado. E ainda mais, traz com sua licença mais uma representante feminina para a nossa Casa, a suplente de vereadora Fabíola Rezende”, apontou.
Zezinho Botafogo agradeceu ao governador João Azevedo pela confiança e pelo convite, e pelas palavras elogiosas dos demais vereadores. “Todos na vida temos desafios e desde a minha juventude nesta cidade que luto pela melhoria de nosso esporte, seja com proposituras ou com emendas ao Orçamento. Mas se não fossem meus pares não teria conseguido tudo isso sozinho. Vou com os pés no chão sobre as dificuldades que me aguardam, mas com a confiança de que vou fortalecer minha luta pelo nosso esporte”, prometeu Zezinho.
Tendo como principal bandeira a defesa do bem-estar e dos direitos e a luta contra os maus tratos aos animais, a ativista da causa animal Fabíola Rezende – considerada a primeira parlamentar paraibana eleita quase que exclusivamente com o voto da causa animal – é fundadora e presidente da ong Ajude Anjos de Rua, criada em novembro de 2015 e que atua na Região Metropolitana de João Pessoa (e, quando possível, no interior do estado em alguns casos).
A ong hoje congrega milhares de seguidores nas redes sociais, com a atuação e apoio de voluntários da causa animal, e seu foco está no resgate de animais em situação de rua, vítimas do abandono e de maus tratos. Evangélica, atendente comercial, casada, mãe de três filhos, natural de Itabaiana (PB) e há 40 anos vivendo na cidade de João Pessoa, a protetora e ativista da causa animal Fabíola Rezende chega à Câmara de João Pessoa aos 47 anos de idade.
“É claro que vou olhar a cidade como um todo, em todas as áreas e em temas a favor da população da cidade, mas minha bandeira é a defesa intransigente, sensata e republicana das políticas públicas voltadas à causa animal. Essa é minha luta pelos direitos e pelo bem-estar dos animais”, enfatiza a nova vereadora.
Nas eleições de 2020, pelo Cidadania, ela obteve 3.350 votos para a Câmara de João Pessoa. Já nas eleições de 2018, Fabíola disputou um mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ainda pelo Cidadania (ex-PPS), obtendo 6.445 votos. Sem nenhuma estrutura financeira ou logística, ela recebeu votos espontâneos em 118 dos 223 municípios paraibanos. Desses 6.445 votos recebidos, 4.972 foram registrados em João Pessoa, o equivalente a 77,1% do total do seu sufrágio obtido em todo o estado.
Sua primeira candidatura foi nas eleições municipais de 2016, na sua primeira passagem pelo PSB, onde iniciou sua militância política. Ela foi candidata a vereadora na capital paraibana e, em um cenário com 502 candidatos a 27 vagas na Câmara Municipal de João Pessoa, Fabíola obteve 1.307 votos.