Educação & Cultura
Para simular cocaína, alunos de vários estados brasileiros cheiram pó de corretivo
Cheirar pó de corretor líquido para imitar cocaína, esta é a nova ‘tendência’ entre alunos de vários estados brasileiros. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram estudantes preparando e depois inalando corretivo – aquele produto utilizado para apagar caneta – em pó.
A ‘modinha’ perigosa já levou a expulsões, processos e à presença de policiais em colégios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Esta prática tem viralizado entre os adolescentes, principalmente entre alunos do ensino fundamental 2 e médio, o ato tem a intenção de imitar a cocaína.
Após a “trend do corretivo” viralizar nas redes sociais, diversas escolas emitiram comunicados alertando sobre as práticas e pedindo que os familiares dos alunos fiquem atentos.
Especialistas contam que cheirar o produto pode causar doenças respiratórias e intoxicação. “A aplicação da camada fina, com secagem e pulverização, para inalação, pode causar problemas pulmonares graves, de obstrução das vias aéreas superiores, irritação da mucosa nasal e agravamento de quadros crônicos, como rinite”, disse o toxicologista Julio de Carvalho Ponce ao jornal Folha de São Paulo.
Fonte: Pleno News