Nacional
Ciro Nogueira diz que Lula é “cabo eleitoral” de Bolsonaro
Ministro fez referência às declarações dadas recentemente pelo petista
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou nesta terça-feira (12) que o ex-presidente Lula (PT) tem atuado como “cabo eleitoral número 1” do presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com Nogueira, tal fato seria motivado pelas declarações polêmicas feitas pelo petista, como o apoio ao aborto e os ataques à classe média.
Apoio ao aborto, MST protagonista, zombar de Deus, ataques à classe média. Cada vez mais Lula abre distância no posto de cabo eleitoral número 1 do presidente Bolsonaro. A nós só resta agradecê-lo por tornar mais fácil a nossa missão de lembrar ao povo brasileiro do verdadeiro PT – declarou Nogueira no Twitter.
As declarações polêmicas de Lula sobre o aborto e classe média foram feitas durante um evento promovido pela Fundação Perseu Abramo na terça-feira passada (5). Na ocasião, Lula defendeu a descriminalização do aborto no país e apontou que o tema deveria ser tratado como uma questão de saúde pública, e não como crime.
Na verdade, [o aborto] deveria ser transformado em uma questão de saúde pública e todo mundo ter direito e não vergonha – afirmou o petista.
No mesmo evento, o ex-presidente também criticou a classe média brasileira, dizendo que essa parcela da sociedade ostentava “um padrão de vida que nenhum lugar do mundo a classe média ostenta” e chegou a citar a imposição de um limite de consumo.
Tem um limite que pode me contentar como um ser humano (…). Uma televisão já tá boa. Eu quero um computador, eu quero um celular, ou seja, na medida que você não impõe limite, você faz com que as pessoas comprem um barco e 400 milhões de dólares e comprem um outro para pousar o seu helicóptero – declarou.
Um dia antes, na segunda-feira (4), durante o lançamento da Plataforma da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para as eleições deste ano, em São Paulo, o petista fez outra fala polêmica. No evento, o ex-presidente sugeriu que pessoas mapeassem o endereço de deputados para “incomodar a tranquilidade” deles.
Se a gente mapeasse o endereço de cada deputado e fossem 50 pessoas na casa, não é para xingar não, é para conversar com ele, com a mulher dele, com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele, surte muito mais efeito do que fazer a manifestação em Brasília – reforçou Lula.