Educação & Cultura
Secult apoia criação de nova rota cultural no Litoral Norte
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai apoiar um novo produto cultural e turístico na Paraíba, a Rota Litoral Norte. O projeto, cujo nome foi escolhido coletivamente pelos oito municípios que dele farão parte, foi apresentado à Secretaria na segunda-feira (11).
Os detalhes técnicos e abrangência da nova rota cultural foram apresentadas durante reunião com o secretário Damião Ramos Cavalcanti, que aplaudiu a iniciativa, sobretudo pelo potencial apoio que a nova programação deverá dar à cultura dessa região. “A cultura do povo do campo é bem mais efetiva nessas regiões e é preciso que eventos assim a valorizem, porque corre o risco de desaparecer com a modernidade e a chegada do urbanismo”, argumentou o secretário.
Segundo explicou o coordenador do projeto, Leonardo Bandeira, a rota tem o objetivo de resgatar a cultura local e atrair visitantes a essas cidades, desenvolvendo a indústria turística. É o mesmo que já ocorre com outras rotas criadas em regiões paraibanas, sendo a mais famosa delas a Rota Cultural Caminhos do Frio, que explora os valores culturais e geográficos do Brejo.
As cidades – Estão nessa Rota as cidades de Mamanguape, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição, Mataraca, Jacaraú, Itapororoca e Cuité de Mamanguape. A previsão é que a programação seja aberta em 27 de março de 2023, em Mamanguape, sede da região, e se encerre em 21 de maio, em Cuité de Mamanguape.
Nos mesmos moldes da Caminhos do Frio, a Rota Litoral Norte estabelece que cada cidade participante terá sete dias de programação com atividades de vários tipos e linguagens artísticas para apresentar sua arte, especialidades, turismo, gastronomia e cultura.
Da reunião também participaram Ana Cristina (secretária de Cultura de Mamanguape), Gledson Junior (secretário de Turismo de Mamanguape), Márcio de Andrade (Projeto Rota Litoral Norte), o vereador Antônio Neto (Mamanguape) e Erivan, representante de atividades teatrais da Usina Japungu.