ESTADO
Desligamento programado de energia garante qualidade e segurança na rede elétrica
Nesse tipo de interrupção no serviço, os clientes são comunicados com antecedência por cartas, avisos em rádio, carros de som e pelo site
Em 2021, a duração média dos desligamentos programados na Paraíba, procedimentos realizados para melhorias e manutenção do sistema elétrico, teve uma redução de 14% nos municípios atendimentos pela Energisa Borborema (EBO) e 9% nos municípios atendidos pela Energisa Paraíba (EPB). Essa redução, em relação a 2020, foi possibilitada pela adoção de tecnologias e equipamentos que permitem a realização de boa parte dos serviços sem o desligamento da rede. Atualmente, há desligamentos que chegam a durar menos de uma hora e, em alguns casos, sequer se faz necessário desligar a energia do cliente, com as equipes trabalhando com a rede ligada, serviço conhecido como Linha Viva.
“É fundamental a realização de obras e manutenções para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. Mas, ao mesmo tempo que precisamos fazer esses serviços, pensamos no nosso cliente que será impactado. Dessa forma estamos sempre buscando métodos, alternativas, equipamentos e tecnologias para minimizar esses impactos. Prova disso é que a duração média dos desligamentos vem reduzindo anualmente. Mas é muito importante que todos saibam que os desligamentos programados são realizados porque estamos trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços”, explica a gerente de Construção e Manutenção da Energisa na Paraíba, Danielly Formiga.
Quando ocorre esse tipo de interrupção no fornecimento de energia, os clientes são comunicados com, pelo menos, 72 horas de antecedência, por meio do site (www.energisa.com.br), de cartas, avisos em rádio ou carros de som. Assim, os clientes podem se programar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.
“Os desligamentos programados acontecem com hora marcada e previsão de finalização também determinada, envolvendo uma região específica onde a obra será realizada. Além de melhorias na rede elétrica, assegurando o conforto de nossos clientes, o desligamento também serve para dar segurança ao colaborador em campo durante a atuação”, complementa Danielly Formiga.
A gerente de Manutenção reforça, ainda, que a empresa está investindo na modernização constante do sistema elétrico e buscando formas mais eficientes de executar as obras e manutenções, que estão ajudando a diminuir a necessidade de desligamentos programados. Só para este ano de 2022, por exemplo, estão previstos investimentos de cerca de R$ 274 milhões em obras de manutenção e prevenção, além de iniciativas de modernização da rede elétrica.