Nacional
Moro diz que fala de Barroso sobre militares é ‘mal-entendido’
Ex-ministro da Justiça disse que declaração “não vale essa escalada” e que é preciso “serenar os ânimos”
Nesta segunda-feira (25), o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, comentou uma declaração do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre as Forças Armadas e disse que há um “mal-entendido”. A declaração foi dada durante uma entrevista ao portal Uol.
Em um evento neste domingo (24), o ministro do STF afirmou que há um movimento político com intenção de usar as Forças Armadas para atacar o processo eleitoral no país. Falando a um grupo de estudantes brasileiros por videoconferência, Barroso defendeu as urnas eletrônicas e condenou supostas tentativas de politização dos militares.
É preciso ter atenção a esse retrocesso cucaracha de voltar à tradição latino-americana de colocar o Exército envolvido com política. É uma péssima mistura para a democracia e uma péssima mistura para as Forças Armadas – disse o ministro durante o Brazil Summit Europe, um evento virtual promovido pela universidade alemã Hertie School, de Berlim.
Após a declaração, alguns integrantes das Forças Armadas passaram a criticar o ministro. Moro comentou a situação e disse que é preciso “serenar os ânimos”.
Eu acho que esse episódio é todo um mal-entendido e que não vale essa escalada. Todos nós temos preocupações em relação ao nosso contexto político e temos que tentar serenar os ânimos – pontuou.