ENTRETENIMENTO
Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
O futuro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) ainda está um tanto quanto nebuloso, mas as estreias de filmes e séries seguem a todo vapor. Por mais que ainda não tenhamos uma grande história se desenhando no horizonte como foi na Saga do Infinito, estamos vendo as tramas se ramificando para vários lados — o que torna tudo igualmente interessante e intrigante.
De um lado, temos todo o mistério do multiverso sendo explorado e aprofundado em produções como Loki e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Do outro, o lado urbano volta a ganhar destaque com Gavião Arqueiro e Cavaleiro da Lua — isso sem falar do lado cósmico de Eternos e dos vindouros Thor: Amor e Trovão e Guardiões da Galáxia Vol. 3.
Por isso mesmo, olhar para os próximos lançamentos do MCU é sinônimo não só de expectativa, mas também um exercício de futurologia para imaginar o que está por vir. Lembra-se quando Kevin Feige comentou que a próxima década de histórias já estava sendo planejada? Pois é isso o que queremos ver.
Pensando nisso, o Canaltech preparou este calendário completo com todos os próximos lançamentos do Marvel Studios. Dos cinemas às séries do Disney+, cada filme e série é uma peça desse grande painel que ainda está ganhando forma e que não vemos a hora de contemplarmos por completo.
Ms. Marvel
O próximo capítulo do MCU vai ser bem mais teen do que as histórias mais recentes. Ms. Marvel traz a simpática Kamala Khan (Iman Vellani) para o Disney+ em uma série que promete apostar em uma linguagem mais leve e adolescente, abusando do carisma da personagem para talvez alcançar um público mais jovem.
O primeiro trailer já deixou claro que o seriado vai trazer algumas mudanças consideráveis em relação às HQs, mas a essência parece ter sido mantida: uma garota filha de imigrantes que não apenas precisa se dividir entre tradição e juventude como também lidar com o fato de ser uma heroína juvenil. E tudo isso sendo uma adolescente apaixonada pelo mundo de super-heróis e que usa isso como ponto de partida para trilhar seu próprio caminho.
Além disso, há o fato de que já foi confirmado que Ms. Marvel vai se conectar diretamente com The Marvels, filme que vai colocar a pequena Kamala lado a lado de seu maior ídolo: a Capitã Marvel (Brie Larson).
Ms. Marvel estreia no Disney+ no dia 8 de junho.
Thor: Amor e Trovão
Depois de encarar uma fase difícil após a primeira derrota para Thanos e ter ganhado alguns quilos antes de ter sua tão esperada revanche contra o Titã Louco, Thor (Chris Hemsworth) está de volta ao MCU para recuperar a velha forma e embarcar em uma nova jornada de autodescoberta. Afinal, o que sobra para um deus forjado na batalha em um mundo aparentemente em paz?
É claro que Thor: Amor e Trovão não vai ser tão zen assim, já que devemos ter a chegada de Gorr, o Carniceiro dos Deuses (Christian Bale) como o grande vilão da história e fazendo o Deus do Trovão retomando o espírito de combate após deixar para trás o pessoal dos Guardiões da Galáxia.
Só que o grande atrativo do longa é a aparição da Poderosa Thor, a versão heróica de Jane Foster (Natalie Portman), que se tornou digna de levantar o Mjolnir e herdou os poderes dos deuses nórdicos.
Thor: Amor e Trovão é dirigido por Taika Waititi e chega aos cinemas brasileiros em 7 de julho.
Mulher-Hulk: Defensora de Heróis
Em agosto, é a vez da Mulher-Hulk fazer a sua estreia no MCU. Até agora, pouco foi mostrado sobre a série, exceto que o CGI está bem questionável e que o roteiro deve adotar um tom mais leve e voltado para a comédia ao contar a história de Jennifer Walters (Tatiana Maslany), prima de Bruce Banner (Mark Ruffalo) e que, de alguma forma, herdou a sua capacidade de se transformar em uma gigante verde.
A trama deve seguir a velha fórmula da personagem que precisa se aceitar como heroína, com a diferença de que ela não deve demorar a gostar de ser poderosa e a tirar proveito dessa nova forma — tudo isso enquanto continua trabalhando como advogada para atuar em casos relacionados a super-heróis.
Mulher-Hulk: Defensora de Heróis terá nove episódios no Disney+ e a estreia está marcada para o dia 17 de agosto.
Pantera Negra: Wakanda para Sempre
A sequência de Pantera Negra é uma enorme incógnita, já que vai ter que lidar com a morte de Chadwick Boseman, que viveu o herói no primeiro longa. A grande dúvida é justamente sobre o modo como a Marvel vai apresentar isso, que tipo de homenagem ao ator será colocada na história e como será feita sua sucessão.
A principal aposta era de que Shuri (Letitia Wright) herdaria o posto de Pantera Negra, mas as várias polêmicas em que a atriz se meteu podem comprometer seu futuro como protagonista. Por isso mesmo, ninguém sabe o que vem por aí.
Em compensação, já foi confirmado que o longa vai apresentar Riri Williams (Dominique Thorne), a jovem que vai viver a heroína Coração de Ferro no MCU. Também se comenta muito sobre a participação de Namor, o Príncipe Submarino como o vilão da história, mas nada disso foi confirmado ainda.
Pantera Negra: Wakanda para Sempre está previsto para chegar aos cinemas no dia 10 de novembro.
Guardiões da Galáxia: Especial de Natal
Antes de retornar para o fechamento da história dos Guardiões da Galáxia, James Gunn vai dar um pulo no Disney+ para trazer um especial de Natal para esses personagens tão incorretos. E por mais estranho que seja imaginar Peter Quill (Chris Pratt) e companhia colocando pisca-pisca na Milano e trocando presentes, a ideia faz sentido quando lembramos que o grupo é praticamente uma família — ainda que bastante disfuncional.
Não há qualquer informação sobre o que podemos esperar desse encontro e tampouco como ela vai se conectar com o restante do MCU. Nossa aposta é que ela deve amarrar algumas pontas soltas da história para preparar a chegada de Guardiões 3 no ano seguinte.
Guardiões da Galáxia: Especial de Natal está previsto para o fim de 2022.
Homem-Formiga e Vespa: Quantumania
Quem diria que o Homem-Formiga teria fôlego para três filmes? E o mais irônico disso é que Quantumania pode ser um capítulo fundamental para a Fase 4 do MCU, já que o filme deve explorar o Reino Quântico e usar isso como gancho para expandir o conceito de multiverso que começou a aparecer agora nas histórias.
Tanto que o vilão já foi confirmado como Kang, o Conquistador (Jonathan Majors), a variante tirânica do personagem que aparece no Fim dos Tempos em Loki. E, se as teorias dos fãs estiverem corretas, ele vai ser a grande ameaça do MCU daqui em diante.
Homem-Formiga e Vespa: Quantumania está previsto para chegar aos cinemas em 16 de fevereiro de 2023.
Guardiões da Galáxia Vol. 3
Após uma demissão prematura e um retorno inesperado, James Gunn vai poder encerrar a sua trilogia de Guardiões da Galáxia. O diretor confirmou que o longa vai ser a última vez que veremos a equipe com esta formação, o que pode significar tanto o fim do grupo quanto a morte de alguns personagens importantes. Tudo é possível.
A única coisa confirmada até agora é que teremos a aparição de Adam Warlock (Will Poulter), uma entidade meio mística e meio cósmica da Marvel e que já tinha sido sugerida nos filmes anteriores. Além disso, espera-se que vejamos a conclusão da busca por Gamora, que veio do passado durante Vingadores: Ultimato e agora está perdida no presente.
Guardiões da Galáxia Vol. 3 chega aos cinemas em 4 de maio de 2023.
The Marvels
Com a reunião de Capitã Marvel, Ms. Marvel e Monica Rambeau (Teyonah Parris), faz todo o sentido o filme se chamar The Marvels e não apenas Capitã Marvel 2. E essa mudança de nome dá bem a tônica do que deve ser a história: mais do que uma sequência para a história de Carol Danvers, devemos ver essa equipe de heroínas mostrando o quanto são poderosas.
Que tipo de ameaça vai exigir essa união? Não fazemos a menor ideia, mas deve estar relacionada à convocação que os Skrulls fizeram a Monica no fim de WandaVision.
The Marvels chega aos cinemas em 27 de julho de 2023.
Eco
Maya Lopez (Alaqua Cox) apareceu pela primeira vez no MCU em Gavião Arqueiro e a maior surpresa foi saber que, assim como nos quadrinhos, a sua origem também estava relacionada ao Rei do Crime (Vincent D’Onofrio), marcando a estreia do personagem dentro da cronologia oficial da Marvel.
E o seriado acabou com uma enorme incógnita sobre o destino de Wilson Fisk, algo que só deve ser respondido em Eco. Assim, ao mesmo tempo em que vemos mais sobre o passado e a jornada de autodescoberta da personagem, devemos saber o que aconteceu com Fisk e torcemos por uma aparição do Demolidor
Eco chega ao Disney+ em 2023, mas ainda sem data definida.
X-Men ‘97
Pegando todo mundo de surpresa, o Marvel Studios anunciou que daria continuidade ao clássico desenho animado dos X-Men de 1997, trazendo episódios inéditos. E o que poderia ser apenas um revival para pegar carona no saudosismo dos fãs ganhou novos contornos após o MCU fazer referência à animação em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Pode ser que finalmente seja revelado que o desenho se passa na Terra-838 e os novos episódios servem para fazer as amarras com o que vimos em Doutor Estranho. Ou nada disso vai acontecer e só teremos um afago nostálgico mesmo.
X-Men ‘97 chega ao Disney+ em algum momento de 2023.
Invasão Secreta
Uma das maiores sagas recentes dos quadrinhos vai ganhar vida como série no Disney+. Não sabemos absolutamente nada sobre ela, apenas que deve ser estrelada por Nick Fury (Samuel L. Jackson), que deixou a Terra há algum tempo e agora vive no espaço junto com os Skrulls. Emilia Clarke (Game of Thrones) e Olivia Colman (The Crown) foram confirmadas no elenco em papéis não revelados.
A grande dúvida da série é que, nas HQs, a Invasão Secreta trata os alienígenas verdes como vilões infiltrados na Terra. Já no MCU, eles sempre foram retratados como aliados de Fury.
Invasão Secreta não tem data para estrear.
Agatha: House of Darkness
Depois do sucesso de WandaVision, era óbvio que veríamos um spin-off chegando ao Disney+ — e isso vai acontecer com Agatha: House of Darkness. A personagem de Kathryn Hahn foi um dos grandes destaques da série e agora vai ganhar uma história própria.
O único ponto é que ninguém sabe qual será ela. Pode ser que tenhamos um prequel contando como a bruxa chegou a Westview e manipulou Wanda (Elizabeth Olsen) ou mesmo uma sequência, mostrando ela se livrando da magia da Feiticeira Escarlate após os eventos de Multiverso da Loucura.
Agatha: House of Darkness não teve sua data de estreia no Disney+ divulgada
Guerra das Armaduras
Outra grande saga dos quadrinhos que vai chegar ao MCU na forma de uma série no Disney+. A diferença é que, neste caso, não temos a menor ideia do que está por vir.
Nas HQs, a Guerra das Armaduras acontece quando a tecnologia de Tony Stark é roubada e cria um incidente global para o herói. Só que o personagem está morto no MCU e esse argumento já foi usado em Homem-Aranha: Longe de Casa.
Guerra das Armaduras não teve sua data de estreia no Disney+ revelada.
Coração de Ferro
Como dito, Riri Williams vai fazer sua estreia no MCU em Pantera Negra: Wakanda para Sempre e devemos ver a sua origem como heroína acontecer em Coração de Ferro. Só que, mais uma vez, nada foi dito sobre o enredo da série do Disney+.
Nossa única base é a história dos quadrinhos: Williams é uma jovem e genial adolescente que constrói a sua própria armadura inspirada no Homem de Ferro e passa a agir como uma heroína a partir de então.
Coração de Ferro ainda não tem data para chegar ao Disney+
Eu Sou Groot
Os Guardiões da Galáxia podem acabar no terceiro filme, mas isso não quer dizer que será o fim de seus personagens. Tanto que o bicho pau dublado por Vin Diesel vai retornar em uma série de pequenos curtas lançados no Disney+. Só não está claro se isso vai estar conectado com os eventos do MCU ou se serão apenas histórias avulsas para pegar carona no sucesso do herói.
Eu Sou Groot não tem data para chegar ao Disney+.
Spider-Man: Freshman Year
O futuro de Peter Parker após Homem-Aranha: Sem Volta para Casa ainda é incerto e pode ser que as respostas venham na animação Spider-Man: Freshman Year. Afinal, o título sugere que devemos vê-lo como o calouro que ele tanto quis ser a ponto de colocar a própria realidade em risco.
Há quem ainda acredite que a trama deve ser um prequel, mostrando como Parker foi picado pela aranha radioativa e como ele decidiu virar o Homem-Aranha que todos conhecemos.
De qualquer forma, Spider-Man: Freshman Year segue sem data para estrear no Disney+.
Marvel Zombies
Por incrível que pareça, alguém assistiu àquele episódio de zumbis de What If…? e achou que seria uma boa ideia explorar mais daquele universo e fazer uma série inteira baseada nos heróis transformados em mortos-vivos.
A data de estreia de Marvel Zombies no Disney+ segue indefinida.
Loki – Temporada 2
Loki terminou tão cheio de pontas soltas que uma segunda temporada se tornou mais do que necessária — ainda mais quando vimos que muitos dos eventos apresentados não tiveram o impacto esperado dentro do MCU.
Por sorte, o retorno de Tom Hiddleston como o Deus da Mentira perdido em meio ao multiverso está confirmado. Só não temos ideia de quando.
What If…? – Temporada 2
A primeira temporada de What If…? não empolgou tanto os fãs da Marvel, mas o estúdio vai apostar novamente no conceito e já confirmou uma segunda temporada de histórias ambientadas em diferentes realidades.
Pouco se sabe sobre possíveis conexões com o MCU, já que a série teve peso quase zero nos eventos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. A única coisa que se sabe é que um dos episódios que não ficou pronto para a primeira temporada vai aparecer na segunda e que devemos ter o retorno da Capitã Carter (Hayley Atwell).
Em nossa realidade, What If…? ainda não teve data de estreia revelada.
Blade
Foi uma enorme surpresa saber que a Marvel vai trazer Blade de volta e vivido pelo ganhador do Oscar Mahershala Ali. Tanto que o ator já “aparece” na cena pós-crédito de Eternos impedindo que Dane Whitman (Kit Harrington) tocasse na lâmina amaldiçoada da Espada de Ébano.
E a sua estreia no MCU pode marcar uma expansão desse lado mais sombrio que já foi pontuado por Cavaleiro da Lua.
Só que Blade segue sem uma data de lançamento nos cinemas.
Quarteto Fantástico
Tivemos um gostinho do tão esperado retorno do Quarteto Fantástico para a Marvel em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, quando Reed Richards apareceu como parte dos Illuminati. O problema é que isso foi em uma outra realidade, o que faz com que as coisas no Universo-616 continuem um mistério.
A aparição de John Krasinski (Um Lugar Silencioso) como o herói encheu o coração dos fãs de esperança de ver o ator reprisando o papel em Quarteto Fantástico, mas a verdade é que nada disso foi confirmado. Até agora, a única coisa que sabemos é que o diretor Jon Watts abandonou o projeto e o posto segue vago.
Por isso mesmo, Quarteto Fantástico não tem data para chegar aos cinemas ainda.
Capitão América 4
O final de Falcão e Soldado Invernal deixou claro que Sam Wilson (Anthony Mackie) é o novo Capitão América. Tanto que não demorou para a Marvel anunciar um novo longa estrelado pelo herói. E isso é tudo o que sabemos até agora.
Capitão América 4 — ou seja lá como esse filme vai se chamar — não tem data para chegar aos cinemas.
Deadpool 3
Enquanto o futuro dos X-Men segue indefinido no MCU, Deadpool parece estar um pouco mais encaminhado. Quer dizer, pouca coisa. A única coisa que sabemos é que o Marvel Studios prometeu dar continuidade às histórias do mercenário falastrão e que a produção do longa já começou — mas nada de concreto foi apresentado até agora.
Isso significa que o futuro de Wade Wilson (Ryan Reynolds) segue tão indefinido quanto o de qualquer mutante, ou seja, sem data.