Connect with us

ENTRETENIMENTO

Por que a última viagem de Jesse Koz e Shurastey fez chorar 1 milhão de seguidores?

A poderosa atração das terras longínquas e a força inspiradora de um propósito de liberdade

Em 2017, Jesse Koz pediu as contas na loja de roupas em que, na véspera, tinha sofrido um ataque de pânico.

“Eu trabalho das 15h às 23h e perco a minha vida inteira aqui dentro. Não tô fazendo nada por mim nos últimos 7 ou 8 anos da minha vida”.

O ataque de pânico precedeu em poucas horas o brado de alforria, conforme Jesse viria a relatar em 2020 ao podcast Camboriú Play.

Naquele dia da virada de chave,

“…quando cheguei no shopping, tinha muita gente, muito cliente, a maioria argentino e uruguaio, e eu não sabia falar nada de espanhol. Eles chegavam na loja, olhavam, olhavam e não compravam nada. Fiquei umas duas horas sem conseguir vender nada para ninguém, naquela pressão de vender – porque se você não vender, você não ganha. Me deu um surto, fui pra frente da loja e tudo parou, parecia cena de filme”.

O fim do mundo

Sem conseguir vender o alheio, o curitibano que tinha adotado Balneário Camboriú em 2010 como a sua cidade do coração resolveu então vender o próprio: se desfez da moto, da TV, do videogame e do microondas e, menos de três meses depois da decisão de jogar tudo para o alto, inspirado pelos aventureiros que cruzam mares e continentes sem grandes planejamentos, partiu com 12 mil reais rumo “ao fim do mundo” – ou, pelo menos, ao fim da América do Sul.

Ushuaia, onde a Argentina se despede de si mesma, não seria, porém, o seu ponto de chegada, mas o ponto de recomeço rumo a um sonho vago e novo, que tomava aos poucos a forma de um propósito: cruzar o continente americano da Terra do Fogo até o Alasca, levando como co-piloto o golden retriever Shurastey, seu companheiro de vida e de apartamento, a bordo de Dodongo, o seu Fusca 78, de 1.300 cilindradas, batizado como um personagem de Legend of Zelda.

Mas Jesse ainda não sabia que era isto o que queria.

“Saí bem doido por aí, sem rumo, sem saber muito bem o que estava fazendo na época, sem estrutura”.

7 mil quilômetros depois, Dodongo, Shurastey e Jesse Koz chegaram ao fim do mundo.

“Foi a emoção mais forte até hoje. Eu não tinha feito nada de tão extraordinário na minha vida. E ter chegado e vencido todas as dificuldades, principalmente dos últimos 220 quilômetros, embaixo de neve e com gelo na pista, foi incrível”.

Jesse Koz tinha finalmente definido um propósito. Iria para o Alasca. De Fusca. Com Shurastey.

Do pânico ao propósito

Outros 85 mil quilômetros, 17 países e 5 anos depois, Jesse compartilhou mais um anúncio com os quase 500 mil seguidores que acompanhavam pelo Instagram os seus marcos mais recentes nos Estados Unidos, antepenúltima etapa da sua longa expedição rumo a um destino claro e definido:

“Estamos acampando no estado do Oregon, no meio do nada, e daqui nós seguimos viagem rumo à fronteira com o Canadá”.

O Alasca estava mais próximo do que nunca.

Por volta das 15h30 da última segunda-feira, 23 de maio, várias ligações perdidas e mensagens inusuais no WhatsApp chamaram a atenção do advogado Felipe Pires, em Balneário Camboriú.

“Oi, Pires. Por favor entre em contato urgente”.

Uma curva da rodovia

O recado era de Diego Strutz, que, junto com a companheira, Roana Petri Celeste, está nos Estados Unidos. Diego e Roana viajavam em sua van, logo atrás do Dodongo, e viram o acidente. Foram eles que organizaram a vaquinha virtual e ajudaram a arrecadar 120 mil reais para o translado do corpo de Jesse e das cinzas de Shurastey para o Brasil. O golden retriever precisará ser cremado antes de voltar para casa.

Quando Felipe conseguiu falar com Diego, não apenas soube que Jesse Koz tinha encerrado a sua viagem aos 29 anos de idade, numa curva da rodovia US 199, como soube também que precisaria transmitir a notícia que ninguém quer transmitir à família do melhor amigo, a quem conhecia desde 2012, quando ele e Jesse tinham dividido o aluguel de uma quitinete no balneário catarinense.

“Fui a primeira pessoa a receber a notícia no Brasil. Tive a difícil missão de repassar para a família dele. Liguei para a tia dele, que mora aqui em Balneário Camboriú. Ela me recebeu em casa e eu contei”.

A segunda etapa da missão de Felipe era tão dolorosa quanto a primeira: guardar silêncio durante 18 horas e segurar o choro para si mesmo. A tia de Jesse havia decidido viajar pessoalmente até Curitiba, onde mora a mãe do jovem, para que ela não descobrisse a morte do filho pela internet.

Jesse e Shurastey estavam perto da cidade de Portland quando o Dodongo ficou destruído. O jovem de 29 anos tinha feito uma brusca manobra para não bater no carro à sua frente, que reduzira inesperadamente a velocidade para fazer uma conversão; ao invadir a pista contrária, Jesse não conseguiu evitar a colisão frontal com o Ford Scape que vinha no sentido oposto.

“Fiquei 18 ou 19 horas com o choro preso, porque não podia contar pra ninguém”.

A tia de Jesse entrou em contato com Felipe às 11h da terça-feira, 24. Ela estava em Curitiba. A mãe do amigo já tinha recebido a notícia que mãe nenhuma deveria receber. Felipe agora podia informar aos outros amigos que o fim da expedição “Shurastey or Shuraigow?” seria muito diferente do que todos tinham esperado.

O nome da viagem de Jesse, assim como a origem do nome do carismático golden retriever, era uma brincadeira fonética com a música “Should I Stay or Should I Go?” (“Será que eu fico ou será que eu vou?”), da banda britânica The Clash.

Jesse Koz tinha decidido ir. Arriscando tudo. Encarando as consequências. Ele tinha descoberto e assumido um propósito.

1 milhão de seguidores

Na quarta-feira, 25 de maio, Jesse Koz e Shurastey tinham mais de 1 milhão de seguidores no Instagram.

Por que a última viagem de Jesse Koz e Shurastey fez chorar 1 milhão de seguidores?

“Havia muitas pessoas que de fato acompanhavam a página, e a comoção e o choro coletivo foi como perder alguém próximo. A imagem que Jesse passava no Instagram era muito verdadeira. Não era um personagem, então isso trazia uma sensação de aproximação, de intimidade, que as pessoas, por mais que não o vissem pessoalmente, o sentiam como amigo, como irmão”.

A consideração de Felipe é autoexplicativa, mas e as outras mais de 500 mil pessoas que nem sequer conheciam Jesse Koz e Shurastey até a véspera? Por que meio milhão de pessoas resolveram da noite para o dia seguir o perfil de um jovem que morrera a 9 mil quilômetros de distância e do qual jamais tinham ouvido falar?

A poderosa atração das terras longínquas

Em 1983, o então cardeal Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI, fez uma atemporal reflexão sobre o irmão mais velho do “filho pródigo”, o personagem de uma parábola de Jesus que certamente merece primazia entre as máximas obras-primas de toda a história da literatura universal:

“Meditando nesta parábola, não se deve esquecer a figura do filho mais velho. Em certo sentido, ele não é menos importante que o mais novo, a ponto de esta história poder ter também o título, que talvez fosse mais adequado, de ‘parábola dos dois irmãos’”.

Ratzinger observa que o filho mais velho tinha permanecido junto ao pai quando o irmão caçula dera as costas à família, declarando-se órfão de pai vivo e partindo para longe, a fim de esbanjar a sua parte da herança em prazeres do mundo, confundindo a liberdade e a libertinagem e afastando-se tanto de si próprio a ponto de ter de comer as sobras da lavagem dos porcos – uma imagem drasticamente impactante para uma cultura judaica em que o porco é tão imundo que comer a sua carne é até hoje repulsivo. Quando, quebrado e humilhado, o filho pródigo retorna à casa do pai em busca do abrigo que antes desprezara, o filho maior se revolta. O futuro Papa Bento pergunta:

“Por que este ciúme? Ele mostra que muitos ‘devotos’ também escondem no coração o desejo das terras longínquas e das suas seduções. A inveja revela que essas pessoas não compreenderam realmente a beleza da pátria, a felicidade do ‘tudo o que é meu é teu’, a liberdade de ser filho e proprietário. Assim, parece que também elas desejam secretamente a felicidade da terra longínqua. E, no fim, não entram na festa; no fim, permanecem de fora”.

Cardeal Ratzinger e a parábola do filho pródigo

Cardeal Ratzinger, montagem sobre pintura de Rembrandt (Domínio Público)

O que Ratzinger está dizendo é que, no íntimo, somos todos filhos pródigos. Faz parte da natureza humana querer partir – e invejar quem parte. Chegamos todos àquele dia de pânico e àquelas raias da loucura, à beira de jogar tudo para o alto e partir rumo ao fim do mundo. Mas nem todos partem. E nem todos os que partem o fazem por igual motivação: uns partem por virtude, outros por covardia. Assim como, dos que ficam, alguns são covardes, outros virtuosos.

Alguns que partem o fazem por desprezível egoísmo e ao prejuízo dos outros, como o filho caçula da parábola de Jesus. Outros, como Jesse Koz, o fazem às próprias custas, sem explorar o próximo, assumindo a decisão tomada e inspirando centenas de milhares de pessoas – não necessariamente por terem abraçado o vento na cara, donos de si mesmos e livres na imensidão das estradas do mundo, mas por terem tido a coragem de dar um basta à mediocridade da sua vidinha sem perspectivas e por terem finalmente dado início à concretização dos próprios sonhos.

Nem sempre é a viagem em si o que fascina. É a coragem de assumir um propósito. Mochileiros vagando o mundo existem milhares. Milhões, talvez. Há os que traçam a trajetória decadente e egoísta do filho pródigo – estes geram repulsa. E há os que traçam a trajetória resiliente e eletrizada por um propósito, como Jesse Koz – estes produzem inspiração.

A força inspiradora de um propósito

Se Jesse Koz emocionou quem nem sequer o conhecia, não é por ter feito o que milhares de aventureiros já fizeram antes dele, mas por ter tido a infrequente coragem de traçar um propósito e compartilhá-lo com autenticidade, sendo ele mesmo – inclusive no Instagram, o império das máscaras.

Não é o caso de se discutir a transcendência do propósito, mas de admirar a sua existência e o seu contraste com aquele “antes”:

“Eu trabalho das 15h às 23h e perco a minha vida inteira aqui dentro. Não tô fazendo nada por mim nos últimos 7 ou 8 anos da minha vida”.

Enfermeiros movidos pelo propósito de dar a vida pela vida do próximo enquanto seus próprios pais falecem na UTI-Covid por falta de oxigênio inspiram milhões sem precisarem rodar as Américas. Bombeiros que jamais tiveram um passaporte inspiram milhões ao arriscarem a vida pela vida alheia quando sobem correndo as escadas de uma torre em chamas sem saberem se voltarão. Um menino cuja vida é abreviada pela leucemia aos 15 anos de idade, como o beato Carlo Acutis, em processo de canonização por causa da força do seu propósito de espalhar o amor pela Eucaristia em todo recanto do mundo, inspira e reaquece a fé tantas vezes morna de milhões de católicos de todas as idades – incluindo padres, freiras e bispos.

É simplista afirmar que um milhão de pessoas se emocionaram com o prematuro fim de viagem de Jesse Koz e Shurastey porque eles estivessem indo da Terra do Fogo ao Alasca a bordo de um Fusca.

Um milhão de pessoas choraram por Jesse Koz e Shurastey porque se sentiram arrebatadas pela força inspiradora de um propósito.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

titulo

Politíca3 horas ago

Cícero Lucena: um líder visionário e o orgulho da Paraíba

Politíca16 horas ago

Cabo Gilberto: a voz da oposição e compromisso com a Paraíba e o Brasil

ECONOMIA17 horas ago

Salário mínimo (14/01) subiu para R$ 1.801,55: veja quem tem direito ao aumento

ECONOMIA18 horas ago

Novas regras do trabalho aos domingos e feriados começam em JULHO

ECONOMIA18 horas ago

Score Serasa: o que é e como funciona? Entenda a sua pontuação de crédito

ECONOMIA18 horas ago

Câmbio: Dólar recua 0,85% com inflação mais branda nos EUA

Judiciário18 horas ago

Idosos que estão acima dos 60 anos têm direito a novo benefício em 2025

Judiciário18 horas ago

Liberdade de expressão ou risco digital?

Educação & Cultura19 horas ago

João Azevêdo entrega 114 novos ônibus escolares aos municípios

Educação & Cultura19 horas ago

Encceja-PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

ESTADO19 horas ago

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

Educação & Cultura19 horas ago

Governo assina termo de compromisso com Ibram para realizar ‘diagnóstico museológico’ na Paraíba

Educação & Cultura19 horas ago

Funesc lança cadastramento 2025 para municípios que desejam receber ações culturais

CIDADE19 horas ago

Assunção, na Paraíba, obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

ESTADO19 horas ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO19 horas ago

Investimentos de R$ 300 milhões na Saúde vão ampliar ações e ofertar serviços essenciais à população

ESTADO19 horas ago

Paraíba 2025-2026: Com R$ 625 milhões em investimentos, Educação ganha Passe Livre e construção e ampliação de escolas

Judiciário19 horas ago

STF determina transparência em repasses de emendas parlamentares para universidades e fundações de apoio

ESTADO19 horas ago

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Educação & Cultura19 horas ago

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Internacional19 horas ago

Alemanha investiga sobrevoo de drones em base militares

Internacional19 horas ago

Zelenski quer trocar prisioneiros de guerra norte-coreanos

Internacional19 horas ago

Ventos fortes preocupam equipes de emergência em Los Angeles

Internacional19 horas ago

Emergência na Síria: quatro crianças por dia mortas ou feridas por restos de explosivos

Internacional20 horas ago

Ajuda crítica bloqueada em Gaza, enquanto a escassez de combustível ameaça serviços vitais

Internacional20 horas ago

Haiti: a crescente violência de gangues deixou mais de um milhão de deslocados

CIDADE20 horas ago

Carreta do Cinema Rodoviário da PRF oferece palestras e exibições de vídeos e filmes relacionados à segurança no trânsito em Cabedelo

Saúde20 horas ago

Estudos sobre implantar memórias falsas são questionados

Saúde20 horas ago

Refrigerantes causam milhões de casos de diabetes e doenças cardíacas em todo o mundo

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO20 horas ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde20 horas ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde20 horas ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO20 horas ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br