CIDADE
Banco de dados sobre esterilização facilitará controle populacional de animais em JP
A vereadora Fabíola Rezende (PSB) apresentou um projeto de lei com o objetivo de criar de um banco de dados municipal dos animais esterilizados com o objetivo de viabilizar mecanismos para o controle populacional municipal de cães e gatos.
Fabíola Rezende explicou que pelo projeto “todas as clínicas e instituições privadas existentes no município que realizem o procedimento de esterilização em animais devem informar mensalmente os dados dos animais esterilizados em suas dependências”. Esse cadastramento deve ser virtual, facilitando a consulta dos dados.
“Atualmente temos uma população desconhecida de animais em João Pessoa, não existe hoje um controle efetivo dessa população que cresce de forma descontrolada, o que interfere diretamente em muitos setores da sociedade pessoense, inclusive na proliferação de zoonoses”, ressaltou a vereadora.
Ela acrescentou que através do banco de dados, será possível verificar quais os bairros com maior número de castrações, mas principalmente as comunidades com menores números, o que possibilitará um foco maior na localidade e então dispor de um resultado efetivo nesse controle.
Fabíola Rezende ponderou que “é possível olhar para essa situação (criação do cadastro de esterilização dos animais), não apenas com o apreço de quem vive a causa animal, mas também com o olhar de quem deseja uma cidade mais limpa, com a diminuição de zoonoses, de animais perdidos, com um turismo próspero”.