Esporte
Em partida equilibrada, Botafogo-PB e ABC ficam no 0 a 0, em João Pessoa
Pela nona rodada da da Série C do Campeonato Brasileiro, que marca a metade da primeira fase, o Botafogo-PB recebeu o ABC, no estádio Almeidão, na tarde do sábado (04). E em um jogo muito equilibrado, o placar não foi movimentado e acabou em 0 a 0.
Com uma série de desfalques, o treinador botafoguense, Gerson Gusmão, promoveu o retorno de Nádson ao time titular depois de iniciar a última partida entre os reservas, e no ataque Kesley fez dupla com Gustavo Coutinho, retornando ao esquema 3-5-2. No time potiguar, o técnico Fernando Marchiori seguiu sequer relacionando o atacante Wallysson, após muito desentendimento entre ambos durante a semana, e teve o retorno dos laterais Marcos Vinícius e Felipinho, além do meia Erick Varão, que cumpriram suspensão no jogo anterior.
Com a bola rolando, o jogo começou de maneira acelerada. A equipe visitante não esperou os donos da festa e foi logo rondando a meta de Luís Carlos, chutando em três oportunidades ainda antes dos 10 minutos de jogo. A partir daí, o Belo reagiu e chutou sem direção duas vezes, equilibrando o número de finalizações e mostrando que também veio para vencer.
A primeira chance mais aguda, entretanto, veio aos 22 minutos. Gustavo Coutinho recebeu na intermediária, fez o pivô que sobrou para Kesley. O atacante tocou para Edvan, que entrou na área e bateu cruzado. A bola desviou na defesa e Richardson quase marcou contra, mas a bola bateu na trave esquerda e foi pela linha de fundo.
Por pouco o Elefante não balançou as redes. Após cruzamento de escanteio, aos 34 minutos, a defesa botafoguense afastou, mas Richardson encheu o pé esquerdo e soltou a bomba no rebote. A bola passou perto do poste direito de Luís Carlos, mas foi pela linha de fundo.
Segundo tempo
Depois de Gerson Gusmão trocar Ratinho e Alessandro por Adriano Júnior e Leilson, o Botafogo-PB conseguiu apenas aos 14 minutos, quando Gustavo Coutinho encontrou Edvan, que chutou para o meio. A bola percorreu toda pequena área, mas ninguém chegou para completar, e Marcos Vinícius mandou para escanteio.
Na cobrança, Nádson mandou na primeira trave, a bola desviou na defesa e quase entrou, mas em cima da linha, Pedro Paulo conseguiu agarrar a bola e evitar a abertura do placar.
Para tentar reagir, o treinador abcdista colocou uma linha de quatro homens na frente, sacando Fábio Lima e Walfrido para colocar em campo Henan e Alyson.
E aos 20 minutos, Alyson já apareceu chutando cruzado da entrada da área, de perna esquerda, e assustou o arqueiro botafoguense.
Aos 32 foi a vez de Gustavo França passar por Elias, entrar na área e chutou de bico para o gol, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.
Com o ataque do Belo inoperante, o time potiguar tentava em estocadas fazer seu gol. E aos 40 minutos, após chute da entrada da área que desviou na defesa, a bola sobrou para Giovane, que chutou no canto esquerdo de Luís Carlos, tirando tinta da trave, mas indo pela linha de fundo.
Três minutos depois foi a vez de Gustavo França, que saiu da esquerda cortando para o meio e chutou forte de fora da área, e a bola passou com perigo por cima do travessão botafoguense.
Com o empate, os dois times chegam aos 17 pontos. O ABC fica na ponta da tabela em virtude do saldo de gols, mas pode voltar para a segunda posição após o jogo do Mirassol contra o Brasil de Pelotas. O Botafogo-PB segue em terceiro lugar. Na próxima rodada o Belo pega o Paysandu, no domingo (12), fora de casa, enquanto o Elefante encara o Mirassol, no mesmo dia, no Frasqueirão.
Ficha técnica
Botafogo-PB 0 x 0 ABC
Campeonato Brasileiro Série C 2022
Primeira fase – 9ª rodada
Estádio: Almeidão (João Pessoa)
Arbitragem: Leonardo Willers Lorenzato (MT); Renan Antônio Rodrigues (MT) e Gislan Antônio da Silva (MT)
Gols:
Cartões amarelos: Kelvin, Richardson, Erick Varão (ABC)
Botafogo-PB: Luís Carlos, Gabriel Yanno, Leandro Camilo, Paulo Vitor (Elias); Edvan, Alessandro (Leilson); Ratinho (Adriano Júnior), PH, Nádson (Alan Grafite); Kesley (Anderson Rosa) e Gustavo Coutinho. Técnico: Gerson Gusmão.
ABC: Pedro Paulo, Marcos Vinícius, Patrick, Richardson, Felipinho (Giovane); Wellington Reis, Walfrido (Henan), Erick Varão; Fábio Lima (Alyson), Kelvin (Thallyson) e Gustavo França. Técnico: Fernando Marchiori.
Vozdatorcida