Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

O que é petróleo sintético, arma contra aquecimento global

Com este pequeno avião, foi estabelecido um novo recorde de voo com combustível sintético

Em novembro de 2021, um piloto da Força Aérea Real britânica decolou em pequeno avião no sul da Inglaterra para fazer história.

Seu curto trajeto estabeleceu um novo recorde para o livro Guinness: o de primeiro voo já realizado apenas com combustível sintético.

O combustível era da empresa britânica Zero Petroleum, uma das várias companhias que estão apostando no desenvolvimento dos combustíveis sintéticos, também chamados de eCombustíveis.

Essas empresas estão desenvolvendo iniciativas em diversos lugares do mundo — desde Bilbao, na Espanha, até o deserto de Nevada, nos Estados Unidos, e o sul do Chile.

O interesse pelos combustíveis sintéticos aumenta em momentos como este, em que a busca por alternativas para os combustíveis tradicionais é mais urgente do que nunca.

Para que o aquecimento do planeta não supere 1,5°C sobre as temperaturas da era pré-industrial, é preciso que as emissões de dióxido de carbono (CO2) liberadas pela queima de combustíveis fósseis sejam reduzidas em 45% até o ano 2030, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC, na sigla em inglês).

O secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, advertiu este ano em diversas mensagens que “estamos caminhando rapidamente para um desastre climático”.

Mas Guterres também destacou que a transição para energias renováveis “oferecerá esperança para milhões de pessoas” prejudicadas pelas mudanças climáticas.

Os combustíveis sintéticos podem ser parte da solução? A BBC News Mundo — o serviço em espanhol da BBC — pesquisou o que são os combustíveis sintéticos, até que ponto eles são realmente verdes e se representam uma resposta viável para o aquecimento global.

O que são os combustíveis sintéticos?

Quimicamente, os combustíveis sintéticos e os de origem fóssil são iguais. Ambos são hidrocarbonetos.

“Os hidrocarbonetos são moléculas formadas por hidrogênio e carbono”, segundo Carlos Calvo Ambel, especialista em transporte e energia da ONG Transport and Environment, com sede em Bruxelas, na Bélgica.

Garrafas com combustível sintético e tradicional
Garrafas com combustível sintético e tradicional

“Normalmente, o que se faz é extrair o petróleo da terra, refiná-lo e gerar produtos diferentes, como a gasolina, o diesel e o querosene”, segundo Calvo Ambel. Mas, no caso do combustível sintético, o hidrogênio e o carbono necessários provêm de outras fontes.

O hidrogênio, por exemplo, é obtido separando-se os componentes da molécula de água — hidrogênio e oxigênio — em um processo que utiliza eletricidade, chamado eletrólise. “Você separa essa molécula de água em hidrogênio e oxigênio e fica com o hidrogênio”, explica Calvo Ambel.

Já o carbono necessário pode ser obtido de diversas fontes. “Você pode recolher da chaminé de uma fábrica que está descartando CO2 ou capturá-lo diretamente do ar”, acrescenta ele. “E você também divide esse CO2 em carbono e oxigênio e fica com o carbono.”

Posteriormente, em outro processo industrial, é possível unir o hidrogênio e o carbono, sintetizando-os uma cadeia de hidrocarboneto. “Desta forma, você gera artificialmente uma molécula que é exatamente igual à do diesel, da gasolina ou do querosene tradicional”, ensina o especialista.

Os combustíveis sintéticos são verdes?

Para que os combustíveis sintéticos sejam sustentáveis, “é fundamental que todo o processo seja feito com eletricidade renovável”, segundo Calvo Ambel. “Se não se utilizar eletricidade renovável, o processo não é limpo.”

Da mesma forma que no caso dos combustíveis tradicionais, quando os combustíveis sintéticos são queimados, eles liberam CO2 na atmosfera — um dos principais gases do efeito estufa, que causa as mudanças climáticas.

Por isso, para poder realmente falar em um processo sustentável, o carbono deve ser proveniente de CO2 capturado do ar, segundo Calvo Ambel.

“Se você capturar o CO2 da atmosfera e, ao queimar o combustível sintético, volta a descarregá-lo na atmosfera, o valor é neutro – não há contaminação adicional”, explica ele.

Os combustíveis sintéticos somente são limpos se todo o processo de produção for realizado com energias renováveis
Os combustíveis sintéticos somente são limpos se todo o processo de produção for realizado com energias renováveis

No caso do pequeno avião que estabeleceu um recorde para o livro Guinness, o combustível foi produzido usando apenas energia renovável, segundo Nilay Shah, professor de Engenharia do Imperial College de Londres e um dos fundadores da Zero Petroleum.

Qual a extensão da produção atual?

A quantidade de combustíveis sintéticos produzida atualmente “é reduzida”, segundo Calvo Ambel, mas esse processo pode ser acelerado.

Além da Zero Petroleum, a lista de empresas que trabalham no desenvolvimento de combustíveis sintéticos inclui, por exemplo, a Fulcrum BioEnergy, uma empresa americana que está construindo uma refinaria no Estado de Nevada.

Neste caso, o carbono não virá da captura de CO2 do ar, mas do metano produzido pela decomposição de resíduos municipais.

Já a empresa chilena HIF Global (abreviação de Highly Innovative Fuels, ou Combustíveis Altamente Inovadores) tem projetos no Chile, nos Estados Unidos e na Austrália. Em 2021, a HIF começou a construir uma fábrica de demonstração chamada Haru Oni a cerca de 15 km ao norte do Cabo Negro, na região do Estreito de Magalhães e da Antártida.

“Haru Oni é a fábrica de demonstração da HIF que produzirá combustíveis neutros em carbono (eCombustíveis), graças aos fortes ventos da Patagônia, com tecnologia de ponta. No momento, 70% da fábrica estão construídos, e espera-se iniciar a produção de eCombustíveis no final deste ano”, segundo informou a HIF Global.

O hidrogênio será obtido por meio de eletrólise da água e o CO2, por meio de captura do ar, segundo acrescentou a empresa. A meta é sintetizar metanol e, a partir dele, obter “uma gasolina que poderá ser empregada nos veículos atuais, sem nenhuma modificação”.

Na Patagônia chilena, a empresa HIF Global está construindo a fábrica Haru Oni
Na Patagônia chilena, a empresa HIF Global está construindo a fábrica Haru Oni

Por outro lado, a multinacional espanhola de energia e petroquímica Repsol “começou, em maio deste ano, a construir no porto de Bilbao [na Espanha] uma das maiores fábricas de combustíveis sintéticos do mundo”, informou a Repsol por escrito à BBC News Mundo.

Segundo a Repsol, a fábrica “contará com um eletrolisador de 10 MW para produzir 2,1 mil toneladas de combustível por ano, principalmente para aviões, navios e caminhões. O plano da Repsol é inaugurar essa fábrica de combustíveis sintéticos em 2024.”

A Repsol informou que obterá CO2 da fábrica de produção de hidrogênio na refinaria da empresa Petronor (foto), da qual é a maior acionista
A Repsol informou que obterá CO2 da fábrica de produção de hidrogênio na refinaria da empresa Petronor (foto), da qual é a maior acionista

Os combustíveis sintéticos são uma solução viável para os automóveis?

O especialista em mudanças climáticas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, James Dyke acredita que não é justificável recorrer aos combustíveis sintéticos no caso dos automóveis.

“Estamos vendo atualmente um crescimento exponencial dos carros elétricos e um forte aumento de toda a infraestrutura de recarga associada. Existe também um possível papel para o hidrogênio como combustível no transporte por rodovia”, destaca ele.

Para Calvo Ambel, desenvolver combustíveis sintéticos para automóveis “não faz nenhum sentido”.

“Essa quantidade de eletricidade pode ser empregada para movimentar um carro elétrico diretamente, sem perdas de nenhuma parte”, segundo ele.

“Ou você pode usar essa eletricidade para capturar o CO2, produzir hidrogênio, fazer a síntese e depois queimá-lo em um motor totalmente ineficiente, já que, em um motor a diesel ou gasolina, quase toda a energia é perdida na forma de calor.”

O Parlamento europeu aprovou em junho a proibição da venda de novos carros com motor a combustão (ou seja, a gasolina e diesel tradicional) a partir de 2035.

Alguns críticos acusam as empresas petrolíferas de prometer e incentivar o uso de combustíveis sintéticos em automóveis para retardar a transição para os veículos elétricos e assim manter, pelo maior tempo possível, a venda de carros tradicionais e o consumo dos seus produtos.

A BBC News Mundo apresentou essa crítica à Repsol, que respondeu: “O objetivo é descarbonizar o setor de transporte e devemos manter todas as opções disponíveis para reduzir as emissões de forma mais rápida e eficaz. Devemos evitar o determinismo e deixar que todas as tecnologias concorram e se complementem entre si”.

O Parlamento Europeu aprovou em junho a proibição da venda de carros novos com motores a gasolina e diesel tradicional a partir de 2035
O Parlamento Europeu aprovou em junho a proibição da venda de carros novos com motores a gasolina e diesel tradicional a partir de 2035

A Repsol destacou ainda que uma das vantagens do desenvolvimento de combustíveis sintéticos para automóveis é o fato de que “esses combustíveis renováveis podem ser consumidos pelos veículos atuais, sem necessidade de modificação dos motores, nem das infraestruturas de distribuição e reabastecimento já existentes, o que permite acelerar a redução das emissões dos carros que já circulam nas estradas, sem precisar esperar a renovação da frota para empregar outras fontes de energia, como a eletricidade ou o hidrogênio”.

Com relação às críticas específicas sobre ineficiência, a Repsol salientou que, “quando se fala que o uso de eletricidade diretamente para movimentar os veículos é mais eficiente, algumas considerações de enorme relevância são deixadas de fora”.

“Em primeiro lugar, para fornecer eletricidade renovável a um veículo, a produção e o fornecimento da eletricidade devem ser realizados no mesmo instante temporal, e nem sempre é possível garantir que o veículo esteja conectado à rede no momento adequado”, segundo a empresa.

A Repsol prossegue: “Em segundo lugar, se for necessário que os veículos a bateria tenham grande autonomia para realizar viagens longas, é preciso fabricar baterias de grande capacidade, que aumentam muito a massa do veículo. Essa massa maior repercute em maior consumo de eletricidade para os deslocamentos, prejudicando a eficiência”.

“No caso dos combustíveis sintéticos, a maior massa de combustível para percorrer mais quilômetros é insignificante e não prejudica a eficiência do veículo”, conclui a empresa.

Os combustíveis sintéticos são uma solução para a aviação?

“O único caso em que vemos potencial nos combustíveis sintéticos é o dos aviões. Se quisermos realmente descarbonizar, não existe nenhuma alternativa viável à queima de querosene”, diz Calvo Ambel.

Em vez de combustíveis sintéticos, seria possível aumentar a produção de biocombustíveis para descarbonizar a aviação?

Os biocombustíveis, produzidos com a biomassa das plantas, não oferecem solução viável e apresentam grandes riscos, segundo o especialista da ONG Transport and Environment.

“Na Europa, os automóveis queimam todos os dias o equivalente a 15 milhões de pães, ao mesmo tempo em que temos uma crise alimentar mundial.”

“Se você produzir biocombustíveis de soja, óleo de palma ou óleo de girassol, tudo isso exige uma quantidade de terra bastante considerável”, acrescenta Calvo Ambel. “E, como sabemos, isso causa o desmatamento da Amazônia ou do sudeste asiático para produzir óleo de palma. Ou seja, o remédio é pior que a doença.”

A ONG Transport and Environment destaca que os combustíveis sintéticos devem ser parte da solução em setores onde não há alternativas viáveis, como a aviação
A ONG Transport and Environment destaca que os combustíveis sintéticos devem ser parte da solução em setores onde não há alternativas viáveis, como a aviação

Com relação ao óleo de cozinha utilizado como combustível para aviões, Calvo Ambel acredita que também não seja uma opção viável: “todo o óleo de cozinha consumido nos Estados Unidos não atenderia a 1% da demanda de querosene daquele país”.

A Transport and Environment defende que, em 2030, as empresas aéreas “sejam obrigadas a utilizar um percentual — mesmo que pequeno, de cerca de 1% — de combustível sintético, para começar a evoluir pouco a pouco até onde precisamos chegar. Porque o que não podemos é continuar usando querosene por toda a vida”, afirma Calvo Ambel.

A produção de combustíveis sintéticos poderia ser escalonada?

Os especialistas ouvidos pela BBC News Mundo concordam ao destacar que tecnicamente é possível aumentar a produção de combustíveis sintéticos. Mas a principal dificuldade é que o aumento dessa produção exigirá grandes quantidades de eletricidade de origens renováveis.

“A Europa sabe que, se quiséssemos, por exemplo, movimentar todos os aviões com esse combustível — só os que saem da Europa — seria preciso importar o combustível porque são necessários muitos painéis solares e muitas turbinas eólicas”, afirma Calvo Ambel.

“O governo alemão, por exemplo, fez recentemente um acordo de cooperação com o Chile neste setor, mas tudo está em fase preliminar.”

É urgente a necessidade de reduzir as emissões de CO2 provenientes da queima de combustíveis fósseis, segundo o Painel Internacional de Mudanças Climáticas das Nações Unidas.
É urgente a necessidade de reduzir as emissões de CO2 provenientes da queima de combustíveis fósseis, segundo o Painel Internacional de Mudanças Climáticas das Nações Unidas.

Nilay Shah destaca que aumentar a produção de combustíveis sintéticos para satisfazer às exigências da aviação mundial apresenta diversos desafios. Entre eles, o professor menciona os seguintes:

  • otimizar a química para que a maior parte da matéria-prima (CO2 e hidrogênio) seja convertida em combustível de acordo com as especificações necessárias (sem produzir ao mesmo tempo gases ou outros produtos secundários);
  • instalar capacidade suficiente de energia renovável;
  • instalar capacidade suficiente de eletrólise para a produção de hidrogênio; e
  • ter acesso a uma fonte sustentável de CO2 (por exemplo, a captura direta do ar).

Shah também relembra que o custo atual do combustível sintético é mais alto que o dos combustíveis fósseis, mas espera-se que ele seja reduzido com o tempo.

O especialista do Imperial College de Londres destaca que “precisamos reduzir as emissões em todos os setores”.

“Alguns setores seguem com mais dificuldade, como a aviação e a propulsão marítima, devido à necessidade de combustíveis com maior quantidade de energia”, afirma Shah. “Por isso, é provável que os combustíveis sintéticos sejam fundamentais para satisfazer à demanda de energia desse setor no futuro próximo.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional19 minutos ago

Explosão em porto no Irã deixa ao menos 65 mortos

Internacional22 minutos ago

França: polícia busca suspeito de ataque a faca em mesquita

Internacional25 minutos ago

Homem atropela multidão e mata 11 durante festival no Canadá

CIDADE53 minutos ago

Prefeitura de João Pessoa paga mês de abril nesta terça a quarta-feira

Segurança Pública2 horas ago

Polícia frustra ‘rolezinho’ e apreende motocicletas que infringem leis de trânsito

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Semana do trabalhador começa com 649 vagas de emprego oferecidas pelo Sine-JP

Segurança Pública2 horas ago

Polícia prende foragido da Justiça durante ação de combate ao tráfico de drogas, em João Pessoa

Esporte2 horas ago

Na venda do jogo “Bota X Fla”, a SAF embolsou R$ 6,3 milhões, mas João Pessoa, a patrocinadora, perdeu

CIDADE3 horas ago

Mersinho da UP, eleito pra defender o povo, agora se esconde é em casa! Lucena de olho e o matuto querendo saber: cadê tu, cabra véi?

Politíca3 horas ago

Com 69 prefeitos atualmente, PSB filiará mais três gestores municipais em Congresso que oficializará João Azevêdo na presidência do partido

Educação & Cultura4 horas ago

EDIÇÃO ESPECIAL Confraria Sol das Letras promove, nesta 3ª, debate com o historiador Alberto Aggio

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

10 aspectos cruciais de cibersegurança para proteger sua empresa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Ransomware Medusa: como atua e por que desperta preocupação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Eles querem os seus dados: entenda o que são infostealers e como evitá-los

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Fraude por falsidade ideológica: não caia no golpe

Esporte5 horas ago

Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo de 2026

Nacional6 horas ago

Fraude bilionária no INSS: Lupi se fez de doido, viu o povo sendo roubado e ficou calado!

Saúde6 horas ago

Prefeitura vacina grupos prioritários contra Influenza e faz alerta sobre a importância da prevenção

Saúde6 horas ago

OAB realiza maior campanha de vacinação contra a gripe na Paraíba  

Esporte6 horas ago

Prefeito comemora sucesso da maior corrida pelo autismo do Brasil e reforça João Pessoa como referência de inclusão

Segurança Pública6 horas ago

Operação Sinais: polícia recupera 20 veículos roubados e apreende armas na região de Queimadas

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Encontro discute protagonismo das mulheres na agropecuária, na 8ª Festa da Cabra Rainha

Educação & Cultura6 horas ago

Prefeitura de João Pessoa impulsiona geração de renda com cursos gratuitos de qualificação profissional

CIDADE7 horas ago

Bruno e Juliana visitam Festa do Produtor Rural de Alagoa Nova e destacam que evento impulsiona o turismo no Brejo paraibano: “Já nasceu grande”

ESTADO7 horas ago

IPVA de veículos com placa final 4 pode ser pago com desconto de 10% até dia 30; motos de até 170 cilindradas são isentas

Politíca2 dias ago

Camila Toscano, a flor do Brejo que virou guerreira do clima, leva a força do sertão pra COP30: “O matuto vai ecoar no mundo, visse?!”

Judiciário2 dias ago

A prisão civil avoenga como consequência da imposição de pagamento de dívida alheia

Educação & Cultura2 dias ago

Internacionalismo na educação é caminho para formar cidadãos globais

Saúde2 dias ago

Por que duvidamos de nossas habilidades mesmo quando somos bons em algo?

Saúde2 dias ago

Realidade virtual faz diagnóstico automatizado do autismo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional4 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde4 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde4 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura5 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA5 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde5 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 semanas ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional3 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA3 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA3 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br