Connect with us

Internacional

Presidente de Portugal pede a todos que ajudem a prevenir incêndios rurais

Em entrevista à ONU News, Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre “talvez a semana mais difícil do ano país” com a ameaça de fogo nas matas e a forte onda de calor, que atinge a vizinha Espanha; chefe de Estado também crê em urgência de transição para energia renovável

Nessa entrevista, o presidente de Portugal fala ainda de proteção dos oceanos e termina com uma aposta: Portugal deve ver chegar uma mulher a primeiro-ministro e presidente num futuro próximo. Marcelo Rebelo de Sousa conversou com Monica Villela Grayley após discursar, remotamente, no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas.

ONU News: Presidente, bem-vindo é um prazer recebê-lo aqui na ONU News em Português. 

Marcelo Rebelo de Sousa: Muito obrigado. É um prazer. É uma hora.

ON: Presidente, o sr. participa nesta quarta-feira do Fórum Político de Alto Nível, de forma remota por causa da situação dos incêndios florestais em Portugal. O que está acontecendo este ano? Como o país está lidando com esta emergência que também afeta a Espanha, pode se alastrar inclusive para França, Itália e outras partes?

MRS: Estamos vivendo talvez a semana mais difícil do ano porque as temperaturas estão muito altas. Porque a umidade é nula. Porque as noites são tão quentes quanto os dias. Porque tem havido ventos-leste portanto quentes, muito intensos. Então há uma cumulação de fator negativo. E esta cumulação levou à declaração, primeiro de estado de alerta, e depois de estado de contingência, o que é mais grave. E foi entendido que eu deveria ficar cá e o primeiro-ministro para um período que poderia ir até o final de semana, e provavelmente vai até o final da semana.

ON: O senhor citou no seu discurso no Ecosoc, aqui no Fórum de Alto Nível, as alterações climáticas. Mas também existem, Presidente, incêndios criminosos, não? Pessoas que colocam fogo nas matas. O que cada um pode fazer para evitar esse problema?

MRS: É muito importante não apenas a atividade criminosa e a sua punição, e sua prevenção e a sua dissuasão, mas a negligência em situações explosivas de temperaturas muito altas superiores a 40ºC, 45ºC ou perto de 50ºC, e umidade zero com ventos muito intensos. Negligência é máquina agrícola trabalhando quando não devia trabalhar. Negligência é piquenique, atividade lúdica com fogo na floresta. Negligência é encontro de mota (moto) com o risco que tem. Em milhares e milhares de ignições que provoquem eventualmente… E, portanto, aí há também um fator de educação cívica e negligência. E, portanto, de necessidade, de diligência pessoal e proativa.

ON: Quer dizer, cada um pode fazer a sua parte neste grande mutirão que óbvio vai ajudar.

MRS: Deve fazer a sua parte. Deve fazer a sua parte.

ON: Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, vamos continuar falando de natureza. A Conferência dos Oceanos foi um sucesso. Mas agora começa o trabalho. O que Portugal vai fazer para tornar a Declaração de Lisboa uma realidade e avançar também no sentido de um Tratado Global para os Oceanos, uma vez que nem todos os países, aparentemente, estão convencidos desta necessidade?

Rio Tejo, que passa pela capital de Portugal, Lisboa. FRio Tejo, que passa pela capital de Portugal, Lisboa.

MRS: Ora bom. O importante é que antes de Lisboa, havia já trabalho sendo feito. Estava pronto um Tratado contra a Poluição por Plástico dos Mares. Está quase pronto um Tratado de Proteção da Biodiversidade em Alto Mar. Está bem avançado no que respeita à regra sobre navios e seu efeito poluente nos mares. Vai avançando, no que que diz respeito a questões de proteção de áreas marinhas.  Estados que unilateralmente ou, bilateralmente, anunciam proteção. Portugal vai proteger 30% de todo o seu mar, que é imenso, vai protegê-lo antes de 2030. E Portugal proíbe exploração petrolífera na Zona Econômica Exclusiva.  E isso tem que ver com a proteção do oceano, mas também têm a ver como a descarbonização. Como os objetivos da poluição como um todo, que estão fixados na União Europeia e estão fixados também como metas pelo secretário-geral das Nações Unidas.Portugal está a criar novas reservas marinhas nos Açores, na Madeira no meio do Atlântico. Ou já existem ou estão sendo criadas.
E Portugal tem talvez a segunda plataforma continental de toda a Europa. Por causa das ilhas no meio do Oceano vai até o Canadá, vai até à Islândia, vai até à plataforma continental norte-americana.
Portanto, há aqui uma responsabilidade muito, muito grande.  Portugal está apostando nas (energias) renováveis. Estamos acima de 60% de renováveis nas fontes globais de energia. Isso é prevenir o futuro. É depender menos do gás, depender menos do petróleo, depender menos daquilo que é energia fóssil e avançar para a energia verde, energia limpa.
Agora, como executar isso, rapidamente, a partir da Declaração de Lisboa? Temos já uma primeira meta que é a COP26.  E aí agora seja mais geral no panorama. É um panorama não-vinculativo. É uma COP que não termina em deliberações vinculativas.
Mas até lá, é precisa ir mais longe em matéria de economia azul, em matéria de financiamento contra a poluição dos oceanos, que é preciso que alguém pague. E este pagar tem que ser Estados, tem que ser instituições internacionais, mas tem que ser também sociedade civil.  Tem que ser também stakeholders, os parceiros privados e sociais, fundações. E isso, houve compromissos muito fortes em Lisboa, fundações que prometeram investir milhões de dólares. É preciso que venham investir esses milhões de dólares.
E antes, muito antes da Conferência, que a França e a Costa Rica, vão promover em 2025.  Portanto temos aqui três anos quanto aos oceanos que são muito, muito importante.ONU debateu como minimizar e abordar a acidificação, a perda do oxigênio e o aquecimento dos oceanosONU debateu como minimizar e abordar a acidificação, a perda do oxigênio e o aquecimento dos oceanos

ON: Presidente, aqui no Fórum de Alto Nível, os países prestam contas da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas com essa guerra na Ucrânia e com a recuperação da pandemia que ainda não aconteceu totalmente, como é que elas afetam Portugal e essa agenda, e que Objetivos especificamente?

MRS: Ora bom, na maior parte dos países europeus, a guerra mais do que a pandemia criou um problema que é uma oportunidade: que é substituir as fontes de energia. A Europa estava muito dependente e está de petróleo e de gás. E no caso do gás, muito dependente do gás vindo de fora da União Europeia, nomeadamente da Federação Russa. Não apenas, mas também. 
Portugal não tem esse problema grave porque nós dependemos muito menos de outros países europeus de petróleo e do gás, e no caso do gás a maioria esmagadora vem da África. Vem da Nigéria por terra e por mar. Mas depois, há outros Objetivos que são atingidos com a pandemia e atingidos com a guerra. Eu lhe conto mais: pobreza. Aumento da pobreza. A pandemia acentuou desigualdade social, puniu mais os mais pobres. Igualdade de gênero. A pandemia puniu mais mulher do que puniu homem. Criança. A pandemia puniu crianças, puniu idosos, que é um problema que não há noutros continentes, mas há muito na Europa. Está envelhecendo rapidamente. Mas a pandemia em todo o mundo puniu sistemas de saúde e sistemas de solidariedade social. Estresse. E esse estresse pode acentuar-se com a guerra. Com os efeitos econômicos e financeiros da guerra porque inflação muda sempre mais os mais pobres. 

ON: Inclusive, é isso que o FMI está dizendo…

MRS: Inflação acentua desigualdades. Inflação pune também muito a questão da afirmação de gênero. Inflação e efeitos sociais da inflação. Em termos da empregabilidade e de emprego efetivo. E, portanto, é evidente que a pandemia teve um custo e quando estava sendo superado o custo, surge não sabemos até quando o peso da guerra, dos efeitos econômicos e sociais da guerra.

ON: Agora, analistas dizem que essa guerra pode durar anos. Dentro da União Europeia também se faz essa leitura? E eu queria saber se Portugal pretende receber mais ucranianos ainda este ano?

MRS: Sim. Portugal continua aberto, como sempre, a mais imigração e não só ucranianos, mas da Ucrânia. Temos recebido nacionais de outros países que viviam na Ucrânia, países de Leste, países asiáticos, países africanos tinham seus nacionais vivendo na Ucrânia. E, portanto, estamos abertos, como sempre, a aumentar o volume de imigrantes a receber, e não é apenas a receber, é a criar condições de integração, de inclusão em Portugal.

ON: Inclusive aprendendo também a língua portuguesa. O que é bastante importante…

MRS: Mas ucraniano aprende com uma velocidade espantosa. Eu tenho encontrado ucranianos e ucranianas que em dois, três meses começam a falar português e ao fim de seis meses, menos de um ano, falam correntemente português. É incrível.Família ucraniana espera para entrar em trem em estação em Lviv, próximo à fronteira com a Polônia. Família ucraniana espera para entrar em trem em estação em Lviv, próximo à fronteira com a Polônia.

ON: E claro. E ajuda na integração, não é, Presidente? Mas vamos voltar para falar um pouquinho dos ODS? O senhor falou no Objetivo 5 sobre igualdade de gênero e como as mulheres são afetadas nessa pandemia. Mas Portugal agora tem um governo paritário. Está cumprindo esse Objetivo muito bem, mais do que nos países de língua portuguesa, temos que dizer. Aqui na ONU, chegou a primeira mulher para comandar a Missão de Portugal, desde que o país entrou na organização, a embaixadora Ana Paula Zacarias. O país está colocando mais mulheres em posição de poder. E a pergunta que todos se fazem, nesse momento, é claro: sobre os cargos mais altos do país. O sr. vê uma presidente, uma primeira-ministra chegando ao poder em Portugal num futuro próximo, ainda nessa década?

MRS: Sim. Já tivemos uma primeira-ministra: Maria de Lourdes Pintasilgo, Foi candidata presidencial, mas não ganhou (as) presidenciais. Eu estou vendo como muito possível voltarmos a ter uma primeira-ministra mulher ou uma presidente da mulher. O grande problema tem sido quando olhamos para lugar de topo, os lugares de topos econômicos, empresariais. Aí o panorama ainda é pior que nos lugares de topo político porque nos lugares de topo político, é verdade, que ainda há um défice de género, mas é muito acentuado nas líderes de empresas ou de grupos empresariais.Ana Paula Zacarias, representante de Portugal nas Nações UnidasManuel EliasAna Paula Zacarias, representante de Portugal nas Nações Unidas

ON: E por que, na sua opinião, existe essa barreira na questão financeira, de topo?

MRS: Não. É muito importante. Porque sabe como é fundamental o peso do poder econômico numa sociedade. Do poder político é fundamental, do poder econômico é também fundamental. Tem sido fácil mulheres no topo de instituições com poder social, confederações sindicais, confederações patronais, aí sim, instituições de solidariedade social… Agora quando chega o núcleo duro: banca, seguro, setores-chave da economia e também alguns setores chave da política, aí a resistência tem sido melhor à realização desse objetivo nos últimos anos.

ON: Presidente, a nossa entrevista chega ao fim.  Muito obrigada então pela sua atenção, pelo seu tempo. E mais alguma coisa que o sr. gostaria de acrescentar? 

MRS: Nada. A não ser do prazer que foi reencontrá-la, espero reencontrá-la brevemente, mas de forma presencial.

ON: Muito obrigada, Presidente.

Fonte: UNO

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte23 horas ago

Ator mais bem pago de Hollywood revela motivo para interpretar lenda do UFC em novo filme

Esporte23 horas ago

Fórmula 1: Domenicali quer mais polêmicas para agitar a categoria

Esporte23 horas ago

Surian quer reação do Treze na partida contra o América-RN

Esporte24 horas ago

João Fonseca despacha jovem dinamarquês rumo à segunda rodada em Madrid

Saúde24 horas ago

Lentes asféricas controlam miopia em crianças

ECONOMIA24 horas ago

Como a inteligência artificial pode auxiliar na sua vida financeira

ECONOMIA24 horas ago

Choques econômicos positivos podem contribuir para o aumento da criminalidade, aponta estudo

ECONOMIA24 horas ago

Demanda fraca e juros altos elevam preocupação da indústria no início de 2025

Nacional1 dia ago

Nordeste tem maior número de municípios sem Planos Diretores de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais

Nacional1 dia ago

Intimar acusado em UTI, como no caso Bolsonaro, é caso único no mundo

Nacional1 dia ago

Deputado do Parlamento Europeu propõe sanções contra Alexandre de Moraes por intimação a Bolsonaro na UTI

Nacional1 dia ago

Bolsonaro intimado em UTI: Lei proíbe citação de doentes

Nacional1 dia ago

Escândalo no INSS põe Lupi em situação de desconforto no governo

Nacional1 dia ago

The Times noticia intimação de Bolsonaro em plena UTI e choca o mundo

Esporte1 dia ago

Agenda de jogos internacional para hoje (25)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional1 dia ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde1 dia ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde1 dia ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

CIDADE1 dia ago

Diretor do Instituto Alpargatas celebra renovação de parcerias com a PMCG e destaca: “Temos na gestão de Bruno a efetividade de uma educação de qualidade”

ESTADO1 dia ago

Cagepa executa obra de melhoria no esgotamento sanitário do bairro do Roger

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo celebra avanços da Paraíba na educação profissional e no ensino integral

ESTADO1 dia ago

Paraíba leva diversidade do interior à Femptur e reforça promoção turística no mercado regional

ESTADO1 dia ago

Encontro discute estratégias de captação de famílias para serviço de acolhimento de crianças e adolescentes

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Governo da Paraíba e Capes investem em pesquisa de novos produtos de leite caprino com vegetais do Semiárido

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita Associação Integrada Mães de Autistas e discussão ampliação de parcerias

ESTADO1 dia ago

Encontro Nacional de Gestores da Cultura é aberto em João Pessoa com a presença de quase duas mil pessoas de todo o Brasil

Segurança Pública1 dia ago

Relatório propõe desvinculação da perícia criminal das Polícias Civis

Politíca1 dia ago

Novo projeto de Ruy vai beneficiar descontos ilegais nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional1 dia ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde1 dia ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde1 dia ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura3 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA3 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde3 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional6 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde1 semana ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde1 semana ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde1 semana ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 semanas ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional2 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA2 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br