Connect with us

Internacional

Presidente de Portugal pede a todos que ajudem a prevenir incêndios rurais

Em entrevista à ONU News, Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre “talvez a semana mais difícil do ano país” com a ameaça de fogo nas matas e a forte onda de calor, que atinge a vizinha Espanha; chefe de Estado também crê em urgência de transição para energia renovável

Nessa entrevista, o presidente de Portugal fala ainda de proteção dos oceanos e termina com uma aposta: Portugal deve ver chegar uma mulher a primeiro-ministro e presidente num futuro próximo. Marcelo Rebelo de Sousa conversou com Monica Villela Grayley após discursar, remotamente, no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas.

ONU News: Presidente, bem-vindo é um prazer recebê-lo aqui na ONU News em Português. 

Marcelo Rebelo de Sousa: Muito obrigado. É um prazer. É uma hora.

ON: Presidente, o sr. participa nesta quarta-feira do Fórum Político de Alto Nível, de forma remota por causa da situação dos incêndios florestais em Portugal. O que está acontecendo este ano? Como o país está lidando com esta emergência que também afeta a Espanha, pode se alastrar inclusive para França, Itália e outras partes?

MRS: Estamos vivendo talvez a semana mais difícil do ano porque as temperaturas estão muito altas. Porque a umidade é nula. Porque as noites são tão quentes quanto os dias. Porque tem havido ventos-leste portanto quentes, muito intensos. Então há uma cumulação de fator negativo. E esta cumulação levou à declaração, primeiro de estado de alerta, e depois de estado de contingência, o que é mais grave. E foi entendido que eu deveria ficar cá e o primeiro-ministro para um período que poderia ir até o final de semana, e provavelmente vai até o final da semana.

ON: O senhor citou no seu discurso no Ecosoc, aqui no Fórum de Alto Nível, as alterações climáticas. Mas também existem, Presidente, incêndios criminosos, não? Pessoas que colocam fogo nas matas. O que cada um pode fazer para evitar esse problema?

MRS: É muito importante não apenas a atividade criminosa e a sua punição, e sua prevenção e a sua dissuasão, mas a negligência em situações explosivas de temperaturas muito altas superiores a 40ºC, 45ºC ou perto de 50ºC, e umidade zero com ventos muito intensos. Negligência é máquina agrícola trabalhando quando não devia trabalhar. Negligência é piquenique, atividade lúdica com fogo na floresta. Negligência é encontro de mota (moto) com o risco que tem. Em milhares e milhares de ignições que provoquem eventualmente… E, portanto, aí há também um fator de educação cívica e negligência. E, portanto, de necessidade, de diligência pessoal e proativa.

ON: Quer dizer, cada um pode fazer a sua parte neste grande mutirão que óbvio vai ajudar.

MRS: Deve fazer a sua parte. Deve fazer a sua parte.

ON: Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, vamos continuar falando de natureza. A Conferência dos Oceanos foi um sucesso. Mas agora começa o trabalho. O que Portugal vai fazer para tornar a Declaração de Lisboa uma realidade e avançar também no sentido de um Tratado Global para os Oceanos, uma vez que nem todos os países, aparentemente, estão convencidos desta necessidade?

Rio Tejo, que passa pela capital de Portugal, Lisboa. FRio Tejo, que passa pela capital de Portugal, Lisboa.

MRS: Ora bom. O importante é que antes de Lisboa, havia já trabalho sendo feito. Estava pronto um Tratado contra a Poluição por Plástico dos Mares. Está quase pronto um Tratado de Proteção da Biodiversidade em Alto Mar. Está bem avançado no que respeita à regra sobre navios e seu efeito poluente nos mares. Vai avançando, no que que diz respeito a questões de proteção de áreas marinhas.  Estados que unilateralmente ou, bilateralmente, anunciam proteção. Portugal vai proteger 30% de todo o seu mar, que é imenso, vai protegê-lo antes de 2030. E Portugal proíbe exploração petrolífera na Zona Econômica Exclusiva.  E isso tem que ver com a proteção do oceano, mas também têm a ver como a descarbonização. Como os objetivos da poluição como um todo, que estão fixados na União Europeia e estão fixados também como metas pelo secretário-geral das Nações Unidas.Portugal está a criar novas reservas marinhas nos Açores, na Madeira no meio do Atlântico. Ou já existem ou estão sendo criadas.
E Portugal tem talvez a segunda plataforma continental de toda a Europa. Por causa das ilhas no meio do Oceano vai até o Canadá, vai até à Islândia, vai até à plataforma continental norte-americana.
Portanto, há aqui uma responsabilidade muito, muito grande.  Portugal está apostando nas (energias) renováveis. Estamos acima de 60% de renováveis nas fontes globais de energia. Isso é prevenir o futuro. É depender menos do gás, depender menos do petróleo, depender menos daquilo que é energia fóssil e avançar para a energia verde, energia limpa.
Agora, como executar isso, rapidamente, a partir da Declaração de Lisboa? Temos já uma primeira meta que é a COP26.  E aí agora seja mais geral no panorama. É um panorama não-vinculativo. É uma COP que não termina em deliberações vinculativas.
Mas até lá, é precisa ir mais longe em matéria de economia azul, em matéria de financiamento contra a poluição dos oceanos, que é preciso que alguém pague. E este pagar tem que ser Estados, tem que ser instituições internacionais, mas tem que ser também sociedade civil.  Tem que ser também stakeholders, os parceiros privados e sociais, fundações. E isso, houve compromissos muito fortes em Lisboa, fundações que prometeram investir milhões de dólares. É preciso que venham investir esses milhões de dólares.
E antes, muito antes da Conferência, que a França e a Costa Rica, vão promover em 2025.  Portanto temos aqui três anos quanto aos oceanos que são muito, muito importante.ONU debateu como minimizar e abordar a acidificação, a perda do oxigênio e o aquecimento dos oceanosONU debateu como minimizar e abordar a acidificação, a perda do oxigênio e o aquecimento dos oceanos

ON: Presidente, aqui no Fórum de Alto Nível, os países prestam contas da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas com essa guerra na Ucrânia e com a recuperação da pandemia que ainda não aconteceu totalmente, como é que elas afetam Portugal e essa agenda, e que Objetivos especificamente?

MRS: Ora bom, na maior parte dos países europeus, a guerra mais do que a pandemia criou um problema que é uma oportunidade: que é substituir as fontes de energia. A Europa estava muito dependente e está de petróleo e de gás. E no caso do gás, muito dependente do gás vindo de fora da União Europeia, nomeadamente da Federação Russa. Não apenas, mas também. 
Portugal não tem esse problema grave porque nós dependemos muito menos de outros países europeus de petróleo e do gás, e no caso do gás a maioria esmagadora vem da África. Vem da Nigéria por terra e por mar. Mas depois, há outros Objetivos que são atingidos com a pandemia e atingidos com a guerra. Eu lhe conto mais: pobreza. Aumento da pobreza. A pandemia acentuou desigualdade social, puniu mais os mais pobres. Igualdade de gênero. A pandemia puniu mais mulher do que puniu homem. Criança. A pandemia puniu crianças, puniu idosos, que é um problema que não há noutros continentes, mas há muito na Europa. Está envelhecendo rapidamente. Mas a pandemia em todo o mundo puniu sistemas de saúde e sistemas de solidariedade social. Estresse. E esse estresse pode acentuar-se com a guerra. Com os efeitos econômicos e financeiros da guerra porque inflação muda sempre mais os mais pobres. 

ON: Inclusive, é isso que o FMI está dizendo…

MRS: Inflação acentua desigualdades. Inflação pune também muito a questão da afirmação de gênero. Inflação e efeitos sociais da inflação. Em termos da empregabilidade e de emprego efetivo. E, portanto, é evidente que a pandemia teve um custo e quando estava sendo superado o custo, surge não sabemos até quando o peso da guerra, dos efeitos econômicos e sociais da guerra.

ON: Agora, analistas dizem que essa guerra pode durar anos. Dentro da União Europeia também se faz essa leitura? E eu queria saber se Portugal pretende receber mais ucranianos ainda este ano?

MRS: Sim. Portugal continua aberto, como sempre, a mais imigração e não só ucranianos, mas da Ucrânia. Temos recebido nacionais de outros países que viviam na Ucrânia, países de Leste, países asiáticos, países africanos tinham seus nacionais vivendo na Ucrânia. E, portanto, estamos abertos, como sempre, a aumentar o volume de imigrantes a receber, e não é apenas a receber, é a criar condições de integração, de inclusão em Portugal.

ON: Inclusive aprendendo também a língua portuguesa. O que é bastante importante…

MRS: Mas ucraniano aprende com uma velocidade espantosa. Eu tenho encontrado ucranianos e ucranianas que em dois, três meses começam a falar português e ao fim de seis meses, menos de um ano, falam correntemente português. É incrível.Família ucraniana espera para entrar em trem em estação em Lviv, próximo à fronteira com a Polônia. Família ucraniana espera para entrar em trem em estação em Lviv, próximo à fronteira com a Polônia.

ON: E claro. E ajuda na integração, não é, Presidente? Mas vamos voltar para falar um pouquinho dos ODS? O senhor falou no Objetivo 5 sobre igualdade de gênero e como as mulheres são afetadas nessa pandemia. Mas Portugal agora tem um governo paritário. Está cumprindo esse Objetivo muito bem, mais do que nos países de língua portuguesa, temos que dizer. Aqui na ONU, chegou a primeira mulher para comandar a Missão de Portugal, desde que o país entrou na organização, a embaixadora Ana Paula Zacarias. O país está colocando mais mulheres em posição de poder. E a pergunta que todos se fazem, nesse momento, é claro: sobre os cargos mais altos do país. O sr. vê uma presidente, uma primeira-ministra chegando ao poder em Portugal num futuro próximo, ainda nessa década?

MRS: Sim. Já tivemos uma primeira-ministra: Maria de Lourdes Pintasilgo, Foi candidata presidencial, mas não ganhou (as) presidenciais. Eu estou vendo como muito possível voltarmos a ter uma primeira-ministra mulher ou uma presidente da mulher. O grande problema tem sido quando olhamos para lugar de topo, os lugares de topos econômicos, empresariais. Aí o panorama ainda é pior que nos lugares de topo político porque nos lugares de topo político, é verdade, que ainda há um défice de género, mas é muito acentuado nas líderes de empresas ou de grupos empresariais.Ana Paula Zacarias, representante de Portugal nas Nações UnidasManuel EliasAna Paula Zacarias, representante de Portugal nas Nações Unidas

ON: E por que, na sua opinião, existe essa barreira na questão financeira, de topo?

MRS: Não. É muito importante. Porque sabe como é fundamental o peso do poder econômico numa sociedade. Do poder político é fundamental, do poder econômico é também fundamental. Tem sido fácil mulheres no topo de instituições com poder social, confederações sindicais, confederações patronais, aí sim, instituições de solidariedade social… Agora quando chega o núcleo duro: banca, seguro, setores-chave da economia e também alguns setores chave da política, aí a resistência tem sido melhor à realização desse objetivo nos últimos anos.

ON: Presidente, a nossa entrevista chega ao fim.  Muito obrigada então pela sua atenção, pelo seu tempo. E mais alguma coisa que o sr. gostaria de acrescentar? 

MRS: Nada. A não ser do prazer que foi reencontrá-la, espero reencontrá-la brevemente, mas de forma presencial.

ON: Muito obrigada, Presidente.

Fonte: UNO

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte3 horas ago

Atlético-MG: Hulk define final da Libertadores como jogo mais importante da sua vida

Esporte3 horas ago

Finais da PFL 2024 — Taila Santos x Dakota Ditcheva – Resultados

Esporte3 horas ago

F1: Norris garante pole da sprint para a McLaren no Catar

Esporte3 horas ago

Para as seleções brasileiras de vôlei, 2025 já começou

Esporte3 horas ago

Botafogo-PB acerta com meia que pertence ao Amazonas

Esporte3 horas ago

João Fonseca confirma classificação no Next Gen ATP Finals

ESTADO5 horas ago

Presidente do TCE-PB recebe secretários do Estado e de prefeituras para discutir regulação da Comunicação 

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Concurso para Aprendizes-Marinheiros 2025: Próximo edital está prestes a sair

Segurança Pública5 horas ago

E se o Brasil não tivesse escolhido o caça Gripen? Decisão histórica envolveu negociações bilionárias com EUA, França, Suécia e Rússia, tornando a Força Aérea brasileira uma das mais poderosas do mundo

Segurança Pública5 horas ago

“Mudanças são justas e necessárias”: Em pronunciamento, Haddad confirma criação de idade mínima pra militares irem pra reserva remunerada. Limitações de pensões e outros ajustes também são confirmados

Segurança Pública5 horas ago

A tensão nas Forças Armadas: sargentos, indignados, criticam descontos e denunciam benefícios de luxo para Generais

Segurança Pública6 horas ago

Deputados e representantes de CACs criticam decreto de armas e afirmam que clubes de tiro estão falindo

Educação & Cultura6 horas ago

Comissão debate financiamento e funcionamento de colégios de aplicação no sistema federal de educação básica

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Câmara aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos agrícolas

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Câmara aprova MP que destina R$ 2 bilhões para redução de dívidas de agricultores afetados por enchente

Judiciário6 horas ago

Iniciativa de Governança do COFECI recebe elogios do Ministro do TCU, Augusto Nardes

CIDADE6 horas ago

Semana terá debate da LOA 2025, Concerto de Natal e sessão sobre a prematuridade

ESTADO14 horas ago

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

CIDADE14 horas ago

MUNIC 2023: 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões

ECONOMIA14 horas ago

Com nona alta consecutiva, preços da indústria sobem 0,94% em outubro

Internacional14 horas ago

Dois dos detidos por ataque que feriu motorista da Carris em preventiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE1 dia ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional1 dia ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA1 dia ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário1 dia ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br