Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Entenda o futuro da energia que passa pelas algas como alimento

Conheça a Vaxa, empresa que está revolucionando a energia na produção de alimentos

À medida que as mudanças climáticas se infiltram em todos os aspectos da cadeia alimentar, incluindo os oceanos, é imperativo buscar fontes alternativas de nutrição para atender às necessidades da população. Um exemplo é o uso de algas em suplementos de ômega-3, em vez de peixe ou óleo de krill, porque isso evita a pesca excessiva e também vai direto na fonte de nutrição (os peixes obtêm seus ômega-3 através do que comem).

Corinna Bellizzi, chefe de marketing e vendas da empresa Vaxa Technologies, uma startup de biotecnologia com sede em Rosh Pina, Israel, e com atuaçaõ global, recentemente falou sobre sua nova abordagem científica para a produção sustentável e ecológica de microalgas e de seu recente lançamento de uma linha de produtos nesse sentido, a  Örlö Nutrition.

Ela descreveu como o processo circular negativo de carbono da empresa será a próxima fronteira da produção de alimentos: “Quando a nutrição se tornou insustentável na história do homem, a tecnologia nos permitiu avançar de caçadores-coletores para agricultores. A tecnologia da Vaxa está criando um salto tecnológico semelhante com a nutrição de base oceânica. É a primeira instalação comercial do mundo que integra a produção de energia geotérmica com o cultivo de algas (Energy-to-Food).”

Confira a entrevista:

Forbes: Fale-me um pouco sobre a instalação na Islândia – como funciona, o que cultiva e que tecnologia é utilizada?

Corinna Bellizzi: Desenvolvemos uma plataforma de economia circular para aproveitar o potencial nutricional das microalgas, sem interrupções sazonais. Nossa unidade de produção na Islândia é uma planta de aquacultura interna controlada. Isso significa que somos capazes de fornecer uma excelente fonte de ômega-3 e proteína para peixes e pessoas durante todo o ano, sem inconsistência sazonal ou preocupação com suprimentos, por causa de restrições ambientais, como o agravamento das tempestades e o aquecimento dos oceanos.

Nossa plataforma combina biotecnologia avançada e aprendizado de máquina para criar a primeira instalação do mundo de produção de microalgas fotossintéticas interna, controlada, otimizada e escalável com biossegurança. Nossa tecnologia utiliza energia limpa de uma usina geotérmica e seus fluxos de resíduos (água quente/fria, CO2 geotérmico) para produzir microalgas otimizadas com valor nutricional excepcional, incluindo proteínas com perfil completo de aminoácidos essenciais, ômega-3, vitaminas e minerais que estimulam o sistema imunológico.

Nosso processo também tem uma pegada de carbono negativa, utilizando 99% menos recursos terrestres e hídricos do que os usados ​​na produção convencional de microalgas. A tecnologia da Vaxa está reduzindo os custos de produção em aproximadamente 80%, enquanto melhora os rendimentos em 10 vezes. Ela cria um catalisador para que as indústrias de aquicultura e alimentos adotem amplamente o ômega-3 e proteínas sustentáveis ​​à base de algas. Vaxa significa “crescer” em islandês.

F: Pode explicar um pouco mais sobre como essa tecnologia difere das outras?

CB: Quando a nutrição terrestre se tornou insustentável, a tecnologia nos permitiu avançar de caçadores-coletores para agricultores. A tecnologia da Vaxa está criando um salto tecnológico semelhante com a nutrição de base oceânica. É a primeira instalação comercial do mundo que integra a produção de energia geotérmica com o cultivo de algas (Energy-to-Food). Usamos energia limpa e água islandesa cristalina para cultivar nossas algas, proporcionando o equilíbrio exato de fertilizantes naturais e luz que as microalgas precisam para prosperar.

Ao otimizar suas condições de crescimento com o poder da IA (inteligência artificial), elas crescem exponencialmente, dobrando sua massa a cada dois dias, enquanto consomem CO2 geram oxigênio como um subproduto positivo. Como estamos usando um sistema fechado (não uma lagoa aberta), e como controlamos as condições de crescimento, não precisamos nos preocupar com o potencial de contaminação de nossas algas com outras cepas de algas indesejadas, amebas ou outras pragas que consumiriam as algas – portanto, não precisamos usar pesticidas ou herbicidas.

As preocupações com a sazonalidade são apagadas. Isso significa que, no final, as algas que cultivamos têm um valor nutricional consistente e ideal. Como resultado, elas têm níveis mais altos de ômega-3 e outros fitonutrientes (por exemplo, aminoácidos essenciais, ferro biodisponível e vitamina B12) que podem criar uma abundância de produtos nutritivos.

Além disso, ao produzir uma solução que não dependa de sistemas de cultivo de lagoas abertas ou de nossos ecossistemas oceânicos, as preocupações com o fornecimento de ômega-3 por causa do aquecimento das águas e aumentos na acidificação dos oceanos são contornadas. Dada a natureza carbono-negativa de nossa tecnologia, estamos dispondo uma solução que pode resolver problemas de fornecimento de ômega-3 e proteína, e contribuir para o resfriamento global.

F: Por que algas? Por que agricultura vertical? Por que suplementos?

CB: Os peixes obtêm o ômega-3 altamente bioativo EPA e DHA das algas que consomem, bioacumulando essas gorduras importantes, juntamente com toxinas ambientais, à medida que subimos na cadeia alimentar. Podemos cortar o “peixe intermediário” e ir diretamente às algas para obter esses nutrientes poderosos, sem perturbar os ecossistemas sensíveis. Os ômega-3 derivados de algas fotossintéticas contêm lipídios polares e não criam aquele sabor típico de peixe.

Cultivar verticalmente as algas em nossa planta de aquicultura nos permite controlar as condições em que elas são cultivadas, minimizando o consumo de água e a pegada de área. Processamos e extraímos minimamente as algas usando apenas água e álcool orgânico, resultando em um produto superior que retém seus nutrientes essenciais e preserva os ômegas em sua forma lipídica polar e altamente biodisponível. Isso garante absorção superior para peixes ou óleos de algas em suas formas de triglicerídeos ou éster etílico e, dada a presença de lipídios polares, incluindo fosfolipídios e glicolipídios, absorção ainda maior do que o óleo de krill.

A suplementação com ômega-3 é uma maneira rápida e fácil de garantir que uma pessoa receba EPA e DHA suficientes em seu regime diário. Para obter o suficiente dessas gorduras essenciais, você pode consumir peixe 2-3 vezes por semana, ou pode tomar um grama (2 pequenas cápsulas) de Örlö Omega-3 ou DHA pré-natal todos os dias. Ao tomar um suplemento, você obtém o benefício dos ômegas sem a preocupação de toxinas ambientais e sem danificar ecossistemas sensíveis.

F: Por que a sustentabilidade oceânica tem se tornado um tema tão quente?

CB: À medida que o oceano continua a absorver mais carbono atmosférico, seus níveis de acidez estão subindo. Com o aumento da acidez, suas condições de suporte à vida estão mudando. A proliferação descontrolada de algas, resultado tanto da mudança da acidez, das terras agrícolas e do escoamento de águas residuais, mata cardumes inteiros de peixes, que mais tarde chegam à praia.

Com o aumento da acidez, algumas espécies de moluscos estão tendo ainda mais dificuldade em criar as conchas que os protegem em sua fase larval. Os recifes de corais estão morrendo. Essas realidades estão bem documentadas e continuarão com o aumento da temperatura dos oceanos e dos níveis de acidez. Precisamos alterar nossos hábitos de consumo, atentos à nossa realidade atual, pois levará tempo para que os oceanos reequilibrem seus ecossistemas.

F: Que outras medidas de sustentabilidade a empresa está tomando?

CB: A embalagem que trabalhamos para criar é o violetglass da Miron, que preserva os produtos naturais melhor do que outras embalagens, é reciclável. Dado que a garrafa de vidro foi projetada para ser retornável, estamos usando menos material no geral. As bolsas de recarga são feitas de plásticos reciclados pós-consumo que leva a reciclabilidade para um potencial de terceira vida. Nossas caixas de envio e envelopes são feitos de papel reciclado pós-consumo e impressos com tintas à base de algas.

Essas tintas reduzem nossa dependência de produtos petroquímicos e são muito mais ecológicas. As tintas são uma solução do berço ao berço, pois a tinta de algas é feita a partir do fluxo de resíduos de produtos de algas. Até imprimimos nossas camisetas de algodão orgânico, que são cortadas, costuradas e impressas na Califórnia, com tintas à base de algas. Enviamos preferencialmente por meio de logística terrestre a partir de nossa central de atendimento no Texas, reduzindo o custo logístico de carbono para alcançar nossos clientes. Além disso, a logística de cada compra é compensada por carbono, garantindo que nosso impacto permaneça negativo em carbono. Isso demonstra o compromisso com a saúde pró-planeta.

Um conjunto único de trabalho que está alinhado com nossa missão é um podcast que produzimos. O podcasting fornece uma via de educação de longa duração para que tenhamos conversas críticas para apoiar a saúde de uma pessoa por meio de uma ótima nutrição, sem comprometer a saúde do planeta. Como exemplo, já tivemos a incrível oportunidade de apresentar o Dr. William Li e seu livro best-seller do New York Times, “Eat To Beat Disease, The New Science of How Your Body Can Heal Itself” (em tradução, “Coma para vencer a doença, a nova ciência de como seu corpo pode se curar”).

Ter conversas com pessoas como o Dr. Li, e também cientistas climáticos como o principal autor do relatório do IPCC, o vencedor do Prêmio Nobel, professor William Moomaw, nos ajuda a levar adiante conversas importantes enquanto impulsiona a base de conhecimento de nossos clientes. As colaborações se revelam e podemos alcançar consumidores que têm pouco tempo para ler, mas que gostam de ouvir um podcast ou assistir a uma entrevista no YouTube com um líder de opinião que eles respeitam. Acreditamos que os podcasts democratizam o acesso ao conhecimento e podem influenciar mudanças reais e duradouras em nossos hábitos e nossa saúde.

Com Örlö, nosso objetivo é provar ao mundo que é possível criar uma marca regenerativa, com princípios econômicos circulares em seu núcleo. Podemos criar soluções que sejam pró-saúde humana e pró-saúde do planeta ao mesmo tempo e que produzam lucros saudáveis ​​para sustentar a saúde de um negócio a longo prazo. Esperamos que o impacto da marca seja de longo alcance, além do nosso próprio sucesso, pois inspiramos outros a criar produtos e marcas igualmente responsáveis. Esta é a nova onda de construção de marca. Esperamos tornar isso uma norma.

  • Christopher Marquis é colaborador da Forbes EUA e professor de gestão chinesa na Judge Business School, em Cambridge.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE17 horas ago

Câmara recebe Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026

Judiciário19 horas ago

Defesas apontam fatos que desafiam denúncia do golpe e Moraes insiste no 8/1

Segurança Pública20 horas ago

Fraude bilionária no INSS: presidente é chutado do cargo após esquema tirar R$ 6,3 bilhões do bolso dos aposentados

Esporte20 horas ago

Libertadores: após levar 3 a 0, Inter busca empate heroico contra Nacional

Judiciário20 horas ago

Negativa da Espanha de extraditar Eustáquio marca reconhecimento de perseguição política no Brasil

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

Você sabe como ativar o modo ‘gato siamês’ no WhatsApp? Veja como fazer

Esporte20 horas ago

Vôlei: CBV muda horário de Minas x Osasco, pelo 3º jogo da semifinal da Superliga

Esporte21 horas ago

Corrida Paraibana pelo Autismo tem mais de 1,2 mil inscritos e entrega de kits começa sexta-feira

Educação & Cultura21 horas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO21 horas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 horas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA21 horas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde21 horas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional22 horas ago

Senadores se reúnem com Galípolo para discutir ampliação da autonomia do BC na terça

Nacional22 horas ago

Deputado Pedro Lucas Fernandes declina indicação para o Ministério das Comunicações

Segurança Pública22 horas ago

Vai à Câmara medida protetiva para menores de 14 anos vítimas de violência

Segurança Pública22 horas ago

CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental

Segurança Pública22 horas ago

CSP aprova a Política Nacional de Segurança Escolar

Educação & Cultura22 horas ago

Novo PNE: universidades defendem autonomia financeira e sistema nacional

Educação & Cultura22 horas ago

Adiada votação do uso de recursos parados da Educação

Segurança Pública23 horas ago

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Judiciário23 horas ago

O Oficial de Justiça no século XXI

CIDADE23 horas ago

Prefeitura promove Semana Municipal de Prevenção e Combate à Crueldade contra Animais

Educação & Cultura23 horas ago

Curso de Tecelagem da Fundac certifica 27 adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota

ENTRETENIMENTO23 horas ago

‘De Repente no Espaço’ tem Hipólito Moura (PI) e Helânio Moreira (RN) nesta quarta-feira (23)

Educação & Cultura23 horas ago

A Escola Estadual da Paraíba é a única da rede pública a representar o Brasil na competição internacional de robótica nos EUA

Educação & Cultura23 horas ago

Mulheres que estrearam tardiamente na literatura

Internacional24 horas ago

EUA: Universidades condenam interferência política de Trump

Internacional24 horas ago

Últimos sobreviventes visitam campo de Sachsenhausen

Internacional24 horas ago

Polícia russa caça jornalista crítica à guerra na Ucrânia

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura21 horas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO21 horas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 horas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA21 horas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde21 horas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional5 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde1 semana ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde1 semana ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde1 semana ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional1 semana ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional1 semana ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional2 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA2 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

POR QUE OS POLOS DA LUA INTERESSAM?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE FOI AVISTADA A PASSARINHADA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE AUMENTA COM USO DE IA, STREAMING E REDES SOCIAIS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE PREJUDICA UMA PEPERÔMIA PENDENTE?

Internacional3 semanas ago

COMO O JAPÃO COSTUMAVA SER VISTO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br