Connect with us

ENTRETENIMENTO

Os devoradores de pecados e a história espantosa que os cerca

Muita gente está familiarizada com o conceito de lavar os pecados, mas nesta galeria nós nos aprofundamos em um conceito diferente: o de comer os pecados. Este era o papel do devorador de pecados, uma pessoa que (literalmente) comia pecados, na forma de pão.

Curioso? Clique na galeria a seguir e saiba mais sobre este ritual esquisito dos séculos XVIII e XIX.

As origens do pecado

2 de 28 Fotos na Galeria: O pecado é uma concepção bastante presente na fé cristã. Muitas pessoas atribuem as origens do conceito à história de Adão e Eva, mas isso ainda está em debate.

O pecado é uma concepção bastante presente na fé cristã. Muitas pessoas atribuem as origens do conceito à história de Adão e Eva, mas isso ainda está em debate.

As origens do pecado

3 de 28 Fotos na Galeria: Qual o primeiro exemplo de pecado? Abel e Caim? Ou talvez a revolta de Lúcifer contra Deus? Seja qual for a resposta, o que é indiscutível é que pecar não é nada bom.

Qual o primeiro exemplo de pecado? Abel e Caim? Ou talvez a revolta de Lúcifer contra Deus? Seja qual for a resposta, o que é indiscutível é que pecar não é nada bom.

E então veio Jesus

4 de 28 Fotos na Galeria: Mas, então, Jesus Cristo veio para tirar todos os nossos pecados e até morreu na cruz por eles. Podemos dizer que Jesus foi o primeiro devorador de pecados? Vamos descobrir...

Mas, então, Jesus Cristo veio para tirar todos os nossos pecados e até morreu na cruz por eles. Podemos dizer que Jesus foi o primeiro devorador de pecados? Vamos descobrir…

Confissão

5 de 28 Fotos na Galeria: Para entender melhor o papel do devorador de pecados, primeiro devemos entender a importância da confissão.

Para entender melhor o papel do devorador de pecados, primeiro devemos entender a importância da confissão.

Confissão

6 de 28 Fotos na Galeria: Confessar os pecados é a maneira como a relação com Deus é construída e é, em última análise, a única maneira de ser perdoado. Jesus enfatiza essa ideia em Lucas 11:4: "E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve".

Confessar os pecados é a maneira como a relação com Deus é construída e é, em última análise, a única maneira de ser perdoado. Jesus enfatiza essa ideia em Lucas 11:4: “E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve”.

Mas então, a morte veio sem aviso

7 de 28 Fotos na Galeria: Mesmo o cristão mais devotado poderia morrer inesperadamente e carregar pecados não confessados no momento em que faleceu. A única pessoa que poderia mudar isso era o devorador de pecados.

Mesmo o cristão mais devotado poderia morrer inesperadamente e carregar pecados não confessados no momento em que faleceu. A única pessoa que poderia mudar isso era o devorador de pecados.

Quem eram eles?

8 de 28 Fotos na Galeria: Devoradores de pecado comiam (literalmente) os pecados de uma pessoa morta. Se alguém estivesse no leito de morte, carregasse pecados inconfessos e falecesse, então um devorador de pecados era a única chance que essa pessoa tinha de evitar o purgatório.

Devoradores de pecado comiam (literalmente) os pecados de uma pessoa morta. Se alguém estivesse no leito de morte, carregasse pecados inconfessos e falecesse, então um devorador de pecados era a única chance que essa pessoa tinha de evitar o purgatório.

Quem eram eles?

9 de 28 Fotos na Galeria: Os devoradores de pecados eram chamados para fazer uma visita à pessoa falecida. Eles colocavam um pedaço de pão no tórax do falecido para absorver todos os seus pecados e depois comiam esse pão.

Os devoradores de pecados eram chamados para fazer uma visita à pessoa falecida. Eles colocavam um pedaço de pão no tórax do falecido para absorver todos os seus pecados e depois comiam esse pão.

Processo

10 de 28 Fotos na Galeria: Isso permitiria que a pessoa se libertasse do pecado e fosse direto para o céu. Por outro lado, o devorador de pecados carregaria os pecados dessa pessoa e, portanto, seria condenado pela eternidade.

Isso permitiria que a pessoa se libertasse do pecado e fosse direto para o céu. Por outro lado, o devorador de pecados carregaria os pecados dessa pessoa e, portanto, seria condenado pela eternidade.

Onde e quando?

11 de 28 Fotos na Galeria: A tradição dos devoradores de pecados remonta aos séculos XVIII e XIX. Eles eram contratados por famílias em algumas áreas da Inglaterra, Escócia e País de Gales.

A tradição dos devoradores de pecados remonta aos séculos XVIII e XIX. Eles eram contratados por famílias em algumas áreas da Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Quanto ganhavam?

12 de 28 Fotos na Galeria: Os devoradores de pecados não só comiam alimentos que estiveram sobre um corpo, carregavam os pecados do falecido e eram eternamente condenados, como também recebiam pouquíssimo dinheiro por isso.

Os devoradores de pecados não só comiam alimentos que estiveram sobre um corpo, carregavam os pecados do falecido e eram eternamente condenados, como também recebiam pouquíssimo dinheiro por isso.

Registros históricos

13 de 28 Fotos na Galeria: Não há muitos relatos escritos em primeira mão sobre os devoradores de pecados. Embora um registro possa ser encontrado em 'Antiguidades Populares da Grã-Bretanha', que foi publicado pela primeira vez em 1813.

Não há muitos relatos escritos em primeira mão sobre os devoradores de pecados. Embora um registro possa ser encontrado em ‘Antiguidades Populares da Grã-Bretanha’, que foi publicado pela primeira vez em 1813.

Registros históricos

14 de 28 Fotos na Galeria: De acordo com o livro, um devorador de pecados "sentou-se de frente para a porta; eles, então, deram-lhe uma [moeda], que ele colocou no bolso; uma crosta de pão, que ele comeu; e uma tigela cheia de cerveja, que ele bebeu calado; depois disso, levantando-se de seu banco, ele pronunciou, com um gesto sereno, 'o comforto e o resto da alma partiu', pela qual ele penhorou sua própria alma."

De acordo com o livro, um devorador de pecados “sentou-se de frente para a porta; eles, então, deram-lhe uma [moeda], que ele colocou no bolso; uma crosta de pão, que ele comeu; e uma tigela cheia de cerveja, que ele bebeu calado; depois disso, levantando-se de seu banco, ele pronunciou, com um gesto sereno, ‘o comforto e o resto da alma partiu’, pela qual ele penhorou sua própria alma.”

Testemunho

15 de 28 Fotos na Galeria: Outro relato pode ser encontrado num relatório de 1852 apresentado por Matthew Moggridge à Associação Arqueológica Cambriana. Dizia: "Quando uma pessoa morreu, os amigos enviaram para o comedor de pecados do distrito, que em sua chegada colocou um prato de sal no tórax do falecido e sobre o sal um pedaço de pão. Ele então murmurou um encantamento sobre o pão, que finalmente comeu, comendo assim todos os pecados do morto."

Outro relato pode ser encontrado num relatório de 1852 apresentado por Matthew Moggridge à Associação Arqueológica Cambriana. Dizia: “Quando uma pessoa morreu, os amigos enviaram para o comedor de pecados do distrito, que em sua chegada colocou um prato de sal no tórax do falecido e sobre o sal um pedaço de pão. Ele então murmurou um encantamento sobre o pão, que finalmente comeu, comendo assim todos os pecados do morto.”

Raízes

16 de 28 Fotos na Galeria: As origens dessa tradição não são conhecidas. No entanto, é possível que esteja enraizado em rituais pagãos antigos.

As origens dessa tradição não são conhecidas. No entanto, é possível que esteja enraizado em rituais pagãos antigos.

Teoria

17 de 28 Fotos na Galeria: 'Morte, dissecção e os desamparados', um livro de 1987 da estudiosa Ruth Richardson, apresenta outra teoria. Na Idade Média, famílias nobres distribuíam comida aos pobres quando alguém morria, aparentemente na tentativa dessas pessoas rezarem pela alma do falecido.

‘Morte, dissecção e os desamparados’, um livro de 1987 da estudiosa Ruth Richardson, apresenta outra teoria. Na Idade Média, famílias nobres distribuíam comida aos pobres quando alguém morria, aparentemente na tentativa dessas pessoas rezarem pela alma do falecido.

Comer alimento do corpo de uma pessoa que morreu

18 de 28 Fotos na Galeria: Havia uma tradição alemã na Idade Média chamada bolo de corpo. Mas, em vez de comer os pecados de uma pessoa, eles comiam suas virtudes.

Havia uma tradição alemã na Idade Média chamada bolo de corpo. Mas, em vez de comer os pecados de uma pessoa, eles comiam suas virtudes.

Bolo de corpo

19 de 28 Fotos na Galeria: A massa era colocada no tórax dos mortos e era deixada lá descansando. O bolo então era assado e comido pelos enlutados. A ideia era que, enquanto subia, a massa absorvesse todas as grandes qualidades dessa pessoa.

A massa era colocada no tórax dos mortos e era deixada lá descansando. O bolo então era assado e comido pelos enlutados. A ideia era que, enquanto subia, a massa absorvesse todas as grandes qualidades dessa pessoa.

Outra tradição

20 de 28 Fotos na Galeria: O livro 'Funeral Customs', de Bertram S. Puckle, de 1926, menciona uma prática semelhante: "Tribos selvagens são conhecidas por matar um animal na sepultura, na crença de que essa criatura assumisse os pecados dos mortos".

O livro ‘Funeral Customs’, de Bertram S. Puckle, de 1926, menciona uma prática semelhante: “Tribos selvagens são conhecidas por matar um animal na sepultura, na crença de que essa criatura assumisse os pecados dos mortos”.

Impuros

21 de 28 Fotos na Galeria: O livro de Puckle também faz referência a um relato de um professor chamado Evans da Faculdade Presbiteriana, em Carmarthen, País de Gales. O texto afirma que o professor viu um devorador de pecados trabalhando em 1825. De acordo com o testemunho, a tigela e o prato do qual ele "comia os pecados" eram queimados depois.

O livro de Puckle também faz referência a um relato de um professor chamado Evans da Faculdade Presbiteriana, em Carmarthen, País de Gales. O texto afirma que o professor viu um devorador de pecados trabalhando em 1825. De acordo com o testemunho, a tigela e o prato do qual ele “comia os pecados” eram queimados depois.

Devoradores de pecados não eram vistos com bons olhos

22 de 28 Fotos na Galeria: Ninguém gostava dessas pessoas cheias de pecados. "Aqueles que tiveram a chance de conhecê-lo o evitavam como se fosse leproso", disse Evans, sobre o devorador de pecados que ele supostamente conhecia.

Ninguém gostava dessas pessoas cheias de pecados. “Aqueles que tiveram a chance de conhecê-lo o evitavam como se fosse leproso”, disse Evans, sobre o devorador de pecados que ele supostamente conhecia.

Detestados pela Igreja

23 de 28 Fotos na Galeria: Mas os devoradores de pecado não eram apenas párias desprezados pela sociedade em geral. A Igreja, que nunca aprovou a prática, também os condenou e perseguiu.

Mas os devoradores de pecado não eram apenas párias desprezados pela sociedade em geral. A Igreja, que nunca aprovou a prática, também os condenou e perseguiu.

Extensão do bode expiatório?

24 de 28 Fotos na Galeria: O Irish Times escreveu um artigo sobre comedores de pecados em 1931 que comparou a prática de comer pecados à ideia bíblica do bode expiatório, como em Levítico 16:1-34.

O Irish Times escreveu um artigo sobre comedores de pecados em 1931 que comparou a prática de comer pecados à ideia bíblica do bode expiatório, como em Levítico 16:1-34.

Bode expiatório

25 de 28 Fotos na Galeria: A história traz um bode que carrega os pecados da comunidade e é lançado no deserto. Soa familiar?

A história traz um bode que carrega os pecados da comunidade e é lançado no deserto. Soa familiar?

O último devorador de pecados

26 de 28 Fotos na Galeria: Acredita-se que o último devorador de pecados foi um homem chamado Richard Munslow, que morreu em 1906. A história diz que Munslow era um fazendeiro bem sucedido que, depois de perder seus filhos, tornou-se um devorador de pecados.

Acredita-se que o último devorador de pecados foi um homem chamado Richard Munslow, que morreu em 1906. A história diz que Munslow era um fazendeiro bem sucedido que, depois de perder seus filhos, tornou-se um devorador de pecados.

O último devorador de pecados

27 de 28 Fotos na Galeria: Ele acreditava que a tragédia que aconteceu com ele e com outros da aldeia era por causa de pessoas que tinham morrido com pecados não perdoados.

Ele acreditava que a tragédia que aconteceu com ele e com outros da aldeia era por causa de pessoas que tinham morrido com pecados não perdoados.

O último devorador de pecados

28 de 28 Fotos na Galeria: Em 2010, ativistas arrecadaram dinheiro para restaurar o túmulo de Munslow e um culto especial foi realizado em uma igreja em Shropshire, Inglaterra.Fontes: (Grunge)Veja também: Exorcismo existe mesmo ou é só coisa de filme?

Em 2010, ativistas arrecadaram dinheiro para restaurar o túmulo de Munslow e um culto especial foi realizado em uma igreja em Shropshire, Inglaterra.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte23 horas ago

Ator mais bem pago de Hollywood revela motivo para interpretar lenda do UFC em novo filme

Esporte23 horas ago

Fórmula 1: Domenicali quer mais polêmicas para agitar a categoria

Esporte23 horas ago

Surian quer reação do Treze na partida contra o América-RN

Esporte23 horas ago

João Fonseca despacha jovem dinamarquês rumo à segunda rodada em Madrid

Saúde23 horas ago

Lentes asféricas controlam miopia em crianças

ECONOMIA23 horas ago

Como a inteligência artificial pode auxiliar na sua vida financeira

ECONOMIA23 horas ago

Choques econômicos positivos podem contribuir para o aumento da criminalidade, aponta estudo

ECONOMIA23 horas ago

Demanda fraca e juros altos elevam preocupação da indústria no início de 2025

Nacional24 horas ago

Nordeste tem maior número de municípios sem Planos Diretores de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais

Nacional24 horas ago

Intimar acusado em UTI, como no caso Bolsonaro, é caso único no mundo

Nacional24 horas ago

Deputado do Parlamento Europeu propõe sanções contra Alexandre de Moraes por intimação a Bolsonaro na UTI

Nacional24 horas ago

Bolsonaro intimado em UTI: Lei proíbe citação de doentes

Nacional1 dia ago

Escândalo no INSS põe Lupi em situação de desconforto no governo

Nacional1 dia ago

The Times noticia intimação de Bolsonaro em plena UTI e choca o mundo

Esporte1 dia ago

Agenda de jogos internacional para hoje (25)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional1 dia ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde1 dia ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde1 dia ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

CIDADE1 dia ago

Diretor do Instituto Alpargatas celebra renovação de parcerias com a PMCG e destaca: “Temos na gestão de Bruno a efetividade de uma educação de qualidade”

ESTADO1 dia ago

Cagepa executa obra de melhoria no esgotamento sanitário do bairro do Roger

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo celebra avanços da Paraíba na educação profissional e no ensino integral

ESTADO1 dia ago

Paraíba leva diversidade do interior à Femptur e reforça promoção turística no mercado regional

ESTADO1 dia ago

Encontro discute estratégias de captação de famílias para serviço de acolhimento de crianças e adolescentes

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Governo da Paraíba e Capes investem em pesquisa de novos produtos de leite caprino com vegetais do Semiárido

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita Associação Integrada Mães de Autistas e discussão ampliação de parcerias

ESTADO1 dia ago

Encontro Nacional de Gestores da Cultura é aberto em João Pessoa com a presença de quase duas mil pessoas de todo o Brasil

Segurança Pública1 dia ago

Relatório propõe desvinculação da perícia criminal das Polícias Civis

Politíca1 dia ago

Novo projeto de Ruy vai beneficiar descontos ilegais nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional1 dia ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde1 dia ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde1 dia ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura3 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA3 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde3 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional6 dias ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde1 semana ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde1 semana ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura1 semana ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde1 semana ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Internacional2 semanas ago

POR QUE O CAFÉ AUMENTOU 72%?

Internacional2 semanas ago

QUAL META BRASILEIRA PARA 2030?

ECONOMIA2 semanas ago

QUANDO CHEGA O PIX PARCELADO?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL TAXA DE RETALIAÇÃO A CHINA IMPÔS AOS EUA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A IA TRANSFORMA EM VOZ?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br