CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Procura por celulares 5G aumenta, mas troca nem sempre é vantajosa
A chegada do 5G em Brasília na última semana fez aumentar o interesse por celulares compatíveis com a conexão. Contudo, embora a estreia da tecnologia atraia os early-adopters aqueles dispostos a gastar para obter novidades, adquiri-la logo no começo pode não ser a melhor opção para todos.
Dados do Google Trends mostram que pesquisas pelo 5G cresceram mais de 70% no Brasil na semana passada (1º a 7 de julho) em relação à anterior. Além disso, as buscas pela lista de aparelhos compatíveis registraram um aumento repentino quando há crescimento igual ou superior a 5.000%.
Hoje, há uma variedade de opções no mercado. Os preços dos dez celulares 5G mais buscados na plataforma Buscapé variam entre R$ 1,2 mil (Xiaomi Redmi Note 10 5G) e R$ 7,2 mil (Samsung Galaxy S22 Ultra 5G).
Mas a substituição do smartphone incompatível por um novo nem sempre vai ser vantajosa para o consumidor. Para Eduardo Pellanda, professor da PUC-RS e especialista em tecnologias da informação, isso vai depender do que o usuário faz com a rede móvel.