Connect with us

ENTRETENIMENTO

Samurais: Fatos interessantes que quase ninguém imagina sobre esses guerreiros

Samurais são um dos tipos mais populares e conhecidos de guerreiros da história. Incontáveis livros, filmes e séries foram feitos com base nas centenas de histórias que giram em torno dos antigos combatentes do Japão. Apesar de muita gente conhecer o código de honra samurai, as espadas e a armadura, tinha muito mais coisa acontecendo dentro desta classe guerreira que serviu como protetora do Japão por mais de 600 anos.

Bateu a curiosidade? Continue lendo e descubra mais sobre esses guerreiros lendários.

A Onna-bugeisha

2 de 29 Fotos na Galeria: Apesar da maioria das pessoas achar que os samurais eram um grande grupo constituído por homens lutadores, havia também uma ordem chamada onna-bugeisha, formada inteiramente por mulheres guerreiras.

Apesar da maioria das pessoas achar que os samurais eram um grande grupo constituído por homens lutadores, havia também uma ordem chamada onna-bugeisha, formada inteiramente por mulheres guerreiras.

A Onna-bugeisha

3 de 29 Fotos na Galeria: As onna-bugeisha eram tão temidas e respeitadas quanto seus equivalentes masculinos. Mas em vez de carregarem duas espadas como os samurais, as onna-bugeisha optavam pela naginata, que era uma lâmina mais curta na extremidade de um braço longo. O grupo foi criado mais ou menos em 200 d.C.

As onna-bugeisha eram tão temidas e respeitadas quanto seus equivalentes masculinos. Mas em vez de carregarem duas espadas como os samurais, as onna-bugeisha optavam pela naginata, que era uma lâmina mais curta na extremidade de um braço longo. O grupo foi criado mais ou menos em 200 d.C.

Armas

4 de 29 Fotos na Galeria: O senso comum sobre os samurais acredita que eles empunhavam espadas, lanças ou talvez machados, mas armas de fogo raramente são associadas a esses antigos guerreiros.

O senso comum sobre os samurais acredita que eles empunhavam espadas, lanças ou talvez machados, mas armas de fogo raramente são associadas a esses antigos guerreiros.

Armas

5 de 29 Fotos na Galeria: Acontece, no entanto, que os rifles se tornaram um pilar do arsenal de qualquer samurai a partir do momento que as armas foram introduzidas no Japão no século XVI.

Acontece, no entanto, que os rifles se tornaram um pilar do arsenal de qualquer samurai a partir do momento que as armas foram introduzidas no Japão no século XVI.

Cerimônias de chá Chanoyu

6 de 29 Fotos na Galeria: Cerimônias de chá eram um assunto muito sério nos círculos dos samurais. Conhecidas como chanoyu, as cerimônias de chá eram comumente praticadas depois que samurais retornavam de uma longa viagem ou de uma batalha dura.

Cerimônias de chá eram um assunto muito sério nos círculos dos samurais. Conhecidas como chanoyu, as cerimônias de chá eram comumente praticadas depois que samurais retornavam de uma longa viagem ou de uma batalha dura.

Cerimônias de chá Chanoyu

7 de 29 Fotos na Galeria: Para os samurais, a aptidão mental e espiritual andava de mãos dadas com a parte física e cerimônias de chá eram feitas como forma de criar um espaço de rejuvenescimento para os guerreiros cansados.

Para os samurais, a aptidão mental e espiritual andava de mãos dadas com a parte física e cerimônias de chá eram feitas como forma de criar um espaço de rejuvenescimento para os guerreiros cansados.

“Testes de corte” samurais

8 de 29 Fotos na Galeria: Em vídeos de espadachins modernos testando a eficácia de uma nova espada, geralmente eles são vistos cortando pilares de bambu ou coisa do tipo. Mas não era assim que faziam durante a era dos samurais.

Em vídeos de espadachins modernos testando a eficácia de uma nova espada, geralmente eles são vistos cortando pilares de bambu ou coisa do tipo. Mas não era assim que faziam durante a era dos samurais.

“Testes de corte” samurais

9 de 29 Fotos na Galeria: Os samurais comumente testavam seus novos brinquedos em corpos ou, às vezes, até mesmo em criminosos presos. Essa prática era chamada de tameshigiri, que se traduz em "teste de corte".

Os samurais comumente testavam seus novos brinquedos em corpos ou, às vezes, até mesmo em criminosos presos. Essa prática era chamada de tameshigiri, que se traduz em “teste de corte”.

A espada de decapitação especial

10 de 29 Fotos na Galeria: Um samurai sempre carregava um par de espadas, conhecido como o daisho. Os samurais eram a única classe no Japão que podiam carregar um par desses.

Um samurai sempre carregava um par de espadas, conhecido como o daisho. Os samurais eram a única classe no Japão que podiam carregar um par desses.

A espada de decapitação especial

11 de 29 Fotos na Galeria: A menor espada do par, chamada wakizashi, tinha seu uso reservado para duas coisas: decapitar inimigos superados em batalha e cometer seppuku, o ato de tirar a própria vida.

A menor espada do par, chamada wakizashi, tinha seu uso reservado para duas coisas: decapitar inimigos superados em batalha e cometer seppuku, o ato de tirar a própria vida.

Os Ronin

12 de 29 Fotos na Galeria: Um samurai era apenas um verdadeiro samurai quando estava sob o emprego de um mestre. Se o mestre de um samurai morresse ou fosse desligado do guerreiro, o samurai perdia seu status social e tinha a opção de se juntar às pessoas comuns ou vagar por conta própria.

Um samurai era apenas um verdadeiro samurai quando estava sob o emprego de um mestre. Se o mestre de um samurai morresse ou fosse desligado do guerreiro, o samurai perdia seu status social e tinha a opção de se juntar às pessoas comuns ou vagar por conta própria.

Os Ronin

13 de 29 Fotos na Galeria: Aqueles que escolhiam o segundo caminho eram conhecidos como ronin. Apesar de filmes populares, romances e quadrinhos terem romantizado o termo, o verdadeiro ronin era muito mais parecido com um sem-teto do que com viajantes nobres.

Aqueles que escolhiam o segundo caminho eram conhecidos como ronin. Apesar de filmes populares, romances e quadrinhos terem romantizado o termo, o verdadeiro ronin era muito mais parecido com um sem-teto do que com viajantes nobres.

Os monges guerreiros Sohei

14 de 29 Fotos na Galeria: Além dos samurais havia outro grupo de guerreiros conhecidos como sohei. Um sohei ocupava uma classe social própria e não respondia a ninguém, nem mesmo ao imperador.

Além dos samurais havia outro grupo de guerreiros conhecidos como sohei. Um sohei ocupava uma classe social própria e não respondia a ninguém, nem mesmo ao imperador.

Os monges guerreiros Sohei

15 de 29 Fotos na Galeria: Os sohei eram monges guerreiros encarregados de agir como moderadores (violentos ou não) entre as duas seitas do budismo que estavam se desenvolvendo no século X.

Os sohei eram monges guerreiros encarregados de agir como moderadores (violentos ou não) entre as duas seitas do budismo que estavam se desenvolvendo no século X.

Os Kabukimonos

16 de 29 Fotos na Galeria: A paz generalizada no Japão significou maus negócios para a classe samurai. Quando a luta cessou durante o período Tokagawa, alguns samurais expressaram sua energia reprimida de maneiras interessantes.

A paz generalizada no Japão significou maus negócios para a classe samurai. Quando a luta cessou durante o período Tokagawa, alguns samurais expressaram sua energia reprimida de maneiras interessantes.

Os Kabukimonos

17 de 29 Fotos na Galeria: Um grupo que ficou conhecido como o kabukimono, que se traduz mais ou menos como "loucos", tinha o hábito de se apresentar de maneiras não convencionais e às vezes controversas. Eles até mesmo usavam maquiagem de gueixa, quimonos curtos e cores não tradicionais.

Um grupo que ficou conhecido como o kabukimono, que se traduz mais ou menos como “loucos”, tinha o hábito de se apresentar de maneiras não convencionais e às vezes controversas. Eles até mesmo usavam maquiagem de gueixa, quimonos curtos e cores não tradicionais.

Gangues de rua samurais

18 de 29 Fotos na Galeria: À medida que os samurais se tornavam cada vez mais obsoletos, alguns dos kabukimono se organizaram em gangues de rua. Muita gente acredita que os kabukimono foram os antecessores das gangues yakuza modernas.

À medida que os samurais se tornavam cada vez mais obsoletos, alguns dos kabukimono se organizaram em gangues de rua. Muita gente acredita que os kabukimono foram os antecessores das gangues yakuza modernas.

Gangues de rua samurais

19 de 29 Fotos na Galeria: Outra gangue de rua ex-samurai que se desenvolveu durante o mesmo período foram os kyokaku, ou "cavaleiros da rua". Mas eles mantinham mais o código moral do que o kabukimono, e geralmente protegiam o povo de outras gangues. Os kyokaku eram facilmente reconhecidos pelas espadas extra-longas que carregavam.

Outra gangue de rua ex-samurai que se desenvolveu durante o mesmo período foram os kyokaku, ou “cavaleiros da rua”. Mas eles mantinham mais o código moral do que o kabukimono, e geralmente protegiam o povo de outras gangues. Os kyokaku eram facilmente reconhecidos pelas espadas extra-longas que carregavam.

Assassinatos sem sentido Tsujigiri

20 de 29 Fotos na Galeria: Uma das práticas mais sombrias dos antigos samurais era conhecida como tsujigiri, que se traduz aproximadamente em "matança na estrada". Como o próprio nome dá a entender, tsujigiri era uma prática feita por samurais que se esgueiravam entre civis inocentes na estrada para matar a primeira pessoa que passasse por eles - sem motivo.

Uma das práticas mais sombrias dos antigos samurais era conhecida como tsujigiri, que se traduz aproximadamente em “matança na estrada”. Como o próprio nome dá a entender, tsujigiri era uma prática feita por samurais que se esgueiravam entre civis inocentes na estrada para matar a primeira pessoa que passasse por eles – sem motivo.

Assassinatos sem sentido Tsujigiri

21 de 29 Fotos na Galeria: Alguns historiadores acreditam que essa prática tinha raízes antigas e honrosas, mas tudo que foi documentado sobre a prática nos leva a pensar que o tsujigiri geralmente era feito apenas por diversão.

Alguns historiadores acreditam que essa prática tinha raízes antigas e honrosas, mas tudo que foi documentado sobre a prática nos leva a pensar que o tsujigiri geralmente era feito apenas por diversão.

Seppuku e jigai

22 de 29 Fotos na Galeria: Embora seppuku seja um conceito bastante comum e conhecido, a prática similar de tirar a própria vida conhecida como jigai não é tão familiar.

Embora seppuku seja um conceito bastante comum e conhecido, a prática similar de tirar a própria vida conhecida como jigai não é tão familiar.

Seppuku e jigai

23 de 29 Fotos na Galeria: Jigai era outra forma de autodestruição honrosa, mas era um ato reservado apenas para as esposas dos samurais. Jigai exigia que a mulher cortasse a própria garganta (em vez da barriga, como é o caso de seppuku) e geralmente era praticada apenas em conjunto com o parceiro samurai.

Jigai era outra forma de autodestruição honrosa, mas era um ato reservado apenas para as esposas dos samurais. Jigai exigia que a mulher cortasse a própria garganta (em vez da barriga, como é o caso de seppuku) e geralmente era praticada apenas em conjunto com o parceiro samurai.

Relacionamentos homossexuais

24 de 29 Fotos na Galeria: Embora houvesse algumas tradições bárbaras praticadas entre os samurais, eles estavam à frente de seu tempo de outras maneiras. E a aceitação generalizada da homossexualidade era uma dessas coisas.

Embora houvesse algumas tradições bárbaras praticadas entre os samurais, eles estavam à frente de seu tempo de outras maneiras. E a aceitação generalizada da homossexualidade era uma dessas coisas.

Relacionamentos homossexuais

25 de 29 Fotos na Galeria: Era comum que aprendizes tivessem relações  s e x u a i s  com seus mestres. Um livro do período Edo chamado 'O Grande Espelho do Amor Masculino' documenta muitas dessas relações.

Era comum que aprendizes tivessem relações  s e x u a i s  com seus mestres. Um livro do período Edo chamado ‘O Grande Espelho do Amor Masculino’ documenta muitas dessas relações.

Yasuke, o samurai africano

26 de 29 Fotos na Galeria: Pode ser uma surpresa para muita gente saber que ser japonês não era um requisito para se tornar um samurai. Há evidências da existência de um samurai africano chamado Yasuke (foto meramente ilustrativa) no final de 1500.

Pode ser uma surpresa para muita gente saber que ser japonês não era um requisito para se tornar um samurai. Há evidências da existência de um samurai africano chamado Yasuke (foto meramente ilustrativa) no final de 1500.

Yasuke, o samurai africano

27 de 29 Fotos na Galeria: Documentos da época dizem que Yasuke chegou ao Japão em 1579. A documentação é irregular, mas sabemos que Yasuke se tornou um samurai e foi empregado por Oda Nabunaga (foto), um influente senhor feudal da época, e que ele serviu a Nabunaga até sua morte.

Documentos da época dizem que Yasuke chegou ao Japão em 1579. A documentação é irregular, mas sabemos que Yasuke se tornou um samurai e foi empregado por Oda Nabunaga (foto), um influente senhor feudal da época, e que ele serviu a Nabunaga até sua morte.

Pequeno, mas cruel

28 de 29 Fotos na Galeria: Outra coisa que vai contra o arquétipo típico de um samurai é o fato de que a maioria deles eram indivíduos baixos e robustos. Outros guerreiros do mundo naquela época, como os cavaleiros ingleses, eram altos e tinham uma estatura média de mais de 182 cm, mas o samurai médio não era tão grande assim, não.

Outra coisa que vai contra o arquétipo típico de um samurai é o fato de que a maioria deles eram indivíduos baixos e robustos. Outros guerreiros do mundo naquela época, como os cavaleiros ingleses, eram altos e tinham uma estatura média de mais de 182 cm, mas o samurai médio não era tão grande assim, não.

Pequeno, mas cruel

29 de 29 Fotos na Galeria: Estudos mostraram que o samurai médio tinha pouco mais de 160 cm de altura. Os 18 kg de armadura que usavam certamente compensavam sua baixa estatura. Fontes: (Grunge) (Ranker)Veja também: Beppu: a cidade japonesa que parece estar em cima do  i n f e r n o

Estudos mostraram que o samurai médio tinha pouco mais de 160 cm de altura. Os 18 kg de armadura que usavam certamente compensavam sua baixa estatura. 

Continue Reading

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte8 horas ago

Time do Ecoparque João Pessoa conquista título da Copa Orizon Nordeste 2025

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

Inovação tecnológica: patente é concedida a pesquisadores da UFPB

Segurança Pública9 horas ago

Militares estão inquietos e reclamam de percentual de reajuste que “sequer cobre a inflação”

Segurança Pública9 horas ago

Força Aérea Brasileira perde pilotos em ritmo alarmante: evasão em massa por falta de incentivo, baixos salários e sucateamento ameaça a defesa nacional e revela grave fragilidade estrutural da FAB no Brasil

CIDADE9 horas ago

Cabedelo dá início a ações para conquistar certificação Bandeira Azul, um dos mais respeitados selos ecológicos do mundo

ECONOMIA10 horas ago

Tarifa de energia pode ter custo elevado por 25 anos caso Congresso reverta vetos presidenciais

Judiciário21 horas ago

Juizado Especial de Santa Rita vai entregar valores decorrentes das transações penais a entidades

Judiciário21 horas ago

OAB-PB lança campanha para alertar sobre golpes a clientes e escritórios de advocacia

Esporte21 horas ago

Morre aos 75 anos lenda das artes marciais que lutou contra Chuck Norris e Jackie Chan

Esporte21 horas ago

GP do Japão 2025: confira a programação da terceira etapa da temporada da F1

Esporte21 horas ago

Onde os azarões prevalecem — até mesmo a Honda: Os vencedores e perdedores da MotoGP no COTA

Esporte21 horas ago

Handebol

Esporte21 horas ago

Vibrações do primeiro dia de aula para atletas olímpicos que retornam aos treinos no novo ciclo

Esporte21 horas ago

João Fonseca atinge melhor posição da carreira no ranking da ATP

Esporte21 horas ago

Treze confirma contratação de volante campeão da Série D pelo Retrô

Esporte22 horas ago

Palmeiras pode ter Gómez na Libertadores; Maurício e Paulinho são dúvidas

Nacional22 horas ago

Governo Lula trava comissão que fiscalizaria gastos bilionários da Itaipu

Nacional22 horas ago

Janja diz que foi a Paris sem Lula por pedido de Macron

Nacional22 horas ago

Defesa de Bolsonaro aciona Corte Interamericana por perseguição judicial

Judiciário22 horas ago

Aliados de Nunes Marques e Arthur Lira devem vencer guerra por cadeiras no STJ

ECONOMIA22 horas ago

Além de escândalo, Correios ainda têm calote de R$300 milhões a pagar

ECONOMIA22 horas ago

Alíquota do ICMS sobre compras internacionais sobe de 17% para 20%

Segurança Pública23 horas ago

PEC da segurança repara “omissão de 30 anos”, diz representante das guardas municipais

Politíca23 horas ago

Hugo Motta faz reunião estratégica que pode sacramenta destino de projetos prioritários da direita

Nacional23 horas ago

CCJ inicia análise do novo Código Eleitoral nesta quarta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Comissão debate proposta que financia armazenagem rural nesta terça-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Embrapa Cerrados mostra tecnologias sustentáveis a participantes de evento sobre Non-GMO

ENTRETENIMENTO24 horas ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 horas ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA24 horas ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário4 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte10 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional9 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ECONOMIA9 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública5 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE10 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO24 horas ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 horas ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA24 horas ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde24 horas ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

ECONOMIA24 horas ago

O QUE A BIOECONOMIA PROMOVE?

Internacional2 semanas ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde2 semanas ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde2 semanas ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Segurança Pública3 semanas ago

POR QUE O BRASIL NÃO TEM BOMBA ATÔMICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PODE REVOLUCIONAR?

Saúde3 semanas ago

O QUE A INSULINA SEMANAL SUBSTITUI?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA O ALINHAMENTO SE REPETIR?

Saúde4 semanas ago

O QUE O PROGRAMA EXPLICA SOBRE FIBROMIALGIA?

Educação & Cultura4 semanas ago

QUEM INVENTOU O PARAQUEDAS E QUE CAUSOU SUA PRÓPRIA MORTE?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

ONDE O SANHAÇO-CINZENTO É ENCONTRADO?

Educação & Cultura4 semanas ago

O QUE MOSTRAM AS FERRAMENTAS ANTIGAS USADAS PELOS HOMINÍDEOS?

Educação & Cultura4 semanas ago

A história NÃO CONTADA de EUNICE PAIVA de “AINDA ESTOU AQUI”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde1 mês ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura1 mês ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde1 mês ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública1 mês ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde1 mês ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde1 mês ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura1 mês ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br