Politíca
Rafaela Camaraense vai disputar vaga de deputada federal: “quero lutar pela Paraíba em Brasília”
O PSB paraibano homologou durante convenção, a candidatura de Rafaela Camaraense a deputada federal nas eleições deste ano. Ela tem um trabalho reconhecido na defesa dos direitos das juventudes, das mulheres, dos animais, além do desenvolvimento das regiões do Curimataú e do Seridó do Estado.
“Estou na política por acreditar no potencial dela de transformar a vida do povo. E é para transformar a vida do povo que eu sigo esse caminho. Temos uma caminhada difícil a partir de agora, mas acredito na força dos paraibanos e na vontade de ter representantes comprometidos com a Paraíba. Espero contar com apoio de todos e todas nessa disputa que será decisiva para o futuro do nosso estado. Quero lutar pela Paraíba em Brasília”, destacou Rafaela.
Na Assembleia Legislativa a deputada garantiu a aprovação do projeto de Lei 3.713/22, de autoria do Governo do Estado, que cria o Plano Estadual de Políticas Públicas para Juventude do Estado da Paraíba. O Plano foi elaborado e construído pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), tendo como secretária executiva de Juventude, a própria Rafaela Camaraense, em parceria com Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE), representante da Cáritas da Alemanha no Brasil.
Foi de Rafaela a ideia de formulação de uma carta com propostas que visam assegurar espaço para os jovens no mercado de trabalho. O documento foi entregue ao governador João Azevêdo. Entre as propostas estão: a criação de uma política estadual voltada para a inserção do jovem no mercado de trabalho; sensibilização das empresas para a importância de contratação de jovens e até a possibilidade de incentivos fiscais; levantamento das áreas mais promissoras e com postos de trabalho abertos e em paralelo a qualificação de jovens para ocupar esses espaços.
Também apresentou no parlamento estadual um manifesto em defesa da saúde mental da juventude com propostas de políticas públicas. Entre elas, a criação de uma Comissão Estadual de Atenção à Saúde da Juventude e elaboração do programas estaduais de atenção à saúde mental da juventude.
Rafaela Camaraense é autora da Lei 12.332/2022, que institui o “Abril Laranja”, um mês para combater a violência e a crueldade contra os animais. A deputada também levantou um debate importante na Paraíba ao defender a construção de uma Política Estadual de Castração. Para a parlamentar, o problema precisa de solução por envolver o sofrimento dos animais e ainda ser questão de saúde pública.
Perfil – Rafaela Camaraense tem 30 anos e é natural de Cuité, no Curimataú Paraibano. Tem sua formação em Gestão Pública e Direito. Sua trajetória em defesa da Juventude teve início através do movimento estudantil, na faculdade, quando integrou o Diretório Acadêmico de Direito. Rafaela foi a primeira de sua família a candidatar-se a um cargo político, tendo sido eleita vereadora em Cuité no ano de 2012 e reeleita em 2016. Em 2018, candidatou-se a deputada estadual, onde obteve mais de 16 mil votos. Em agosto de 2020, durante o Mês da Juventude, foi convidada pelo governador João Azevedo para assumir a Secretaria Executiva da Juventude da Paraíba. Agora, ocupa uma das cadeiras na Assembleia Legislativa como deputada estadual.