CIDADE
Soledade tem ‘Dia no Campo’ com capacitação sobre ovinos e caprinos
Agricultores de Soledade receberam uma série de capacitações durante um dia no campo, promovido pela Prefeitura Municipal. Na Estação Experimental de Pendência, local mantido pelo Governo do Estado onde se realiza pesquisas relacionadas a ovinos e caprinos, os trabalhadores aprenderam sobre princípios de ordenhas, cortes especiais de carne e o manejo sanitário, alimentar e nutricional dos animais.
No Dia no Campo, os agricultores receberam orientações técnicas sobre um projeto que calcula custos e despesas da produção de leite de cabras mestiças, o que ajuda a entenderem os custos do processo e a forma de obter lucro com a atividade.
O processo de higienização das cabras antes e após a ordenha é uma das etapas mais importantes para garantir a qualidade do leite. Os autônomos aprenderam como evitar possíveis bactérias, poeiras e desinfetar o ambiente de ordenha, além de como cuidar dos animais, para que não transmitam doenças ao rebanho.
A ação também contou com uma amostra de cortes especiais em caprinos e ovinos, com orientações de como embalar e precificar. As diferentes formas podem agregar ainda mais valor à carne, que tem em média o quilo comercializado por R$ 15, mas pode chegar a R$ 80 com o manuseio diferenciado.
Potencialidade – A capacitação direciona os produtores rurais e ajuda a fortalecer uma das potencialidades do município, que tem 15 habitantes e o 4º maior rebanho de cabras da Paraíba, com mais de 23 mil animais, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Prefeito do município, Geraldo Moura, destaca que essa é uma maneira de gerar autonomia e renda para os criadores de animais, que têm aprendido a reduzir custos e adotar medidas práticas no manejo de cabras. “Isso faz parte da nossa cultura e por isso mesmo temos que aliar a história com a tecnologia, trazendo o que há de melhor e aliando à experiência desses homens e mulheres do campo”, apontou.