Connect with us

Educação & Cultura

Os Melhores Produtos de Volta às AulasVocê só Encontra no Site OficialKalunga

Inventada há 14 anos, ela não foi criada por epidemiologistas, mas por uma simulação de computador

Comércio fechado na rua 25 de Março durante a quarentena Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil | Comércio fechado na rua 25 de Março durante a quarentena

Lojas, igrejas, clubes, bares e restaurantes fechados, jogos de futebol e espetáculos cancelados, moradores impedidos de sair às ruas. Desde o começo da pandemia de coronavírus até hoje, mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo estão vivendo sob algum tipo de distanciamento social. Embora muitos estejam discutindo a eficácia do lockdown — a forma mais radical de isolamento — para controlar a proliferação do vírus chinês, nem todos sabem a origem dessa teoria.

Num artigo publicado no American Institute for Economic Research (Aier), Jeffrey A. Tucker, colunista da revista Oeste, contou de onde surgiu a ideia do “fechamento total”. “Existe um grande esforço para tentar normalizar o lockdown e todas as consequências negativas que ele trouxe nos últimos dois meses”, escreveu Tucker. “Não trancamos o país em 1968-69, 1957 ou 1949-1952, ou mesmo durante 1918. Mas o fizemos em março de 2020, causando uma avalanche de problemas sociais, culturais e econômicos, que terão sérias repercussões pelos próximos anos. Não há nada de ‘normal’ nisso. Passaremos décadas tentando descobrir o que aconteceu conosco.”

Como um plano temporário para preservar a capacidade hospitalar se transformou em dois ou três meses de prisão domiciliar, paralisação das viagens internacionais, desemprego, devastação econômica, desprezo pelos direitos e liberdades individuais e fechamento de milhões de empresas?, pergunta Tucker. “Qualquer que seja a resposta, será uma história bizarra”, conclui.

O que é realmente surpreendente, segundo Tucker, é quão recente é a teoria por trás do lockdown. A ideia, conta o economista, foi inventada há 14 anos, não por epidemiologistas, mas por uma simulação de computador. “Esse conceito não foi adotado por médicos — que eram terminantemente contra — , mas por políticos”, diz.

Tucker afirma que a expressão “distanciamento social” foi usada pela primeira vez pelo New York Times em 12 de fevereiro de 2006. “Se a gripe aviária ficar pandêmica enquanto o Tamiflu e as vacinas ainda estão em falta, dizem os especialistas, a única proteção para a maioria dos norte-americanos será o ‘distanciamento social’, que é a nova maneira politicamente correta de dizer ‘quarentena’”, informava a reportagem.

Apesar dos avisos sobre a letalidade da gripe aviária, a grande consequência dessa epidemia foi, segundo Tucker, “enviar George W. Bush à biblioteca para ler sobre a gripe de 1918 e seus resultados catastróficos”. Depois disso, o presidente pediu a especialistas que lhe apresentassem alguns planos sobre o que fazer quando algo realmente sério surgisse.

Em 22 de abril de 2020, o New York Times retomou a história. “Há quatorze anos, dois médicos do governo federal, Richard Hatchett e Carter Mecher, reuniram-se com um colega numa lanchonete no subúrbio de Washington para fazer a revisão final de uma proposta que eles sabiam que não seria levada a sério: dizer aos norte-americanos para ficar em casa, longe do trabalho e da escola, na próxima vez que o país fosse atingido por uma pandemia mortal”, contava a matéria. “Quando os médicos apresentaram seu plano, ele foi recebido com ceticismo e certo grau de ridículo pelas autoridades, que, como outras pessoas nos Estados Unidos, haviam se acostumado a confiar na indústria farmacêutica”.

Para superar a intensa oposição inicial, Hatchett e Mecher juntaram seu trabalho ao de uma equipe do Departamento de Defesa designada para uma tarefa semelhante. Além de “um mergulho profundo na história da gripe espanhola de 1918”, o estudo sofreu outro “desvio inesperado”: uma descoberta que teve início num projeto de pesquisa do ensino médio realizado por Laura M. Glass, a filha de 15 anos de um cientista do Sandia National Laboratories.

Laura criou no computador um modelo que simulava como as pessoas interagiam — membros da família, colegas de trabalho, estudantes nas escolas e demais relações sociais. O que ela descobriu foi que as crianças entram em contato com cerca de 140 pessoas por dia, mais do que qualquer outro grupo. Com base nisso, seu programa mostrou que, numa cidade hipotética de 10.000 pessoas, 5.000 seriam infectadas durante uma pandemia se nenhuma medida fosse tomada — mas apenas 500 seriam infectadas se as escolas fossem fechadas.

Na época, o epidemiologista Donald Henderson, que dirigiu por dez anos o esforço internacional que erradicou a varíola no mundo, rejeitou completamente o esquema. “Henderson estava convencido de que não fazia sentido fechar as escolas ou proibir reuniões públicas”, escreveu o New York Times. “Os adolescentes escapariam de casa para passear no shopping. As crianças pobres não teriam o suficiente para comer. Os médicos enfrentariam dificuldade para trabalhar se seus filhos estivessem em casa.”

As medidas adotadas por Mecher e Hatchett “resultariam em perturbações significativas do funcionamento social das comunidades e causariam sérios problemas econômicos”, escreveu Henderson. A resposta, ele insistiu, era difícil: espalhe a pandemia, trate as pessoas que ficam doentes e trabalhe rapidamente para desenvolver uma vacina para impedir que ela volte.

Tucker cita outro artigo, também de 2006, que refuta o modelo de lockdown. O texto é assinado por Henderson, juntamente com três professores da Universidade Johns Hopkins: o especialista em doenças infecciosas Thomas V. Inglesby, a epidemiologista Jennifer B. Nuzzo e a médica Tara O’Toole.

“Não há observações históricas ou estudos científicos que apoiem o confinamento por quarentena por períodos prolongados com o objetivo de retardar a propagação da gripe”, observa o artigo. “As consequências negativas são tão extremas que essa medida de mitigação não deve ser levada em consideração.”

Segundo o artigo, a quarentena doméstica pode resultar em pessoas saudáveis correndo o risco de ser infectadas por membros da família doentes. “Poderiam ser recomendadas práticas para reduzir o risco de transmissão (lavagem das mãos, manter a distância de 1,5 metro de pessoas infectadas etc.).”

As restrições de viagem, como o fechamento de aeroportos e a triagem de viajantes nas fronteiras, também seriam ineficazes. Além de afirmarem que isso não diminui a propagação do vírus, os autores chamam a atenção para os altos custos econômicos e sociais da medida. “Durante as epidemias sazonais de influenza, os eventos com grandes públicos algumas vezes foram cancelados ou adiados, com o objetivo de diminuir o número de contatos”, explica o texto. “No entanto, não há indicações de que essas ações tenham tido algum efeito definitivo sobre a gravidade ou a duração de uma epidemia.”

Na conclusão, os autores escrevem que as comunidades confrontadas com epidemias ou outros eventos adversos respondem melhor e com menos ansiedade quando o funcionamento social normal da comunidade é menos prejudicado. “Uma forte liderança política e de saúde pública para fornecer garantias e assegurar que os serviços de assistência médica sejam prestados é fundamental”, salientaram. “Se um deles for considerado abaixo do ideal, uma epidemia gerenciável pode se mover em direção a uma catástrofe.”

Como observou Tucker, confrontar uma epidemia gerenciável e transformá-la numa catástrofe parece uma boa descrição de tudo o que está acontecendo na crise de covid-19 de 2020, escreveu. “O lockdown nem sequer era uma ideia do mundo real. A ideia nasceu de um experimento científico do ensino médio, usando técnicas de modelagem baseadas em agentes que nada tinham a ver com a vida real, a ciência real ou a medicina real.”

De acordo com o New York Times, o conceito de lockdown ganhou força durante o governo Bush, que acabou ficando do lado dos defensores do distanciamento social e das paralisações — “embora isso tenha sido pouco notado fora dos círculos da saúde pública”, frisou a reportagem. Essa política acabaria por se tornar a base do planejamento do governo e ser amplamente utilizada em simulações usadas para se preparar para pandemias. Isso aconteceu de maneira limitada em 2009, durante um surto da gripe H1N1. “Então o coronavírus chegou, e o plano foi posto em prática em todo o país pela primeira vez.”

Fonte: Revista Oeste

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde3 horas ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública3 horas ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE4 horas ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ESTADO6 horas ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional6 horas ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ESTADO8 horas ago

Tarifa social: confira o ranking das cidades com o maior número de famílias que podem receber o desconto

Esporte9 horas ago

Jogos de hoje (20/01/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

WhatsApp introduz widget para acesso ao Meta AI

Judiciário9 horas ago

TJPB Realiza Sessão para Eleição de Novos Desembargadores

Judiciário11 horas ago

Justiça determina que duas prefeituras na Paraíba encerrem contrato temporário de 132 pessoas

CONCURSO E EMPREGO22 horas ago

Sine-JP começa a semana oferecendo 442 vagas de emprego em mais de 70 funções

Nacional1 dia ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE1 dia ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

Internacional2 dias ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO2 dias ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA2 dias ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário2 dias ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário2 dias ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário2 dias ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário2 dias ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura2 dias ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde2 dias ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte2 dias ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional2 dias ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional2 dias ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional2 dias ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional2 dias ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura3 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde3 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional3 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional3 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte3 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional4 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde4 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA4 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde6 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde6 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br