Connect with us

Educação & Cultura

Pesquisadores da UFPB e da Alemanha desenvolvem novo material biodegradável para indústria automobilística

Em convênio com Instituto Fraunhofer, foram pesquisadas aplicações para as fibras naturais sisal, do Brasil, e flax, da Alemanha

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em convênio com o Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Fabricação e Materiais Avançados (IFAM), instituição de pesquisa da Alemanha, com a Nova Institute e as indústrias alemãs Invent GmbH e Rabe Design GmbH desenvolveu um produto inovador, dentro do projeto BestBioPLA – Compósitos de PLA com base inteiramente biológica e estabilidade a longo prazo.

O produto será apresentado na Feira Internacional K 2023 em Düsseldorf, principal feira global da indústria de plásticos e borracha. O objetivo principal do projeto foi o desenvolvimento de uma nova resina de base biológica e biodegradável para utilização na fabricação de peças para indústria automobilística, com uso de fibras naturais cultivadas localmente na Alemanha e no Nordeste do Brasil.

O produto a ser apresentado trata-se de um plástico reforçado com fibras naturais, um compósito polimérico resultante da mistura de dois materiais, o PLA com ácido itacônico, que é um polímero sintético termoplástico e biodegradável; acrescidos a tecidos de flax como fibra.

Esse compósito foi aplicado na montagem da porta de um automóvel resultando em uma peça bio-baseada, biodegradável, com propriedades mecânicas, estabilidade e resistência adequadas, e dentro da normatização exigida na indústria automobilística alemã. O protótipo já foi apresentado em uma feira em Berlim e será demonstrado por pesquisadores da Alemanha e do Brasil na Feira K em Düsseldorf em outubro 2023. A pesquisa também gerou a síntese de novas resinas poliméricas.

O projeto é desenvolvido por meio de um convênio internacional financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e pelo Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), que conta com equipes de pesquisa no Brasil e na Alemanha com o objetivo de desenvolver materiais eco-eficientes de alta performance para a indústria automotiva, a partir de matérias-primas regionais, óleos vegetais e fibras naturais, de ambos os países, na produção de compósitos biodegradáveis. Ao todo foram investidos mais de 1 milhão de euros no projeto.

No Brasil, a pesquisa é coordenada pela Profa Renate Wellen, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPB e Coordenadora Geral de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB, que conta com uma equipe formada por alunos de doutorado do Departamento de Engenharia de Materiais da UFPB e professores e alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Na Alemanha, a coordenação dos trabalhos é realizada por Katharina Koschek, chefe do Departamento de Materiais Poliméricos e Engenharia Mecânica, do Instituto Fraunhofer (IFAM), e três cientistas da instituição, além de pesquisadores e desenvolvedores da Invent GmbH, Rabe Design GmbH e Nova Institute.

Para o projeto foram pesquisadas as propriedades das fibras naturais sisal, do Brasil, e flax, da Alemanha. Para o desenvolvimento do primeiro produto, a fibra alemã apresentou mais propriedades necessárias para o produto que se almejava gerar, sendo, então, a escolhida.

De acordo com a Profa Renate, além das propriedades adequadas, o flax destacou-se também pela Alemanha possuir mecanismos de produção de tecidos à base da fibra, o que foi necessário para atingir o produto gerado. No entanto, o sisal brasileiro continua a ser pesquisado pelas equipes.

“O sisal a gente está utilizando em outros compostos e estamos testando outras viabilidades que possam ser atendidas. No momento, a gente tem dois alunos de doutorado investigando utilidades do sisal e onde ele se adequa, tudo voltado para a indústria automobilística”, explicou Wellen.

O projeto da pesquisa foi desenvolvido na Alemanha durante o pós-doutorado da Professora Renate Wellen no Instituto Fraunhofer. Em 2019, o projeto foi aprovado na chamada Client II – Parcerias Internacionais para inovações sustentáveis, do Governo Alemão.

A proteção do meio ambiente esteve presente como um dos objetos durante todo o processo de pesquisa e desenvolvimento do produto, que pode ser descartado sem agredir o meio ambiente. Esta é, para Renate Wellen, a característica mais importante do trabalho realizado, além do impacto ecológico positivo, aumenta-se o valor agregado em ambos os países, contribuindo para o desenvolvimento sustentável desde as regiões produtoras das fibras naturais até a cadeia de aplicação industrial.

“Nesse projeto a gente consegue sair de uma economia linear para uma economia circular, ou seja, a gente conseguiu atingir um alto nível de síntese de polímero, um alto nível de produção de compósitos contribuindo para economia circular, sem agressão ao meio ambiente. E isso eu acho que é importantíssimo. Então é a ciência em prol do nosso ecossistema de forma comprovada”, disse a docente.

Internacionalização

Na opinião da coordenadora brasileira, a possibilidade de participar de atividades e parcerias internacionais é muito importante para a UFPB. Neste convênio, além do produto desenvolvido, a docente destaca como ganhos para a Universidade a oportunidade de ter um projeto diretamente aplicado com o setor industrial e a possibilidade da capacitação pessoal a nível internacional.

“O Fraunhofer tem 72 unidades e o IFAM é o sexto melhor. Então, daí tira-se a importância e o grau tecnológico e científico de com quem a gente está trabalhando e do que a gente está fazendo”, disse Renate Wellen.

De acordo com Renate, foi realizado um estudo do ciclo de vida do compósito gerado com caracterização térmica, mecânica, química e espectroscópica do material que resultou em diversos artigos científicos escritos e publicados, um ganho na capacitação dos alunos envolvidos no projeto que resultaram na aprovação de dois estudantes em bolsas internacionais, sendo uma a bolsa Marie Curie para doutorado na França e outra para doutorado Sanduíche na Alemanha.

A Agência de Cooperação Internacional (ACI-UFPB) destacou as colaborações com a Alemanha. Somado às instituições Hochschule Bremen (City University Of Applied Sciences) e a Universidade de Vechta, são 54 acordos de cooperação acadêmica com universidades europeias. A ACI destaca ainda a importante infraestrutura laboratorial da UFPB, a qual permite um ambiente ideal para explorar temas de grande impacto, especialmente dentro da estrutura do NEPEM-Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais, permitindo interações internacionais com forte engajamento mútuo para avanços científicos e tecnológicos. 

Foto: Divulgação

Próximos passos

Após a conclusão da primeira etapa da pesquisa, o convênio internacional terá continuidade. Entre os dias 18 e 20 de julho foi realizado na UFPB um encontro híbrido do Projeto BestBioPLA, com a participação presencial de pesquisadores da UFPB, do Fraunhofer IFAM (Bremen) e da INVENT GmbH; e participação virtual de pesquisadores da NoVA Institute, do Fraunhofer IFAM, e da Rabe Design GmbH. No encontro foram discutidos os principais resultados dos projetos e definidos pontos estratégicos para futuras colaborações.

O planejamento é que o próximo convênio busque adequar o processo de síntese da resina desenvolvida, utilizar novas resinas e ampliar o campo de aplicação com foco na indústria automobilística. Uma das ideias é a utilização da fibra de coco na produção de peças para a indústria automobilística.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Milhares de pessoas prestigiam a terceira noite do Festival Forró Verão em João Pessoa

Saúde3 horas ago

Hospital de Trauma de Campina realiza mais de 460 atendimentos no fim de semana

Segurança Pública3 horas ago

Líder de facção criminosa é preso em operação que desarticula guerra entre gangues na grande João Pessoa

CIDADE4 horas ago

Vice-prefeita renuncia em tempo recorde: Quando participação é só promessa de campanha

ESTADO6 horas ago

João Azevêdo anuncia reajuste linear para servidores acima da inflação, ampliação do auxílio alimentação e novos benefícios com impacto de R$ 1,3 bilhão na folha de pessoal

Nacional6 horas ago

O impacto do ativismo no jornalismo brasileiro: será que conseguimos separar o trigo do joio?

ESTADO8 horas ago

Tarifa social: confira o ranking das cidades com o maior número de famílias que podem receber o desconto

Esporte9 horas ago

Jogos de hoje (20/01/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

WhatsApp introduz widget para acesso ao Meta AI

Judiciário9 horas ago

TJPB Realiza Sessão para Eleição de Novos Desembargadores

Judiciário11 horas ago

Justiça determina que duas prefeituras na Paraíba encerrem contrato temporário de 132 pessoas

CONCURSO E EMPREGO22 horas ago

Sine-JP começa a semana oferecendo 442 vagas de emprego em mais de 70 funções

Nacional1 dia ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE1 dia ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

Internacional2 dias ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO2 dias ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA2 dias ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário2 dias ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário2 dias ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário2 dias ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário2 dias ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura2 dias ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde2 dias ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte2 dias ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional2 dias ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional2 dias ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional2 dias ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional2 dias ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura3 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde3 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional3 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional3 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte3 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional4 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde4 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA4 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde6 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde6 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br