Politíca
Sessão especial debate demissão dos Agentes Covid demitidos durante a pandemia
A Assembleia Legislativa realizou sessão especial, pelo sistema híbrido, na tarde desta quinta-feira (18/08), para debater sobre a demissão dos profissionais de saúde contratados durante a pandemia de Covid-19.
O evento proposto pelo deputado Cabo Gilberto reuniu representantes de entidades e profissionais de diversos seguimentos da saúde pública. A deputada Camila Toscano secretariou os trabalhos.
Ao solicitar a discussão, o parlamentar lembrou que esses profissionais foram como Agentes Covid para ficarem na linha de frente contra o coronavírus, em 2020, no início da pandemia. Entretanto, segundo ele, os contratos foram finalizados de forma sumária e há informações, sem qualquer justificativa por parte dos órgãos governamentais.
“Alguns deles receberam uma ligação informando que todos os contratos dos Agentes Covid iriam ser finalizados no dia 31 de maio, mas que não houve nenhuma reunião para informar os profissionais de que os contratos não seriam renovados. Vale ressaltar que muitos profissionais trabalharam esses dois anos de contrato sem direito a férias. Essas pessoas precisam continuar trabalhando e o estado, igualmente, precisa delas”, justificou o Cabo Gilberto. ’
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB), Rayra Beserra, informou que recebeu informações dando conta de que os profissionais demitidos já teriam sido substituídos por outros que não participaram da linha de frente contra a Covid-19 na Paraíba.
“Todos esses profissionais que estão aqui estavam integrados na linha de frente de combate à Covid-19. Já faziam parte do dimensionamento de enfermagem do estado, antes e durante a pandemia. Eles foram descartados sem nenhuma justificativa, de maneira até desumana e sendo, inclusive, substituídos por profissionais que não participaram do processo”, denunciou.
Rayra acredita que os enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestaram esse grande serviço à população, não só na Paraíba, como em todo o país, poderiam ser aproveitados nas diversas áreas da saúde pública do estado, “porque não falta demanda para isso”. O sentimento hoje é de lutar, para que esses profissionais que se dedicaram na defesa da sociedade recebam o reconhecimento que merecem”, acrescentou.
Para José Valdevino, representante Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado da Paraíba (Satenfe), a sessão especial é o primeiro passo para os agentes Covid-19 estão dando para sensibilizar a classe política, especialmente o governador João Azevêdo, no sentido de que todo esse pessoal seja relocado na área de saúde do estado.
“Isso se justifica porque na época de necessidade, que a sociedade precisou, nós estávamos prontos, disposto a enfrentar um inimigo, invisível e desconhecido. Era um cenário de guerra, tratávamos das pessoas e ao mesmo tempo estávamos com medo de também ser infectados pelos vírus. Mas, mesmo diante dessas adversidades, nós tivemos a força, a coragem e a esperança de enfrentar um vírus desconhecido para proteger a sociedade. Essa a função da enfermagem. Por isso nós apelamos à sensibilidade do governador para relocar essas pessoas na área de saúde do estado”. Finalizou.
Além dos deputados Cabo Gilberto e Camila Toscano, também participaram do evento os deputados Moacir Carneiro, que também se pronunciou na tribuna da Assembleia legislativa e Cida Ramos, que acompanhou a sessão de forma online.
Também foi exibido um vídeo durante a sessão especial, mostrando o trabalho que os profissionais de saúde desempenharam durante a pandemia.